Cultura de Inovação

5 empresas inovadoras e o que podemos aprender com elas

5 empresas inovadoras e o que podemos aprender com elas

Para ser inovadora, uma empresa precisa implementar uma cultura organizacional que favoreça a criação de novas soluções. Mas como fazer isso? Neste artigo, apresentamos algumas empresas inovadoras segundo listas da Forbes e da Fast Company. Quem sabe você não se inspira para realizar mudanças no seu negócio? Boa leitura!

empresas inovadoras

[sc name="cta" Nome="Checklist: passo a passo completo para você abrir uma empresa" link="http://materiais.inovacaosebraeminas.com.br/checklist-para-abrir-empresa" ]

1 - Salesforce

Eleita como uma das empresas mais inovadoras de 2018 pela Forbes, a Salesforce, fundada em 1999, oferece software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Com lugar garantido na lista por vários anos consecutivos, a empresa permite, com seu serviço, que empresas de várias partes do mundo possam gerenciar seus processos de forma automatizada e inteligente.A Salesforce é considerada uma das mais disruptivas de sua indústria, oferecendo produtos que tornam o trabalho mais inteligente, rápido e eficiente. Segundo o cofundador e CTO, Parker Harris, a empresa conseguiu tudo isso graças a três mindsets:

  • Ouvir os consumidores: continuamente inspirada pelos consumidores, a Salesforce utiliza o que eles falam para influenciar novos projetos inovadores.
  • Pensamento de iniciante: ao manter um pensamento de iniciante, é possível procurar sempre por ideias e tecnologias novas.
  • Simples, rápido e certo na primeira vez: é um lema da empresa e significa um jeito de construir softwares flexíveis, eficientes e simples de usar.

2 - Cielo

É a única empresa brasileira presente na lista das 100 mais inovadoras da Forbes. Suas máquinas de cartão atendem a cerca de 1,5 milhão de clientes no Brasil. Além de ser uma empresa de pagamentos, a Cielo desenvolve soluções de tecnologia. Um exemplo é a máquina Cielo Lio, que permite acesso ao estoque de produtos e aos relatórios de venda.Presente em mais de 5.500 municípios brasileiros, a Cielo tem programas de incentivo à inovação, que incluem ações de sustentabilidade e preservação, especialmente na área de gestão de resíduos e consumo consciente.Segundo o ex-CEO Rômulo de Melo Dias, a empresa tem uma forte cultura de inovação e uma preocupação constante com novos produtos e jeitos mais eficientes de produzir, características responsáveis pela sua colocação no ranking da Forbes.e.Outra característica inovadora da empresa é o foco em facilitar a vida do cliente. A Cielo acredita que qualquer dispositivo conectado pode ser um ponto de venda. Com isso em mente, pode apostar em outras formas de criar atalhos de pagamento, o que tornaria os processos mais eficientes.

3 - Magazine Luiza

O varejo 100% brasileiro entrou para a lista das empresas mais inovadoras da América Latina segundo a Fast Company. Mesmo não sendo nativa digital, ou seja, nasceu antes do boom dos e-commerces, a empresa foi capaz de se manter relevante por meio da inovação. Aliás, inovação que acontece desde 1992, quando a marca lançou um ponto de venda com TVs e cassetes.Uma ação da empresa que fomenta a veia inovadora é o Luizalabs, laboratório de inovação da marca. Lançado em 2012, é focado no lançamento de novos produtos. Além de criar projetos em sintonia com as tendências (um exemplo é o social e-commerce, criado na ascensão das redes sociais), é possível implementá-los em tempo recorde.Outra estratégia é a integração de atividades on e off-line – todos os pontos de venda físicos têm alguma ação digital.

4 - Nubank

Também integrante da lista de empresas inovadoras da América Latina, o Nubank foi a primeira fintech brasileira a ganhar notoriedade. Um dos motivos para estar na lista é a disrupção causada no mercado financeiro, oferecendo aos clientes taxas reduzidas e agilidade no gerenciamento do cartão e da conta por meio de aplicativo mobile.

FINTECH STARTUPS: CONHEÇA AS EMPRESAS DE SERVIÇOS FINANCEIROS QUE DESAFIAM O MERCADO

As soluções bancárias do Nubank já são utilizadas por mais de 3 milhões de usuários, e a empresa tende a crescer ainda mais. Confira quatro motivos para o Nubank ser inovador segundo o sócio Victor Olivier:

  • Importância da ideia e da execução: empreendedores devem sempre se preocupar em encontrar novas soluções. No entanto boas ideias não bastam. É preciso ter também uma boa execução.
  • Cultura: a cultura do Nubank é conhecida por ser de criatividade e inovação, mas já evoluiu bastante desde a fundação.
  • Atendimento: o atendimento de qualidade, que se propõe a ser o melhor possível, é objetivo do Nubank desde o início.
  • Excelência em todas as áreas: algumas áreas da empresa não recebem tanta atenção e glamour como o atendimento, por exemplo, a engenharia. (SERIA MELHOR CLAREAR ESSA IDEIA)

5 - CargoX

Também presente na lista da Fast Company, a CargoX é uma empresa de inovação e tecnologia em logística. Espécie de Uber dos transportes de carga, a startup conecta caminhoneiros e empresas que precisam de serviços, aumentando a eficiência e diminuindo espaços vazios nos compartimentos de carga.Os serviços já são utilizados por 150 mil motoristas, que aumentam sua lucratividade economizando cerca de 20% dos custos. Além disso, o serviço permite a diminuição das emissões de carbono em razão da redução da quantidade de caminhões vazios nas estradas.A CargoX está entre as empresas inovadoras do Brasil por causar uma disrupção nesse setor, que costumava ser bem mais fechado. Como últimas inovações, a empresa anunciou uma integração com GPS. Para conseguir cumprir seus planos, ela aposta em uma equipe com vontade de descobrir coisas novas e tem como um dos pilares a ousadia.

Empresas inovadoras estão em todos os lugares

Como você viu, empresas brasileiras estão entre as mais inovadoras do mundo. Além disso, o exemplo do Magazine Luiza demonstra que não é preciso ser startup para inovar: basta se propor a encontrar soluções disruptivas que favoreçam clientes e sirvam de diferencial no mercado.Quer saber mais sobre como estar entre as empresas inovadoras? Confira outro de nossos conteúdos:

COMO IMPLEMENTAR A CULTURA DE INOVAÇÃO NA SUA EMPRESA