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Elevator pitch: o que é, como fazer e 3 exemplos para você desenvolver o seu

A seguir, veja o que é um elevator pitch, aprenda a fazer o seu e confira três exemplos para se inspirar!

O pitch da sua startup pode ser o passo que faltava para você colocar seu projeto nos trilhos. A ideia é apresentar sua empresa, seu valor e seu diferencial de forma sucinta, com o objetivo de conquistar o coração de um investidor.Alguns detalhes podem mudar completamente a maneira como os outros veem sua startup. Por isso, o melhor é traçar bem a estratégia antes de se apresentar.Um bom modo de sintetizar o que é o seu negócio é fazendo um elevator pitch. Esse tipo de apresentação resume bem quem você é e o que está oferecendo de diferente ao mercado. A partir dela, você estará pronto para mostrar a que veio, seja para conquistar investidores, futuros sócios ou até mesmo conquistar clientes.A seguir, veja o que é um elevator pitch, aprenda a fazer o seu e confira três exemplos para se inspirar!

Elevator pitch: o que é?

Um elevator pitch é uma maneira breve de apresentar uma empresa, pessoa ou projeto, passando por um ou por dois pontos-chave e fazer uma conexão com alguém. Tudo isso em um intervalo realmente curto de tempo, como 30 segundos, por exemplo.Essa modalidade de apresentação é chamada de “pitch de elevador”, ou “elevator pitch”, porque leva aproximadamente a quantidade de tempo que você gastaria andando de elevador com alguém.É como se você esbarrasse em alguém que estava morrendo de vontade de conhecer em um elevador. Nessa situação, como você se apresentaria, transmitiria seu ponto de vista e pediria se conectar – tudo antes que essa pessoa saia do elevador?Os pitches de elevador são úteis para ter em mente sempre que você estiver em um evento em que poderá encontrar possíveis conexões de trabalho ou networking.Conheça a playlist Elevator Pitch do Sebrae Minas

Como criar um elevator pitch

Tal como ocorre com a maioria dos aspectos do planejamento de um negócio, a reflexão é uma parte crítica da criação de um elevator pitch eficaz. Para se apresentar e falar sobre seu negócio, tenha clareza, objetividade e mostre conhecimento profundo sobre sua ideia, seu produto e solução. Os seguintes componentes são partes importantes de um bom pitch de elevador, então tente responder brevemente às perguntas a seguir para fazer o seu pitch:Seu pitch deve ser breve. Faça o possível para limitar a fala a 30-60 segundos. Você não precisa incluir todo do seu histórico de trabalho e objetivos de carreira. Seu pitch deve ser uma breve recapitulação de quem você é e o que você faz.Você precisa ser persuasivo. Mesmo que seja em uma apresentação curta e direta, seu elevator pitch deve ser convincente o suficiente para despertar o interesse do ouvinte em sua ideia, empresa ou produto.Compartilhe suas habilidades. Seu pitch de elevador deve explicar quem você é e quais qualificações e habilidades você possui. Tente se concentrar em características e habilidades que agregam valor em muitas situações. Essa é a sua chance de se gabar um pouco – evite soar arrogante, mas compartilhe o que você traz para a mesa.A melhor maneira de se sentir confortável ao fazer um elevator pitch é praticá-lo até que a velocidade e o valor da mensagem venham naturalmente, sem parecer robótico. Quanto mais você estudar e ensaiar sua apresentação, mais fácil será entregá-la.Conheça seu público e converse com ele. Em alguns casos, o uso de jargão pode ser uma jogada poderosa – demonstra seu conhecimento do setor. Mas tenha cuidado ao usar jargões e termos técnicos durante um pitch, principalmente se estiver falando com pessoas que não são exatamente da sua área. No fim das contas, elas podem achar os termos desconhecidos e desanimadores. Mantenha-o simples e focado.

Exemplos de elevator pitch para usar como modelo

Agora que você conferiu as principais dicas para criar um elevator pitch, vamos deixar a tarefa de criar o seu ainda mais fácil. Veja a seguir 3 exemplos de elevator pitch, apresentados durante o Ocupa Sebrae, em Belo Horizonte.Os três investidores do exemplo, Priscila (Malalai), Diogo (Wodengage) e Wellington (3D Virtual Care), apresentaram suas empresas ao investidor-anjo João Kepler. No final, só uma delas conseguiu sua confiança.

Priscila escolheu apresentar dados reais sobre estupros no Brasil e o problema da falta de segurança que as mulheres encontram. Com isso, ela mostrou a necessidade de seu negócio.A empreendedora também estava bem informada sobre o próprio investidor, João Kepler. No final, ela dá uma pincelada sobre seu modelo de negócios e a fase em que a startup está.Já Diogo, encontrou uma dificuldade no início com o nome da startup. Mas seguiu em frente, apresentando dados sobre o mercado e mostrando o cenário do problema, isto é, a desistência de quem pratica atividades físicas.Também com dados, ele apontou o potencial de crescimento do projeto. No final, aproveitou para falar sobre o modelo de negócios, sem dar informações detalhadas, e colocou as conquistas da empresa até agora.Wellington não apresentou dados muito sólidos sobre o mercado, mas demonstrou saber os problemas que as pessoas enfrentam ao precisar de fisioterapia. Citou os produtos da startup, como o sensoriamento remoto e técnicas 3D e disse que o plano é fazer uma espécie de gamificação da fisioterapia. Seu modelo de negócios se baseia no aluguel de equipamentos.

Feedback após os pitches

Depois que todos exibiram seu elevator pitch, o investidor João Kepler ofereceu seu feedback:

Com o que o investidor disse, podemos extrair os seguintes insights, que podem ser úteis para o seu elevator pitch:

  • Defina uma estratégia (a de Priscila foi criar empatia, por exemplo).
  • Se você ainda não tiver um modelo de negócios completamente estruturado, apresente outros pontos fortes, como o seu propósito.
  • Tenha dados de aplicação prática sobre a necessidade da solução para o mercado.
  • Saiba explicar (sem detalhar demais) qual é a solução que você pretende propor.
  • Garanta que há escalabilidade possível para o seu negócio, mesmo que remota.
  • Tenha calma e confiança no que está apresentando.

E aí, se você fosse um investidor-anjo, em qual startup apostaria? Caso ainda esteja com dúvidas sobre como criar o pitch adequado para expor suas ideias e o seu negócio, não se preocupe. Baixe o Guia do Pitch Perfeito e aprenda com a gente!

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