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5 tipos de produtos digitais para te inspirar a criar o seu

5 tipos de produtos digitais para te inspirar a criar o seu

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Já pensou em vender um produto que as pessoas não podem tocar e não pode ficar em nenhuma prateleira? Produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais e conteúdos distribuídos apenas online, geralmente com caráter educativo.Qualquer tipo de negócio pode lançar produtos digitais e existem muitos que se baseiam apenas nesse tipo de comercialização. Isso porque o custo é baixo e pode ser uma fonte de renda inesgotável, com baixa exigência de manutenção.Neste artigo, saiba mais sobre o que é esse conceito e conheça 5 tipos de produtos digitais para se inspirar e criar o seu.

O que são produtos digitais

Os produtos digitais são feitos para que o consumidor possa interagir com eles por meio da internet. A ideia é entregar valor ao cliente, resolvendo um problema de seu dia a dia, seja educando ou fornecendo uma ferramenta útil.Um dos principais benefícios dos produtos digitais é a possibilidade de deixá-los à venda e receber uma renda recorrente. É conveniente tanto para a empresa quanto para os consumidores, que podem acessar um conteúdo exclusivo facilmente.Claro, você terá que investir tempo na criação desse produto, uma vez que o formato tem ficado cada vez mais popular. Para se destacar, a contrapartida deve ser positiva para o cliente. O marketing dos produtos digitais também deve ser diferenciado, divulgando de forma objetiva o que é aquilo e por que alguém deveria comprar.Existem muitos tipos de produtos digitais. Aplicativos e softwares são alguns desses exemplos. Neste artigo, porém, vamos nos concentrar em produtos com esforço de criação mais simples, que você pode criar para incrementar seu mix ou aproveitar para divulgar seu trabalho como microempreendedor.Confira 5 tipos de produtos digitais a seguir:

E-books e tutoriais

E-books são uma forma fácil e rápida de distribuir conhecimento. Eles podem fornecer conhecimento sobre algo relacionado ao seu setor, ou então servir de tutorial para executar alguma tarefa.Os e-books também são utilizados para complementar a estratégia de marketing digital de muitas empresas. Aqui mesmo, no Portal Inovação Sebrae Minas, temos uma página dedicada cheia desses materiais.Mas, para se tornar um produto digital e gerar lucro, a intenção é um pouco diferente. A informação passada por esse material deve fornecer uma contrapartida que faça sentido para o cliente e em que ele veja valor suficiente a ponto de pagar por isso.Por exemplo, se você tem habilidades de design de interiores, pode criar um guia de compras especial e vendê-lo em formato de e-book. Ou então, se você trabalha com gastronomia, pode lançar um tutorial sobre cozinha vegetariana. As possibilidades são muitas.Dica especial: não deixe de trabalhar com profissionais do design gráfico para construir seu e-book ou tutorial. As informações devem ser construídas de forma clara e agradável e, sem contar com essa ajuda, sua estratégia tem menos chances de ter sucesso.

Cursos online

Agora, se você quer ser mais aprofundado no seu produto digital, vale investir em cursos online. Eles são uma forma robusta de passar conhecimento à sua audiência e orientá-la sobre infinitos assuntos, desde jardinagem até investimentos.Aqui também vale investir em profissionais capacitados para a criação do curso, principalmente porque você vai precisar criar vídeos. As aulas também devem ser construídas pensando na contrapartida para o consumidor, que deve retirar aprendizados sólidos daquele conteúdo.Plataformas como Udemy, Skillshare e Hotmart fornecem uma base para a venda desses cursos. Você entra, então, com a sua expertise e conteúdos profissionais. O investimento de dinheiro e tempo pode ser maior do que um e-book, mas o interesse também pode aumentar por parte do público.A cereja do bolo é que os cursos, enquanto servem como renda extra, também ajudam a divulgar a expertise da sua empresa.

Aprenda aqui por onde começar a vender cursos online.

Design gráfico

Se você é designer gráfico ou se sua empresa trabalha com produtos ou serviços nesse setor, pode ser uma boa ideia incrementar o mix com um produto digital.O público-alvo podem ser outros designers em busca de facilitar seu trabalho, ou mesmo pessoas que não são designers, mas que precisam de apoio para executar alguma tarefa nesse escopo.Uma ideia é desenvolver templates que as pessoas possam adaptar e utilizar nas suas campanhas em redes sociais. Ou então criar vetores, fontes e outros elementos que designers possam utilizar como atalho para seu próprio trabalho.Quem tem empresa nesse setor ainda se beneficia da divulgação do trabalho, tendo uma chance de demonstrar sua expertise.

Podcasts

É certo que a maioria dos podcasts é gratuita. No entanto, nada impede que você produza esse tipo de conteúdo e o ofereça por meio de uma assinatura mensal, com episódios extras, guias mais detalhados ou outro tipo de contrapartida.Incluir a estratégia de freemium em podcasts é uma saída interessante. Você pode ter um feed principal de podcasts e utilizar plataformas como Patreon ou Apoia.se para vender conteúdo extra. Saiba mais sobre o modelo de negócio freemium aqui.Você pode inclusive fazer um mix de tipos de produtos digitais que já citamos, lançando um curso por áudio ou uma série de podcasts tutoriais. Com criatividade, suas opções de produtos digitais são infinitas.

Assinaturas

O quinto tipo de produto digital que vamos listar para sua inspiração é o de assinaturas. Assim como clubes de assinaturas físicos, sobre os quais já falamos aqui, os de produtos digitais oferecem conteúdos mensais que usuários ativos podem acessar.Os membros de clubes de assinatura digitais têm a oportunidade de acessar sessões de perguntas e respostas, participar de fóruns, ter exclusividade em webinars e muito mais. Esse modelo se aplica a muitos setores, como os de beleza, educação e tecnologia.A única diferença é que o clube de assinatura demanda a criação constante de conteúdo, o que nem sempre é possível. No entanto, a renda recorrente pode ser um bom adicional para o seu negócio.

SaaS são produtos digitais?

Neste artigo, vimos cinco tipos de produtos digitais que podem ser criados com pouco esforço e servir como fonte de renda extra ou marketing para seu negócio.Mas você já ouviu falar em SaaS? A sigla significa Software as a Service, ou Software como Serviço. Os SaaS são softwares que podem ser utilizados enquanto o usuário pagar uma assinatura e são completamente virtuais. Portanto, SaaS são, sim, produtos digitais. Google Drive, Spotify e Netflix são alguns dos exemplos mais reconhecidos.

Entenda melhor o que é SaaS e como criar uma empresa com esse modelo de negócio.