Site e Blog

Você tem um site? Ou um blog? Empresas que não estão presentes na internet têm dificuldade de ser encontradas e de impactar clientes. Mesmo se seu negócio for pequeno e local, ter site e blog é um bom investimento.

Neste conteúdo, você vai entender como começar um site e um blog e qual é a importância deles para a sua Estratégia de Marketing Digital. Além disso, vamos falar sobre como essas ações são a base para uma Estratégia de Inbound Marketing e o que significa isso.

Sim! Seu blog não é apenas um meio de os clientes descobrirem sobre o seu produto ou serviço, mas também de aprofundar a jornada de compra deles e convencê-los a comprar.
Muito bem, vamos lá!

A importância de ter um site e um blog

Veja alguns motivos indiscutíveis para ter um site e um blog:

Podem ser parte da Estratégia de Marketing Digital

Promover seu produto ou serviço não é tarefa fácil, ainda mais em cenários muito competitivos. Assim, ter um site e um blog é fundamental, já que são representações on-line da sua empresa, com potencial de chamar a atenção do público e mantê-lo interessado

Lá, você pode ter todas as informações necessárias sobre suas ofertas e sobre o negócio em si. Um site contém uma pégina de "Quem somos”, por exemplo, e o blog pode ter posts sobre exemplos de aplicação dos produtos e serviços.

48% das empresas que têm uma estratégia de marketing digital também têm blog

Por que você deveria ter um blog para a sua empresa?

Atraem novos clientes

Por meio do seu site e do seu blog, você pode aplicar estratégias de atração, como Search Engine Optimization(Otimizagdo do Mecanismo de Busca), e midia paga. É uma forma poderosa de ganhar visibilidade para a sua marca e associá-la a tópicos do mercado.

Quando indagadas sobre o porquê de lerem blogs, 33% das pessoas dizem querer aprender algo novo.

Por exemplo, se você trabalha com ensino de línguas, um post sobre a importância de aprender novos idiomas para a carreira é uma boa ideia. Assim, quando alguém procura informações sobre como avançar profissionalmente, seu conteúdo estará lá.

Pode ajudar a construir sua reputação eautoridade

Se você quer que a empresa cresça, você deve se preocupar em transmitir boa reputação, além de se posicionar como autoridade no assunto. Seu site. com um blog, pode ajudar nessa missão. Afinal, é onde você pode compartilhar sua perspectiva no tema, oferecendo informações as quais sua audiência acha relevantes e colocando sua marca como detentora desse conhecimento.

76% dos redatores de blogs dão preferência a artigos no estilo "como fazer”.

Ajuda nas campanhas publicitárias

Por meio do site e do blog, é possível lançar campanhas pagas, tanto nos mecanismos de busca como nas redes sociais. Com conteúdo, você pode criar anúncios além do tradicional “Compre aqui”. compartilhando conteúdo que realmente seja do interesse do público, e o ajude de alguma forma a suprir suas necessidades Dessa formo,você o leva até a solução ideal para ele.

Artigos com títulos que fazem uma pergunta conseguem 23% mais compartilhamento nas redes sociais

Oferecem credibilidade e marca

verdade é que, quando não encontramos uma empresa na internet, tendemos a desconfiar de suas ofertas. É preciso ter alguma forma de consultar as ofertas, os meios de contato e, se possivel, observar comentários de outros clientes. Se você precisa gerar credibilidade para o seu negócio, é fundamental criar um site e um blog.

Vale conferir também nosso checklist de Presença Digital e descobrir outros canais nos quais é importante estar

Temos então a importância de ter um site e um blog. Mas por onde começar?

Passo a passo para criar um site e um blog

Se você ainda não tem um site e um blog, confira este passo a passo fácil, que vai ajudar nas primeiras etapas.

Registre um domínio

O primeiro passo é resguardar o domínio com o nome da sua empresa. Ele deve ser o mais simples possível e ter ligação direta com a marca, a fim de ser encontrado toda vez que alguém procurar pelo nome da empresa no Google. Os clientes também vão esperar que o dominio leve o nome do negócio.

Lembre-se também que o domínio poderá ser utilizado para envio de e-mails dos funcionários, por isso precisa ser fácil de entender.

Visando comprar um dominio, você deve acessar um site de Registro de Domínio, como Locaweb, Hostinger ou Registrabr. O pagamento deve ser renovado todos os anos, e, enquanto você estiver pagando, o domínio será seu.

Como o valor é baixo, se você ainda não tem investimento para criar um site, vale ao menos comprar o domínio com o propósito de guardar o nome que precisa.

Encontre um fornecedor de hospedagem

Além de comprar o domínio, você vai precisar de uma empresa de hospedagem. Ela será responsável por colocar seu site de fato on-line, podendo ser acessado pelo domínio que comprou.

O serviço é cobrado mensalmente e varia de acordo com a estrutura que você precisa, tanto de quantidade de conteúdo quanto de suporte para determinada quantidade de visitas. Alguns serviços ainda oferecem o domínio gratuito com a compra da hospedagem.

Veja algumas empresas que oferecem hospedagem:

Hostgator
Locaweb

Rock Content

Prepare seu conteúdo

Agora é hora de estruturar o conteúdo que você deseja que apareça no seu site. Liste as páginas que pensa em criar e o que cada uma delas deve conter. Garanta que todas as informações necessárias estarão lá. Algumas páginas que não podem faltar:

Homepage

É o cartão de visitas do seu negócio. Pense no cliente e no que ele quer encontrar quando procura seu site. Se você vende peças de carro, os produtos deverão estar na homepage. Agora, se o seu negócio é produção de eventos, pode ser legal inserir fotos de eventos realizados, benefícios da contratação, expertise da equipe, dentre outras características que ajudam a vender o seu negócio.

Quem somos

Antes de contratar ou comprar, muitas pessoas visitam essa página. Pegando o exemplo acima, se alguém procura contratar uma equipe de produgdo de eventos, essa pessoa vai querer saber quem é a equipe e qual é o tempo de experiência da empresa. Nesta página, você tem chance de passar creditilidade e ganhar pontos com o usuário

Produtos/servigcos

Esta página funciona melhor para quem não tem e-commerce e/ou vende para outras. empresas. Aqui é sua vitrine e cabe uma lista com os produtos e serviços, por exemplo, como podem resolver o problema do cliente. Enfim, o que puder descrever bem suas ofertas.

Clientes e casos de sucesso

Também funciona melhor para quem é B28 (empresa para empresa). É fundamental demonstrar o seu histórico. Assim como quando procuramos um emprego colocamos a nossa experiência profissional, seu site deve conter os casos de sucesso e clientes anteriores ou atuais, se for o caso.

Contato

Se o seu site é seu cartão de visita, ele precisa apresentar formas de entrar em contato. Mesmo para quem tem um e-commerce, disponibilizar ajuda ao consumidor é fundamental. Aqui, você pode ter os principais pontos de contato, seja WhatsApp, telefone, e-mail, chat, seja formulário no próprio site

Blog

Já falamos bastante sobre blogs acima. Se quiser saber mais sobre o tipo de conteúdo que seu blog pode oferecer, veja aqui alguns hacks de Criação de Conteúdo para não deixar seu blog parado.

Dica essencial

Para criar de fato seu site, é aconselhavel contar com profissionais. Aqui, um UX Writer é o mais indicado: essa pessoa vai escrever o conteúdo de uma forma que possibilite uma boa experiéncia ao usuário.

Além disso, vocé deverd contar com um web designer, que também vai se preocupar com a navegacao, organizando o conteúdo de forma acessivel e esteticamente agradavel De preferência, alguém que tenha habilidades de Ul (User Interface Design) e que consiga criar interfaces atrativas.

Construa seu site

Agora que você tem o conteúdo que precisa, com as telas desenhadas, você deve chegar á construção de fato. Se você não tem habilidades de programador, precisa contratar um.

Apesar de existirem plataformas bastante acessíveis para leigos, como Wix, Webflow ou Squarespace, nem sempre o trabalho final vai levar em conta tudo que é necessério para promover uma boa experiência. Dependendo da sua expertise, você pode acabar criando um site lindo, mas muito lento, o que vai prejudicar seu investimento.

Um programador deve entregar o site para você com tudo o que precisa para alterar conteúdos e criar posts no blog. Confira com esse profissional qual é o formato e o tamanho ideal para imagens, por exemplo.

Você também deve contar com um investimento mensal de manutenção, uma vez que os sistemas evoluem e é preciso ajustar eventuais erros e realizar adaptações.

Conheça mais detalhes do processo de Criação de Sites
Veja algumas
outras dicas para
criar seu site:

Pense sobre o que seus clientes querem saber e não apenas sobre o que você quer contar a eles. Vale criar uma persona a fim de guiar este trabalho.

Conte com profissionais para realizar o trabalho. Apesar de sites e blogs serem essenciais na atração de clientes, quando são pouco profissionais, podem causar efeito contrário, causando má impressão sobre c sua marca.

Atualize sempre que puder seu blog e seu site. Publique novos conteúdos, crie novos casos de sucesso e mantenha a sensação de novidade.

A principal conversão do seu site, como o formulário de contato ou as póginas de produtos, devem ser de fácil acesso. Tenha mais conhecimento sobre conversão e como aumenta-la lendo o nosso E-book sobre CRO, ou Otimização da Taxa de Conversão.

Promova seu site onde puder. Campanhas pagas, redes sociais e até em material fisico, como cartões de visita

Invista na Otimização dos Mecanismos de Busca, ou SEO. Conheça as principais técnicas e fique por dentro

Conquiste uma boa velocidade de carregamento para o seu site. Descubra, com esta ferramenta do Google. qual é o pontuação atual e o que fazer para melhorá-la. Veja aqui mais sobre como a velocidade influencia seu site.

Invista também em User Experience (UX). Essa é a área do conhecimento que cuida da experiência do usuário e garante que será fácil navegar e chegar ao objetivo desejado. Confira este Guia do UX Design e saiba mais.

Estratégias de Inbound Marketing

Depois que construir seu site e seu blog, você terá um bom “cartão de visitas”, que vai atrair novos clientes e ensiná-los sobre o que você oferece. O próximo passo é estruturar o conteúdo que você produz e utilizá-lo para engajar e converter clientes. Essa é a ideia por trás do Inbound Marketing.

Tal metodologia foca na criação de relacionamentos duradouros com clientes e prospects, ajudando essas pessoas a atingir seus objetivos por meio do conteúdo que você oferece o, eventualmente, dos seus produtos e serviços.

Veja o que uma Estratégia de Inbound Marketing contém:

Posts blog para atrair e educar clientes

Eles podem ser impulsionados por meio das redes sociais. É muito importante se atentar às práticas de SEO para que seus conteúdos estejam nas primeiras posições dos mecanismos de busca pelos usuários.

Conteúdos ricos

Como infográficos, e-books e checklists para converter clientes (conseguir suas informações de contato). A ideia é solicitar o preenchimento de um formulário como “pagamento” por um conteúdo mais aprofundado em um assunto que tenha a ver com seu negócio. Também é possivel investir em formatos mais interativos, como templates, ferramentas e outros.

Réguas de automagao

Réguas de automação para levar o usuário de uma etapa da jornada de compra a outra mais avançada. As réguas de automação podem ser feitas dentro de ferramentas de automação, como o RD Station. Também já existem jeitos de enviar tipos de comunicação nesse formato por WhatsApp.

Newsletters

Newsletters para manter seus clientes atualizados e em contato com a sua marca. Aqui também pode entrar todo tipo de comunicado continua, como mensagens por WhatsApp.

Tudo amarrado com uma estratégia de SEO.

Tudo amarrado com uma estratégia de SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização do Mecanismo de Busca), que ajuda você a ser mais facilmente encontrado no Google e direcionar mais visitas ao seu site e do seu blog

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