Marketing Digital

Conheça aplicativos práticos para editar vídeos e agilizar a sua produção de conteúdo

editar vídeos

Nos últimos anos, os vídeos, sem nenhuma dúvida, tomaram conta das redes sociais. Não apenas no YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, mas em todas as redes sociais, e, em cada canto da internet, os vídeos estão presentes.Os próprios algoritmos das redes sociais, você pode notar, estão sempre sugerindo bastante conteúdo em vídeo – como é facilmente visto na aba Explorar do Instagram, por exemplo.Além disso, temos o TikTok, que funciona apenas à base de conteúdo em vídeo.

Reels e YouTube Shorts

Aproveitando dessa tendência, os Reels do Instagram e o YouTube Shorts também são dominados por vídeos curtos, chamativos, e que precisam ser muito bem editados para funcionar.E, quando falamos em edição, ainda há quem fique com medo da tarefa. Editar vídeos, há um tempo atrás, era uma missão desempenhada apenas por profissionais, que necessitavam de equipamentos e programas específicos – normalmente muito difíceis de ser utilizados.A boa notícia é que isso mudou! Atualmente, direto do celular, você pode editar vídeos facilmente e até de forma gratuita. Usar vídeos na sua estratégia nunca foi tão fácil e, agora, vamos mostrar como fazer isso!

Como editar vídeos do jeito mais fácil?

A edição de vídeo significava dificuldade, dedicação e horas em frente de programas muito complexos. Não mais.Hoje, felizmente, alguns dos melhores aplicativos de edição de vídeo para iPhone e Android permitem que você crie conteúdo atraente a partir de seu dispositivo móvel. A parte revolucionária é que você não precisa pagar um centavo para usá-los.Baixe um aplicativo de edição de vídeo grátis para Android ou iPhone, e você pode fazer comerciais completos ou vídeos atraentes e chamativos para postar no YouTube, no TikTok, no Instagram ou onde desejar!Mas qual aplicativo você deve baixar? Não se preocupe, nós ajudamos você. Aqui estão nossas escolhas para os sete melhores aplicativos gratuitos de edição de vídeo para iPhone e Android.

Dicas de aplicativos para editar vídeos direto do seu smartphone

PowerDirector

O PowerDirector funciona para dispositivos iOS e Android. O aplicativo móvel condensa todas as funcionalidades de sua versão para desktop em uma interface móvel simplificada. Isso inclui edição multi-track e 4k, dando a seus vídeos um toque profissional para ajudá-los a se destacarem nas redes sociais.Os recursos poderosos e a interface intuitiva possibilitam que você comece a trabalhar imediatamente, mesmo se não tiver experiência em edição. Uma linha do tempo linear permite que você junte seus clipes. O mixer de áudio é ótimo para projetar o som de seus projetos.O aplicativo inclui ampla gama de ferramentas de efeitos visuais, desde composição até ajustes de velocidade. Modelos para introdução e outros do YouTube. Além disso, você tem acesso a uma biblioteca para títulos em movimento e transições estilizadas.PowerDirector oferece saída 720p, mas você pode exportar vídeos em 4k, se você atualizar para a versão profissional (e paga). Você também pode exportar diretamente para o YouTube ou o Facebook facilmente, que agiliza sua produção e publicação ao mesmo tempo

Splice

O Splice funciona em dispositivos iOS e Android e oferece uma série de técnicas básicas de edição de vídeo. O app pode ser a introdução perfeita para qualquer novato na edição de vídeo móvel.Depois de enviar seus clipes e colocá-los nas trilhas adequadas, você pode editar e recortar o que quiser do conteúdo com apenas alguns toques. O resultado é uma filmagem mais suave e limpa, embora você não possa editar em 4k.É possível adicionar uma série de efeitos sonoros a partir da extensa biblioteca gratuita de música do Splice. Toque na trilha desejada e arraste-a para o local onde queira na linha do tempo. O Splice também permite inserir transições, aplicar efeitos de vídeo e compartilhar diretamente nas redes sociais.Quer tirar mais proveito de sua experiência com Splice? Atualize com uma compra no aplicativo e use a versão paga para obter o melhor do app. Você pode selecionar versões mensais, trimestrais e anuais. Cada opção também vem com um teste gratuito.

KineMaster

O KineMaster, assim como o PowerDirector, oferece suporte à edição 4k e à exportação de seus vídeos para o YouTube.Isso permite a você editar, cortar e ajustar clipes, quadro a quadro, de forma simples e intuitiva, e também se aplica a trilhas de áudio. Tais recursos de edição de precisão garantem que seus vídeos saiam exatamente da maneira que você espera.No app você também pode empilhar imagens, efeitos de vídeo e texto a fim de criar um produto final dinâmico e chamativo. Um ponto importante, porém, é que você precisará atualizar para a versão profissional se quiser remover marcas d'água.Outros recursos do KineMaster incluem transições, combinação, chave de croma e ajustes de iluminação. Todas essas ferramentas estão disponíveis em uma interface fácil de navegar.

Inshot

O InShot funciona muito bem para a criação de conteúdo de mídia social. A plataforma iOS e Android tem ferramentas básicas de edição e uma curva de aprendizado muito simples de dominar. Ele ainda disponibiliza alguns recursos, como ajustes de velocidade, que você não encontrará em outros aplicativos de edição com facilidade.O aplicativo lida com suas necessidades de edição de vídeo e imagem, contando com modelos predefinidos para uma variedade de canais de mídia social, incluindo TikTok e Instagram. A interface elegante facilita a importação, a edição e a personalização de seus vídeos, mesmo se você não tiver experiência em edição de vídeo.No entanto, o InShot não atende aos padrões de um aplicativo profissional de edição de vídeo. Falta edição em 4k e sistemas de suporte, caso você tenha alguma dúvida ou problema técnico. Muitas dessas desvantagens, porém, não importam se você deseja um editor de vídeo que está começando e produz para as suas redes sociais.

Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de 10 anos, já conta com mais de 75 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo com a nossa ferramenta! Nele você tem acesso a diversos de modelos totalmente personalizáveis

Gostou?

Quer continuar aprendendo de produção de conteúdo em vídeo? Assista à série Luz, Câmera, Conversão do Sebrae Minas e veja como seus vídeos nas redes sociais podem ajudar sua marca a bombar e a captar mais clientes!