Comércio

7 tendências de negócios para 2024

equipe de um pequeno negócio sendo inclusiva no trabalho

O que podemos esperar para o resto de 2024 nos negócios? Essa pergunta pode parecer difícil de ser respondida, mas neste post vamos te contar as principais tendências de negócios para 2024.

Para isso, separamos as 7 tendências mais quentes do mundo dos negócios, nas quais você precisa ficar de olho. Continue lendo para conferir tendências de negócios para 2024 e descobrir oportunidades de crescimento da sua empresa. Está preparado? 

1. Sustentabilidade em destaque

Não é de hoje que o tema “sustentabilidade” está em alta. Contudo, em 2024 a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência passageira e se tornou uma exigência. 

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o impacto ambiental das suas escolhas e preferem escolher marcas que adotem práticas sustentáveis. Nesse contexto, empresas focadas em práticas sustentáveis estão ganhando espaço e visibilidade.

Para que seu negócio se destaque em 2024, é fundamental que você aprenda a alinhar a empresa às necessidades ambientais atuais, para atrair clientes conscientes e criar uma marca forte.

Uma dica de ouro para empreendedores é investir em ESG (Environmental, Social, and Governance). Mesmo com recursos limitados, pequenas ações, como reduzir o consumo de energia, adotar materiais recicláveis e promover a diversidade na equipe podem fazer uma grande diferença.

Se você quer saber mais sobre como investir em práticas sustentáveis que podem transformar seu negócio, economizar recursos e maximizar lucros, baixe o e-book “Inovação Sustentável: guia para o seu negócio” e descubra como a sustentabilidade pode ser a chave para o seu sucesso!

2. Negócios digitais em crescimento

A presença digital e o comércio eletrônico se tornaram vitais para as empresas em 2024. Estar online não é mais uma escolha, mas uma necessidade. 

Em um mundo totalmente conectado, a internet passou a ser a principal ferramenta de busca para tudo, desde endereços e produtos até avaliações de serviços. A presença digital acabou se tornando a primeira impressão que uma empresa causa nos potenciais clientes.

Por isso, empresas que não adotam uma identidade virtual não só estão perdendo clientes, mas também ficando para trás nos negócios. Estar presente digitalmente cria credibilidade e garante que a sua empresa seja encontrada pelo seu público-alvo. 

Para fazer isso, é interessante investir em um site de qualidade, otimizado para dispositivos móveis, e em estratégias de marketing digital, como SEO, tráfego pago e campanhas nas redes sociais. Além disso, estar presente em marketplaces online também pode aumentar o alcance do seu negócio. 

3. Adoção de tecnologias inovadoras

À medida que avançamos em 2024, fica cada vez mais claro que as empresas que investem em inovação possuem vantagem competitiva. A inovação é a chave para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou orçamento. 

Por isso, ao adotar uma mentalidade inovadora, as empresas podem se destacar no mercado, oferecendo soluções únicas, aumentando a eficiência operacional e se adaptando rapidamente às mudanças do mercado. Porém, é importante lembrar que a inovação nas empresas não acontece por acaso. 

Tudo é o resultado de práticas deliberadas e da criação de um ambiente adequado à inovação. Para cultivar essa mentalidade em sua empresa, é essencial criar um ambiente que promova a curiosidade entre os funcionários.

Além disso, esteja aberto a mudanças e pronto para abandonar práticas antigas que não funcionam mais.

4. Valorização da diversidade e inclusão

Em 2024, a diversidade deixa de ser apenas uma pauta social. Empresas que abraçam a representatividade não apenas se destacam no mercado de trabalho, mas também alcançam melhores resultados. 

Nos últimos anos, os consumidores têm esperado que as empresas sejam mais do que apenas lucrativas. Eles querem ver essas empresas se preocupando com questões sociais importantes, como a inclusão. Isso significa que as empresas precisam se posicionar socialmente. 

Além disso, adotar práticas de diversidade e inclusão não só contribui para a imagem da marca, mas também para o crescimento do negócio. Equipes diversas trazem diferentes perspectivas e experiências, levando a uma maior inovação. 

No contexto brasileiro, a Lei Brasileira da Inclusão, também conhecida como Lei de Cotas, é um exemplo claro desse movimento. Ela estabelece que empresas com mais de 100 empregados devem manter pelo menos 2% do quadro de funcionários preenchidos por pessoas com deficiência. 

Essa legislação promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também favorece uma cultura empresarial mais diversificada e inclusiva. 

Dessa forma, além de promover um ambiente mais justo, a diversidade também traz diferentes perspectivas que podem contribuir para a inovação e o crescimento do seu negócio. 

5. Novos modelos de negócio

Conforme as indústrias tradicionais lutam para se reinventar, surgem novos modelos de negócio que ousam pensar de forma diferente. Com isso, o ano de 2024 traz a ascensão de modelos de negócio alternativos e inovadores. 

Essa necessidade de adaptação está sendo diretamente impulsionada pela busca constante por inovação e pela valorização da diversidade. Empreendedores estão explorando novas formas de oferecer produtos e serviços, alinhados a práticas sustentáveis e a propósitos sociais claros. 

Desde a economia compartilhada até os modelos de assinatura e marketplaces, as pequenas empresas estão encontrando formas inovadoras de se destacar. Os novos modelos de negócio, junto à mentalidade empreendedora, estão criando uma nova dinâmica no mercado, onde as oportunidades são infinitas e o potencial de crescimento é ilimitado.

6. Experiência do cliente em foco

A experiência do cliente ultrapassou o preço e o produto como o principal diferencial de uma marca em 2024. Em um mercado saturado de opções, os consumidores não apenas buscam produtos ou serviços de qualidade, mas também uma experiência memorável. 

Dessa forma, empresas que priorizam a experiência do consumidor estão tendo ótimos resultados, além de estarem construindo relacionamentos mais fortes e duradouros com seus clientes.

Por isso, não deixe de investir em um atendimento ao cliente de alta qualidade. Oferecer suporte rápido e eficaz, seja por telefone, e-mail ou chat online; e incentivar o feedback dos clientes para melhorar continuamente seus produtos e serviços são práticas essenciais. Uma experiência positiva pode transformar clientes satisfeitos em defensores da marca.

Lembre-se: um cliente satisfeito é uma vitrine do seu negócio. Ao oferecer um atendimento de excelência, o vínculo com a marca se fortalece, e é possível que essa pessoa se torne um consumidor fiel e recomende o negócio a outras pessoas.

7. Empreendedorismo social em ascensão

Negócios com propósito social estão ganhando destaque. Em 2024, não se trata apenas de ganhar dinheiro, mas de usar os negócios para resolver problemas sociais. 

Empreendedores sociais estão surgindo em todos os lugares, criando ideias novas para resolver problemas grandes. Esse jeito diferente de empreender não é apenas uma tendência passageira. Afinal, esse modelo de negócio tem o potencial para mudar realidades. 

Ao enfrentar questões como pobreza, acesso à educação, saúde pública e sustentabilidade ambiental, esses negócios estão não apenas buscando o sucesso financeiro, mas também contribuindo para a construção de um mundo mais justo

Em 2024, os empreendedores que estiverem atentos a essas tendências estarão melhor posicionados para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades que surgem. Seja adaptando práticas sustentáveis, investindo em tecnologia ou promovendo a diversidade, o futuro dos negócios pertence àqueles que inovam e se alinham às demandas da sociedade moderna.

Se você quer se manter atualizado sobre temas ligados ao empreendedorismo e à Inovação para o dia a dia da sua empresa, confira agora mesmo no nosso blog mais posts como este.