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Ambidestria corporativa: o segredo do equilíbrio entre eficiência e inovação

O que significa ambidestria corporativa e alguns exemplos de grandes empresas que adotaram o método para alcançarem equilíbrio.

No atual cenário em rápida mudança, as empresas precisam ser adaptáveis ​​e inovadoras para se manterem competitivas. Uma maneira de conseguir isso é por meio da ambidestria, citada no relatório What’s Next 2030 como uma das tendências de negócios para 2030. 

Neste post, você verá o que significa ambidestria corporativa e alguns exemplos de grandes empresas que adotaram o método para alcançarem equilíbrio e se manterem ágeis em um mercado em constante mudança. 

O que é ambidestria corporativa 

Ambidestria corporativa diz respeito a dominar a arte de integrar harmoniosamente as abordagens de exploração e explotação, com vistas a permanecer competitivo num mundo empresarial em constante mudança. 

Imagine se a sua organização pudesse explorar simultaneamente ideias novas e inovadoras e otimizar os processos existentes. É disso que trata a ambidestria corporativa. 

A exploração, por sua vez, refere-se a experimentar novas ideias e a assumir riscos para impulsionar a inovação. Já a explotação foca na maximização dos recursos e da capacidade existente e no aumento da eficiência. 

Como surgiu o termo 

O termo foi escrito, pela primeira vez, por Robert B. Duncan, político norte-americano, em 1976, e nasceu com o seguinte significado: “Ambidestria organizacional serve para acomodar os alinhamentos conflitantes necessários para inovação e eficiência”. 

Logo depois, em 1996, Michael L. Tushman e Charles A. O'Reilly propuseram uma nova definição: “A capacidade de buscar simultaneamente inovação incremental e descontínua – hospedando múltiplas estruturas, processos e culturas contraditórias dentro da mesma empresa”. 

No entanto, foi James March quem popularizou o conceito no início do século XX e recebeu o crédito por desenvolver e gerar interesse nesse conceito. 

O que é uma empresa ambidestra 

Uma empresa ambidestra é aquela que persegue uma ambição de crescimento, separando as pessoas responsáveis ​​pela operação de um negócio principal daquelas que exploram novas áreas de mercado. 

Existem três características definidoras: 

  • Uma ambição de crescimento partilhada para toda a empresa, detida pela equipe sênior.
  • Uma unidade de negócios autônoma, responsável pela exploração de novas áreas de mercado.
  • Mecanismos que permitam à unidade de exploração acessar os ativos do negócio principal para ajudá-lo a escalar mais rapidamente do que uma startup. 

Uma organização ambidestra é aquela que faz uma separação entre a forma como gerencia um negócio principal e um negócio exploratório. 

Exemplos de empresas ambidestras 

A Amazon é um exemplo de empresa ambidestra. Ela seguiu uma estratégia de exploração de novos mercados, que, quando bem-sucedida, aprende a escalar para negócios maduros que pode explorar com fins lucrativos, ao mesmo tempo em que abre novas áreas de mercado ao explorar novamente. 

Outro exemplo é o Google, que não só desenvolve o seu produto principal – o motor de busca –, mas também promove a inovação, permitindo que os funcionários dediquem 20% do seu tempo a novas ideias, gerando produtos de sucesso como o Google Maps, o Google News e o Gmail. 

Esses exemplos mostram que, quando  bem executada, uma administração ambidestra pode resultar em organizações mais resilientes e adaptáveis, capazes de explorar eficazmente os processos existentes, ao mesmo tempo em que prossegue a inovação contínua. 

O que é liderança ambidestra 

Liderança ambidestra é um estilo de liderança em que o líder possui as qualidades de  exploração e explotação. Na prática, o líder ambidestro é um líder que não evita riscos. Sob a sua liderança, a ineficiência operacional é eliminada, e novas atividades são implementadas no atual modelo de negócios. 

Um exemplo de empresa que pratica a liderança ambidestra é o Magazine Luiza, que fez uma transição bem-sucedida para o e-commerce, mantendo operações otimizadas nas lojas físicas. A empresa equilibra a inovação contínua no seu negócio online, com iniciativas como o Parceiro Magalu e super apps, com a exploração eficiente da sua rede de lojas físicas. 

O que é uma gestão ambidestra 

A gestão ambidestra, também conhecida como “gestão bimanual”, é um conceito de gestão que equilibra a exploração de novas oportunidades de negócios e tecnologias (inovação, experimentação e flexibilidade) com a explotação de recursos e capacidade existente (eficiência, produtividade e estabilidade). 

A gestão eficaz é fundamental para alcançar um equilíbrio entre exploração e explotação. Por isso, os gestores devem garantir que as equipes envolvidas na exploração de novas oportunidades recebam os recursos necessários, ao mesmo tempo em que as equipes que otimizam os processos existentes não sejam deixadas de lado. 

Na prática, a gestão ambidestra pode se manifestar em um profissional focado em tarefas que exigem atenção e precisão e, em outros momentos, mudar para uma maneira de pensar mais inovadora e criativa, características fundamentais para a resolução de problemas e geração de novas ideias. 

Inovação e liderança ambidestra 

Equilibrar exploração e explotação é uma definição, ou requisito, de ambidestria organizacional que tem ligação com o líder ambidestro. Isso permite que ele realize várias atividades exploratórias simultaneamente, de aprendizagem ou de investigação relacionadas com a descoberta de novos conhecimentos, ou oportunidades de mercado. 

Isso impulsiona desenvolvimentos inovadores destinados a proteger o futuro da organização e gerar lucro econômico duradouro. 

A exploração está associada à inovação radical, à criação de outros mercados de produtos e ao desenvolvimento de novas tecnologias. O perfil do líder ambidestro está frequentemente ligado à expansão do conhecimento e aos avanços tecnológicos. 

Já a explotação pode estar vinculada ao refinamento e à expansão de competências, técnicas e obras-primas tecnológicas existentes que geram retorno. 

Naturalmente, cada organização exige um tipo diferente de liderança em momentos diferentes em ambientes, muitas vezes, altamente competitivos que enfrentam várias circunstâncias complexas. 

Um bom líder deve, portanto, ser ambidestro e ter a capacidade de realizar diversas ações simultaneamente e passar por múltiplos processos de aprendizagem em vários níveis. 

Como executar uma estratégia ambidestra em seu negócio 

Para executar uma estratégia ambidestra em seu negócio, comece definindo uma ambição de crescimento além do negócio principal. Em seguida, estabeleça as áreas de oportunidade a fim de concretizar essa ambição. 

Depois, é preciso idealizar, incubar e dimensionar ideias para resolver os problemas dos clientes nessas áreas de oportunidade. 

As empresas que praticam a ambidestria organizacional bem-sucedida têm maior adaptabilidade às mudanças do mercado e mais capacidade de responder rapidamente a novos desafios. Em longo prazo, isso pode levar a um desenvolvimento empresarial mais sustentável e a uma vantagem competitiva mais forte. 

Implementar a ambidestria corporativa pode tornar sua empresa mais dinâmica e adaptável e gerar uma cultura que promova a inovação e a eficiência. Para conquistá-las, é importante que as organizações criem um ambiente que incentive o aprendizado e a melhoria contínua, estabelecendo uma cultura que faça com que os funcionários enfrentem novos desafios e desenvolvam soluções inovadoras. 

A fim de ter sucesso em ambas as áreas – exploração e explotação –, é essencial que os colaboradores aprendam e se desenvolvam continuamente. Para saber um pouco mais sobre inovação e eficiência, faça o download gratuito do Guia Tendências de Inovação para 2024.

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