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6 dicas para edtechs que querem crescer

Dicas valiosas para edtechs que desejam crescer. Alcance seu potencial! Clique para mais informações.

As edtechs, ou startups de educação, passam por um momento em que é possível conquistar oportunidades e crescer. Hoje, existem mais de 300 empresas do tipo no país, que crescem, em média, 20% ao ano. Já vimos um pouco sobre isso em outro post: "Edtechs: a onda das startups de educação". Mas como é possível atingir esse crescimento?Existe espaço para todas as empresas com boas ideias e um bom modelo de negócio. Não só estudantes, mas também profissionais, procuram por conhecimento acessível, que possa ser absorvido de qualquer lugar. No entanto, é preciso compreender esse público, garantir que está atendendo suas necessidades e conhecer a concorrência.

Neste artigo, listamos algumas dicas para edtechs que procuram ampliar seu negócio. Entenda melhor como lidar com o mercado, a competição e o financiamento, entre outras questões críticas para startups. Boa leitura!

1 - Tenha diferenciação de mercado

A primeira coisa que você precisa saber para ganhar impulso na sua edtech é que diferenciação é a chave. O mercado tem crescido, mas, para se destacar, é necessário oferecer algo que a concorrência não consegue disponibilizar. Assim, a sua proposta de valor precisa trazer uma nova perspectiva, resolver um problema de uma forma diferente, etc.No nosso KIT CANVAS, você encontra o Canvas proposta de valor para criar o seu.Além disso, tenha em mente que é preciso trazer uma vantagem ao consumidor. O seu produto é mais barato? Traz mais conveniência do que outros? Talvez a sua diferenciação esteja em um desses dois fatores.Quando seu produto começar a ser copiado (acontece com todos de sucesso, como foi com a Uber), também é necessário ter uma "proteção". Ou seja, algo que os copiadores nunca poderão imitar.

2 - Motive o uso

Educação é algo de que todos precisamos. É fato que as pessoas se importam menos em pagar por algo que traz um benefício que não tem preço, como o conhecimento. No entanto a motivação para utilizar serviços novos pode ser um pouco mais difícil de alcançar.Isso porque, por mais que as pessoas tenham prática ao mexer com novas tecnologias e apresentem uma experiência do usuário boa, demora um pouco "pegar o jeito". Ou seja, aprender a utilizar o aplicativo, o programa ou qualquer outra solução requer motivação.Veja o exemplo do aplicativo Duolingo, que ensina novas línguas ao usuário por meio da gamificação. A fim de motivar os usuários, existem prêmios por frequência, pontuações, além de notificações push, que lembram as pessoas de como elas têm uma ferramenta de aprendizado próxima e fácil de utilizar.Outra ideia é oferecer uma medição de progresso visível e fácil de acessar. Imagine, por exemplo, um mapa em que a pessoa possa enxergar o quanto evoluiu desde que começou a utilizar o Duolingo. Você também pode facilitar o uso criando um design eficiente. Saiba como neste infográfico!

3 - Conte sempre com especialistas

Essa é uma das dicas para edtechs mais importantes. Como startup de educação, você precisa ter conteúdos muito bem embasados, que não deixem escapar erros ou fiquem incompletos. Aqui, é a sua credibilidade como transmissor de conhecimento que está em jogo.Caso o conteúdo seja produzido por terceiros, garanta que haverá um filtro mínimo. Além disso, permita que usuários digam a sua opinião sobre cada conteúdo, terceirizando também a avaliação. Dessa forma, você não compromete a qualidade do ensino que dissemina.

4 - Crie um modelo de negócio sólido

Todas as startups que conquistam sucesso no mercado têm um modelo diferenciado e sólido. Ou seja, elas definem bem seus consumidores e fontes de renda, além de custos e atividades-chave. Com as edtechs, isso pode ser um pouco nebuloso, já que nem sempre se sabe de onde a renda pode vir exatamente.Quer compreender melhor o modelo de negócio? Indicamos o Canvas Business Model, ferramenta muito utilizada para criar modelos. Falamos sobre ele aqui. Não deixe de conferir.

5 - Entenda que cada um tem um ritmo

Edtechs precisam, como qualquer startup, compreender a sua persona. No entanto, no caso do mercado de educação, é preciso compreender também que cada pessoa tem um ritmo de aprendizagem. Isso precisa ser respeitado, e é necessário oferecer maneiras de contemplar todas elas.Isso inclui, por exemplo, a inserção de indicativos de nível de conteúdo (básico, intermediário e avançado). Assim, você não corre o risco de perder usuários desmotivados pela falta de entendimento do conteúdo. Na verdade, eles precisariam de um conhecimento prévio.O mesmo vale para quem está num estágio mais avançado e cai em conteúdos básicos. Os usuários podem se sentir desmotivados da mesma maneira. Veja, por exemplo, como a Udemy, plataforma de cursos on-line, separa esses níveis, por meio de um filtro disponível no site:

6 - Fomente a colaboração

Nossa última das dicas para edtechs: os usuários também podem aprender por meio da troca de experiências. Não deixe isso de fora da sua solução! O próprio Duolingo oferece fóruns e aprendizado com falantes nativos.Assim, você alimenta uma rede social, fortalecendo também o engajamento e a motivação. Além da criação de grupos, procure oferecer recompensas e prêmios para quem ajudar os colegas a estudar.E aí, gostou das nossas dicas para edtechs? As startups de educação têm muito potencial de crescimento. Para conseguir a sua fatia, basta oferecer soluções de alto valor para o usuário e customizá-las de acordo com a sua necessidade.Você deseja impulsionar a sua startup? Confira dicas deste post:

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