5 perfis de talentos que sua empresa precisa ter!

Compartilhe este conteúdo:

Não é novidade que o mercado muda constantemente, e, com isso, os talentos e as habilidades que as empresas precisam também se transformam.

Hoje, o momento do mercado requer algumas características importantes, cada uma com um objetivo distinto dentro das empresas. Tanto para conquistar clientes, alavancar estratégias digitais, quanto para criar as melhores soluções ou liderar equipes, os profissionais devem atender a alguns critérios como os que vamos falar neste artigo. 

A melhor parte é que, para cada talento, também temos uma sugestão de capacitação do Sebrae voltada a formar o profissional que a empresa precisa! Confira abaixo cada um dos perfis que não podem faltar no seu negócio:

Líder Coach

A figura de líder em uma empresa sempre envolveu conhecimento técnico, capacidade de gerenciar equipes e de aguentar a pressão do trabalho. Uma pessoa no cargo de líder deveria ter essas características para ser considerada bem-sucedida e crescer junto com a empresa.

Essa situação pode ter sido a realidade de muitos profissionais, mas é muito improvável que ela se repita hoje. Diante das transformações do mercado e das formas de trabalhar, os negócios crescem de forma saudável e se desenvolvem ao mesmo tempo em que o time e a cultura são gerados.

Na busca de lidar com essa nova realidade, as empresas estão deixando de lado algumas práticas tradicionais de liderança e gestão e indo em direção a algo muito diferente: um modelo no qual a pessoa líder age como “coach”.

A figura da pessoa “líder coach” é aquela que dá suporte e orientação em vez de simples instrução. Nesse modelo de liderança, os funcionários aprendem como se adaptar a ambientes em constante mudança de maneira que liberam energia renovada, inovação e comprometimento. Tudo isso enquanto produzem mais, melhor e ajudam no crescimento da empresa.

Se você tem interesse em desenvolver uma liderança nesse modelo, conheça o  curso Líder Coach do Sebrae. Estamos esperando você para que viva essa experiência!

Pessoa Empreendedora

Empreender é muito mais do que simplesmente tirar um CNPJ e levantar as portas de uma empresa. O espírito empreendedor requer características e habilidades profissionais com o propósito de que o negócio seja um sucesso.

E como uma pessoa empreendedora faz a diferença dentro de uma empresa?

Na prática e no seu dia a dia, empreendedores são pessoas criativas, ousadas, determinadas e visionárias. Mais do que isso ainda, quem empreende é aquela pessoa que “faz acontecer” e coloca em prática um trabalho organizado, bem planejado e orientado a resultados.

Uma pessoa empreendedora completa, então, é aquela que domina o planejamento e a execução correta dos planos de um negócio. Esse trabalho, é claro, depende de um bom plano de negócio.

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Sebrae desenvolveu o PNBOX, ferramenta totalmente on-line para criar o seu planejamento da forma mais rápida, prática e intuitiva. 

O PNBOX funciona como uma caixa de ferramentas, que contém todos os 14 princípios que acabamos de descrever neste plano. Todas as ferramentas são complementares e independentes, dando a você a liberdade para usá-las da forma que seu negócio exigir. Conheça a ferramenta e aprenda a se planejar da forma mais eficiente!

Criatividade

A criatividade é a capacidade de gerar algo novo, desde o campo das ideias até ações, produtos e soluções concretas. 

Essa palavra, tão empregada em contextos diversos, significa a produção por uma ou mais pessoas de ideias e invenções pessoais, originais e significativas. Trata-se de um talento natural, uma aptidão que algumas pessoas têm de forma mais aguçada, mas também de uma habilidade possível de treinar e aprimorar

Enquanto habilidade, a criatividade possibilita a concepção de soluções inovadoras e de respostas pertinentes a problemas reais das pessoas e das empresas. Essa Soft Skill, ou Habilidade Comportamental, é uma das mais cobiçadas e importantes para empresas e profissionais que querem se reinventar e superar qualquer dificuldade. Afinal, criatividade é uma força e tanto para que possamos lidar com as mais diversas situações no trabalho e resolvê-las!

A criatividade é até mesmo um dos temas abordados nas oficinas In_Book do Sebrae Minas. Com uma metodologia bastante criativa, inspirada em grandes best sellers do mercado, o In_Book promove conteúdo aplicado aos negócios de empreendedores e empreendedoras, tornando temas como vendas, comunicação, criatividade, sucesso do cliente e storytelling mais próximos à realidade de todos. Quer saber mais sobre como estimular sua criatividade e desenvolver outras características importantes para empreendedores? Conheça o In_Book!

Traquejo no meio digital

Qualquer empresa, nova ou experiente no mercado, deve estar por dentro da necessidade de criar uma presença digital.

Esse requisito está ligado, antes de mais nada, à digitalização do brasileiro. Hoje, três em cada quatro brasileiros acessam a internet. Mais de 70% da população está conectada. Isso significa que 150 milhões estão no digital, o que muito provavelmente representa o público-alvo do seu negócio.

Além disso, o estudo “O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizado pelo Sebrae e pela FGV, revelou que as micros e pequenas empresas vêm migrando expressivamente para os canais digitais desde 2020. A pesquisa mostrou, especialmente, um crescimento da utilização de redes sociais, aplicativos e meios digitais a fim de comercializar produtos e serviços. Em maio de 2020, 59% dos empreendimentos relataram utilizar pelo menos um canal digital. Em março de 2021, esse índice havia chegado a 69%

As empresas devem acompanhar essa tendência e, portanto, buscar profissionais com traquejo para o meio digital. Quem chegar à equipe com facilidade para entender canais, ferramentas e estratégias digitais, certamente vai estar à frente e ajudará também a empresa a deixar os concorrentes para trás.

Para ajudar no processo de digitalização dos profissionais brasileiros, o Sebrae desenvolveu a oficina Digital Biz. Todos os temas da oficina trabalham a favor do seu negócio, abordando, por exemplo: Instagram, Facebook e WhatsApp para Negócios, O Texto Vendedor, Funil de Vendas, Posts que Vendem e Gestão de Mídias Sociais. Saiba como se tornar um profissional e uma empresa digital com a Digital Biz aqui!

Inovador

Como você acabou de ler no item sobre pessoas empreendedoras, o profissional de hoje precisa “fazer acontecer”.

Desde o nascimento de uma empresa e a estruturação dos negócios, é importante dominar certas técnicas e habilidades para criar algo com propósito e que gere valor às pessoas.

Especialmente para quem está começando no empreendedorismo, a inovação é uma peça-chave em relação às empresas. Inovar significa encontrar novas e otimizadas formas de resolver problemas reais de pessoas reais. Nas empresas, a inovação é a força por trás do desenvolvimento do produto certo, da estratégia de marketing certa e até mesmo da criação correta de um novo empreendimento.

Para estimular a inovação em novos empreendedores e intraempreendedores que querem desenvolver novos projetos dentro das empresas que trabalham, surgiu o Bootcamp do Sebrae. O Bootcamp é um curso que acelera a estruturação do seu negócio com técnicas e métodos ágeis e ainda apresenta as ferramentas usadas pelas empresas mais inovadoras do mercado.

Para somar no time de inovadores do mercado, conheça e se inscreva no Bootcamp aqui!

Quer receber mais dicas para alavancar os resultados do seu negócio? É só continuar acompanhando a nossa página!