Como se preparar para ter sucesso no próximo ano? Fazer um bom planejamento estratégico é essencial em várias fases do negócio, e começar o ano com a estratégia preparada pode significar o crescimento da sua empresa.

 

planejamento para o próximo ano

 

Se você ainda não sabe por onde começar a planejar seu próximo ano, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a se organizar e se preparar para impulsionar o negócio.

 

Invista nas redes sociais

Já faz um tempo que as redes sociais deixaram de ser uma forma de divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita, com base apenas na qualidade do conteúdo. Hoje, o investimento em mídia paga faz toda a diferença.

Comece com uma pesquisa para compreender onde seu público está, o que ele consome e como consome. Já falamos por aqui sobre o Consumer Barometer, ferramenta do Google que pode ser útil.

Dessa forma, você será capaz de identificar em que áreas da empresa seus investimentos renderão mais frutos e tomará decisões mais assertivas. Além disso, é importante ter objetivos claros e específicos: quantas vendas você quer gerar no próximo ano por meio das redes?

No entanto é importante lembrar que, em 2017 e 2018, houve muitas mudanças, principalmente no Facebook. Por isso, é preciso tomar cuidado e aplicar estratégias especializadas.

 

Busque a fidelização dos clientes

Procure sempre fidelizar o cliente e aumentar o tempo de vida dele na sua empresa. O que você pode oferecer no próximo ano para complementar produtos e serviços já adquiridos? Quais vantagens seu negócio proporciona aos clientes?

Para seu planejamento estratégico, você pode ter metas de redução de CAC (Custo de Aquisição de Clientes), por exemplo. Outra dica é implementar parcerias para oferecer cashback, prática crescente no mercado brasileiro.

Qual plano de fidelização você pode incluir no planejamento da sua empresa para gerar mais negócios no próximo ano?

 

Invista em inovação

Para se manter competitivo, você precisa ficar antenado nas tendências de negócio e descobrir novas formas de incluir inovação no seu planejamento estratégico. Como fazer isso? Participe de eventos, converse com empreendedores de startups e empresas promissoras, troque experiências com quem é do mesmo setor. Assim, você se mantém informado e pode descobrir novas formas de inovar na sua empresa.

Algumas ideias de onde promover inovação:

 

  • novas máquinas ou softwares;
  • melhores equipamentos de escritório;
  • updates dos produtos e dos serviços;
  • inclusão de produtos e serviços que tenham componentes de interesse do público (que tal trabalhar com realidade aumentada?);
  • nova identidade visual para concordar com o estilo do seu público.

 

Você também pode contar com o Sebraetec para novos projetos ligados à inovação.

 

Avalie os resultados do último ano

Ao criar um relatório com todos os resultados do ano, você tem uma oportunidade de ouro para encontrar pontos de melhoria e descobrir onde errou para não cair nas mesmas armadilhas.

Na verdade, o ideal é fazer avaliações mais frequentes, como na metodologia dos OKRs. Mas isso não significa que você não possa avaliar o período anual como um todo. Aqui também é uma boa chance de analisar quais períodos foram mais promissores e quais são de baixa a fim de incluir no planejamento estratégico ações que cubram as faltas ou aproveitem as altas.

 

Faça projeções

Essa avaliação anual também pode ajudá-lo a fazer projeções, ou seja, calcular quanto crescimento é esperado para o ano que vem. Essas previsões ajudam a estabelecer objetivos e metas que condizem com a realidade.

Aqui vale prever também os gastos. Será que aquela mudança de sede é possível para o próximo ano? Qual porção do orçamento será preciso guardar para colocar em prática aquele novo projeto?

E aí, pronto para crescer e impulsionar seu negócio no próximo ano? Outros conteúdos do nosso site podem ajudá-lo a fazer o seu planejamento estratégico. Confira:

COMO PROJETAR MEU NEGÓCIO PARA 2020?

 

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