Marketing Digital

Aprenda a utilizar o Ads Creative Studio

Ads Creative Studio

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

O Ads Creative Studio é uma ferramenta de gerenciamento de criativos que integra soluções para otimizar os resultados dos anúncios ou criativos usados em estratégias de mídia paga. Isto é, quando as empresas investem um orçamento para aumentar o fluxo de pessoas que chega em suas páginas. Foi desenvolvida com o objetivo de possibilitar que equipes compartilhem seus trabalhos, facilitando a colaboração. Ela permite também a produção de anúncios mais eficientes, assertivos e em grande escala.Com o advento do Ads Creative Studio, é possível criar anúncios mais personalizados. Atualmente, 80% dos usuários da internet dizem que estão mais abertos à publicidade ou a conteúdo de marca relevante para eles.Por bastante tempo, no entanto, os anunciantes precisaram abrir mão de uma comunicação mais focada, simplesmente porque essa não era de fácil execução.

Por que usar o Ads Creative Studio?

Normalmente, uma marca tem de 3 a 7 personas distintas. Dessa forma, é difícil criar um anúncio que fale especificamente com todas elas.Quanto mais customizada a comunicação, maior a probabilidade de gerar relacionamento e de ter conversão.No entanto, produzir e disponibilizar um conjunto muito grande de variação de anúncios pode ser trabalhoso e caro. Isso implicaria imagens, vídeos, sons e mensagens distintas. De tal forma, que era complicado ter escala e conseguir campanhas otimizadas para cada público.Com o Ad Creative Studio, existe a possibilidade de escolher quais elementos – imagem, texto ou som – serão substituídos para cada grupo de anúncio. Isso tanto para os anúncios gráficos quanto para os em vídeo.Assim, é viável criar, com facilidade, centenas de anúncios. Basta indicar quais os elementos do anúncio você deseja alterar e quais as regras do seu conjunto de anúncios.

Como acessar o Ads Creative Studio?

O primeiro passo é acessar o Ads Creative Studio e entrar com a sua conta do Google ou criar outra conta.Depois de acessar a sua conta, você pode conceder acesso a outras pessoas ou vincular outros programas do Google Ads.O Ads Creative Studio tem integração com:

  • Google Ads
  • Display e Video 360
  • Campaign Manager 360

Se você trabalha em equipe, é possível permitir o acesso às demais pessoas. Existem diferentes níveis de permissão para essas pessoas – leitura, edição e administrador –, o que facilita a integração da equipe.

Casos de sucesso

O próprio Google, em seu blog, trouxe 2 casos de sucesso de marcas com o uso da nova ferramenta.Um deles é da marca de veículos – General Motors South America, que alcançou:

  • Redução de 30% dos custos na campanha.
  • 56% de aumento nas buscas do Google.
  • Queda de 32% no custo por visualização.

A PepsiCo conseguiu criar um conjunto de anúncios com contextos bem diferentes – para aumentar a associação de uma bebida com diversas circunstâncias, como festas, churrascos e eventos esportistas. Com o  Ad Creative Studio, houve a possibilidade de criar versões de vídeos bem diferentes e mensagens mais específicas, o que gerou um aumento de engajamento.

Por que investir em anúncios pagos?

O Google é uma das melhores ferramentas de venda atualmente. Vejamos: 88% dos brasileiros utilizam o Google para fazer alguma busca online.Os anúncios pagos fazem parte de uma estratégia de Marketing Digital, que, se bem desenhada, pode trazer impactos positivos no seu negócio.Passo a passo para começar a investir em mídias pagas no Google

1 - Defina a sua persona e o público-alvo

Quem fala para todo mundo não fala com ninguém. Antes de começar a escrever os anúncios, você precisa pesquisar para entender melhor o seu público-alvo.O público-alvo é uma representação de características sociodemográficas de um grupo de pessoas que compõem seus clientes ou potenciais compradores. Levante características como:

  • Renda média
  • Hábitos de consumo
  • Bairros e cidades
  • Idade
  • Gênero
  • Redes sociais que mais utilizam

A persona, por sua vez, é um representação semifictícia de pessoas integrantes do seu público-alvo. Você pode escrever uma espécie de ficha, descrevendo 3 a 7 dos perfis que mais aparecem no seu público-alvo. Tente entender quais os desafios, os sonhos e o que faz com que essas pessoas queiram comprar seu produto ou serviço. Para saber mais sobre como criar uma persona pode contribuir para a estratégia do seu negócio, acesse este conteúdo.A ideia é desenhar essas pessoas para que haja uma comunicação mais assertiva e interessante. É como se os seus anúncios falassem diretamente com cada uma dessas pessoas.Com o Ads Creative Studio, isso vai ficar ainda mais fácil e escalável.

2 - Entenda como seu público se comunica

Agora é hora de entender como essas pessoas buscam pelo seu produto ou serviço no Google. Uma das formas de fazer isso é utilizando o próprio Google, as sugestões que ele fornece e as palavras que aparecem no final da primeira página de pesquisa – como uma sugestão de termos similares que são buscados.

3 - Acompanhe o que os seus concorrentes têm feito

A ideia é se inspirar e entender o que você pode fazer de modo ainda mais customizável. Não vale a pena copiar o que o seu concorrente já faz, mas apenas se inspirar e levantar vantagens competitivas que possam ser exploradas.

4 - Crie uma conta do Google Ads

Siga as instruções e crie a sua conta. Em seguida, vincule seu site ao Google Ads.

5 - Crie a sua campanha de anúncios

Este é o ponto que vai exigir mais atenção e cuidado. Será necessário:

  • Definir o público que será impactado pelos seus anúncios.
  • Sugerir as palavras que as pessoas vão digitar no Google e que as levarão ao seu anúncio.
  • Estabelecer as palavras negativas – isto é, aquelas que, se forem digitadas, não encaminharão para o seu anúncio.
  • Definir os termos que vão aparecer no seu anúncio.
  • Programar o seu orçamento e como ele será alocado.

Se precisar de ajuda, conecte-se com a plataforma do Sebrae Connect para cuidar da sua estratégia de Marketing Digital.

6 - Acompanhe as métricas e otimize

Ao anunciar no Google, estipule uma meta de quantidade de pessoas que devem chegar a sua página ou clicar no seu anúncio, por exemplo. Acompanhe esses números e busque implementar ajustes a fim de obter resultados melhores.E, para ficar por dentro de mais tendências, acesso o e-book Guia de Mídia Paga