Gestão Criativa
Empreendedorismo / MEI

Bootcamp de empreendedorismo: porque você deveria participar de um

Conheça o modelo de bootcamp de empreendedorismo, como esse tipo de evento é promovido e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Você precisa de um empurrão para colocar seu projeto para frente? Participar de um bootcamp pode ajudar.Esses eventos são cursos intensivos de empreendedorismo. Neles, você tem a chance de conversar com mentores, discutir seu projeto com outros empreendedores, fazer exercícios de análise do seu modelo de negócios e apresentar seu pitch.Antes de procurar investidores (seja um anjo ou um familiar), você precisa ter um projeto com definição clara. E o bootcamp de empreendedorismo dá a chance para você traçar as linhas necessárias para colocá-lo na realidade.Nesse post, você vai saber o que são os bootcamps, quais são os benefícios e alguns exemplos do programa que aconteceram aqui no Brasil e no mundo.

A ideia do bootcamp

O objetivo é ensinar os empreendedores a escrever um plano de negócios sólido e a medir as suas necessidades financeiras e de parceria.É a chance de ficar frente a frente com as questões que vão surgir na cabeça dos investidores quando você apresentar seu projeto. Provavelmente, para ser bem-sucedido, você terá de sair da sua zona de conforto.O bootcamp é organizado para acontecer durante uma semana ou menos. É um evento muito intenso – afinal, foi inspirado em acampamentos de treinamento militar dos Estados Unidos, onde os participantes desenvolvem atividades físicas que exploram ao máximo o seu potencial.

Como funcionam os bootcamps de empreendedorismo

Os métodos ensinados nos bootcamps variam um pouco, mas sempre procuram ensinar técnicas eficientes para validar projetos de startups.Os mentores e orientadores entendem bem os conceitos de negócio e normalmente têm experiência de mercado. Além de absorver os ensinamentos deles, os participantes precisam ter chance de colocar as ideias em prática – eles “aprendem fazendo”.O evento é dividido em sessões de aprendizado e, em todas as fases, existem atividades interativas. Algumas são conversas 1 a 1 com os mentores. É comum que o último momento seja o pitch.Para você ter uma noção mais específica, estas são algumas das perguntas que os participantes de um bootcamp aprendem a responder:

● O que é um bom conceito de negócio?

● Como posso saber se a minha ideia de negócio é boa?

● Preciso de um plano de negócios? Se sim, como escrever um?

● O que preciso saber sobre meu cliente e o mercado e onde posso encontrar essas informações?

● Onde conseguir investimento?

● O que é um modelo de negócios? O meu faz sentido?

● Onde procuro as informações de que preciso para organizar meu negócio?

Durante o bootcamp, você passa pelas mesmas fases de uma startup, mas em um tempo menor. Começa selecionando o problema que quer resolver, direcionado a clientes específicos.Depois, você se junta a um time de participantes que pode agregar conhecimento técnico e estratégico ao seu projeto. Em alguns casos, você pode desenvolver sozinho, mas não precisa ser assim.A partir daí, você define outras características da futura empresa com orientação em vários departamentos, como precificação do produto, público-alvo e como fazer projeções com base nas fontes de renda.No final, os empreendedores apresentam o pitch e recebem feedback de intestidores.

Exemplos de bootcamp de empreendedorismo

Os bootcamps podem ter uma “pegada programação”, como este do Le Wagon, em São Paulo. Ele é focado no aprendizado de linguagens de programação, como Ruby, SQL e Rails, além de trabalhar o pensamento de negócios sob o ponto de vista de programadores.Entretanto, os projetos participantes de bootcamps não precisam nem mesmo ser relacionados à tecnologia. Isso depende da proposta do evento.Um bootcamp de empreendedorismo mundialmente famoso é o do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge. O MIT Global Entrepreneurship Bootcamp, que já teve participação de um brasileiro, une empreendedores do mundo todo, selecionados por um processo complexo.A proposta é que os participantes experimentem os altos e baixos de uma startup, auxiliados por orientadores do próprio instituto, além de grandes nomes do empreendedorismo global. No final, todos apresentam seus pitches para investidores-anjo.Os últimos eventos promovidos pelo MIT foram focados em resolver problemas específicos. O MIT Beyond Food Bootcamp é focado em sustentabilidade, transparência e saúde.Nele, os participantes exploram as possibilidades de diversificação da jornada dos alimentos, pensando em soluções sustentáveis que vão ajudar a resolver o desperdício de comida.

Bootcamp de empreendedorismo do Sebrae Minas

O Bootcamp de Empreendedorismo do Sebrae em Minas Gerais funciona em um modelo de 24 horas de duração, divididas entre três dias.O curso aborda os seguintes temas:

● Mindset Empreendedor

● Cliente e Mercado

● Problema e Solução

● Prototipagem e Mínimo Produto Viável

● Canais, Vendas e Modelos Financeiros

● Lean Canvas

● Storytelling

● Pitch

Mas os benefícios vão além dos conceitos aprendidos. Os bootcamps são ótimas oportunidades para aumentar seu círculo de relações e crescer a sua rede de negócios.Vários empreendedores que se encontram em fases diferentes, profissionais de diversas áreas e líderes de negócios participam desses eventos. A chance de formar novas parcerias é grande.O engenheiro Danilo Mendes de Faria participou de um bootcamp realizado na cidade de Unaí, em 2016, com a sua empresa de instalações de sistemas geradores de energia solar, a Fysol.Ele já contava com a consultoria do Sebrae na área financeira e de marketing para conseguir atingir seu público de residências, empresas e agronegócio. Mas foi durante o bootcamp de empreendedorismo que ele formou parcerias e conheceu pessoas para montar um time com formação técnica.O resultado foi a superação da meta estabelecida para o primeiro ano de atividades em quase três vezes. Quer apresentar um pitch para investidores? Inscreva-se no Elevator Pitch Sebrae!

Artigos relacionados
Materiais Educativos