Você sabia que o design pode ser a base para transformar a estratégia de um negócio? O conceito de marca é muito mais do que identidade visual, como já vimos neste artigo sobre branding.

Entretanto, o design estratégico ainda é uma prática relativamente nova no Brasil. Ainda existe muita dúvida quanto ao real papel do design em uma estratégia de negócio e como isso se traduz em ações.

Se você ainda não entende muito bem esse conceito, continue lendo este post. Vamos falar sobre o que é o design estratégico, como é aplicado e ouvir a palavra de dois especialistas no assunto.

design estratégico

 

O que é design estratégico

Definições tradicionais de design focam na criação de soluções em produtos, construções e serviços. O design estratégico pega essas definições e aplica ao contexto de organizações e instituições.

Com as ferramentas de design estratégico, podemos redefinir problemas, identificar oportunidades que antes não seriam percebidas e entregar soluções mais eficientes. A intenção é criar um processo otimizado de tomada de decisão. Isso tudo com o cliente final em mente.

Esse pensamento se torna especialmente importante diante do novo consumidor com o qual as marcas estão lidando. As novas gerações não toleram mais o mesmo e compram ideias e experiências, e não produtos em si. A necessidade de ser autêntico se destaca.

Mas em que nível está essa discussão no Brasil? Acompanhe a entrevista com Marcelo Nascimento (abaixo).

 

O design estratégico no Brasil

Marcelo é designer especializado em branding, design thinking e design de negócios. Já trabalhou com empresas como  FGV, Disney e Pfizer. Hoje, é sócio-fundador da agência Binky.

No vídeo abaixo, ele fala sobre como estamos construindo bons cases de branding no Brasil, inclusive em pequenas e médias empresas, e dá uma dica de ferramenta para você organizar os ativos da sua marca.

O branding model canvas sugerido por Marcelo auxilia as empresas a colocar todos os pontos do negócio de forma visual, a fim de construir um posicionamento de mercado por meio do design estratégico.

Acesse o canvas oferecido por Marcelo.

 

Benefícios do design estratégico

Por que você deveria investir no design estratégico? Alguns benefícios que esse trabalho pode trazer para a sua empresa:

  • Inovação: a primeira vantagem que destacamos é a capacidade de inovar. Com uma visão estratégica mais organizada, é possível compreender melhor os problemas e encontrar soluções mais eficientes.
  • Diferenciação: com o design estratégico, sua empresa tem mais chances de se diferenciar no mercado e ganhar mais espaço em um contexto competitivo.
  • Melhoria na gestão: os processos de gestão ficam muito mais focados quando a metodologia do design estratégico é aplicada. Assim, temos redução de custos e aumento de eficiência.

 

Como trabalhar design estratégico no seu negócio

Agora que você já compreendeu o que é design estratégico e como esse conceito aparece no mercado brasileiro, vamos entender um pouco mais sobre como trabalhá-lo no seu negócio.

Tenha sempre em mente que as metodologias e as ferramentas utilizadas têm como propósito atender às necessidades e aos desejos do usuário final, além de superar angústia e irritação. É comum repensar os processos de gestão, alterando e melhorando a entrega ao usuário, por exemplo.

Algumas dicas para obter sucesso nessa empreitada:

Procure por feedback qualitativo

Com o propósito de compreender as necessidades do seu consumidor, é ideal realizar pesquisas de mercado ou com a própria carteira de clientes. Assim, você tem noção mais exata da sua persona – entenda o que é aqui.

Evite, porém, se prender apenas aos dados quantitativos. Realize entrevistas e procure por feedbacks que vão oferecer uma visão de fora dos ativos da sua marca. Para inovar, é preciso ir além dos dados estatísticos.

Pense lateralmente

Muitas ferramentas de design estratégico propõem padrões de análise que podem ser repetidos em diversos meios e segmentos. Todavia, procure ir além disso e encontrar inspiração no próprio setor e nos concorrentes.

Você não precisa e não deve copiar os mesmos modelos e ações, mas é interessante observar a forma como as estratégias são moldadas para a sua área.

Faça protótipos do modelo e teste

É difícil imaginar um protótipo para algo que não é físico como um produto. Assim, pense da seguinte forma: para saber se a sua estratégia de marca poderá ser aplicada como pensou, você precisa experimentá-la no ângulo de visão de quem compra.

Você pode realizar grupos focais ou clientes ocultos, por exemplo.

Veja abaixo um vídeo com Fabiano Pereira, especialista em desenvolvimento de negócios, sobre os principais desafios das empresas atualmente.

 

Maiores desafios dos negócios hoje

Fabiano é diretor de Desenvolvimento de Negócios da consultoria IED Cried, trabalhando desde 2001 com soluções de design. No vídeo, ele fala sobre a tradução das técnicas de design estratégico para as mais diferentes regiões e cenários. Ele também explica que o design é o último item na lista de prioridades e, para que isso mude, precisamos gerar resultados mais rapidamente.

Veja:

Apesar de ser um desafio, o design estratégico tem muito a oferecer para a sua empresa. Tente trabalhar os ativos da sua marca e fazê-la ficar mais forte!

Acompanhe outro de nossos conteúdos:

O QUE É DESIGN THINKING

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