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Como criar e divulgar casos de sucesso

Saiba o que são casos de sucesso e aprenda a escrever e divulgar os seus a fim de conquistar mais clientes e aumentar a credibilidade do seu negócio.

Quando você pensa em investir em um produto ou serviço, o que mais pesa na sua decisão? Um anúncio no Facebook sobre suas vantagens ou a indicação de amigos e colegas da área? A segunda opção é a mais evidente – afinal, você tende a confiar mais no que usuários pensam. Como aproveitar isso enquanto negócio? Casos de sucesso.Hoje, nove de cada dez pessoas conferem reviews on-line de produtos e serviços antes de comprar. Você mesmo pode disponibilizar reviews. Escrever e divulgar casos de sucesso é uma ferramenta importante de marketing, que ajuda o time de vendas no fechamento.

Mas como confeccionar um bom material, que realmente desperte a atenção das pessoas? Neste artigo, saiba como criar e divulgar seus casos de sucesso.

O que são e como escrever casos de sucesso

No contexto de marketing, casos de sucesso são análises de um projeto, campanha, empresa ou produto que identifiquem um problema e demonstrem a solução aplicada e os resultados ganhos.Os casos (também chamados de "cases", em inglês) validam a solução que você oferece, mostrando uma aplicação real, que resulta em um sucesso real. Potenciais consumidores podem observar o produto ou serviço em ação e se identificar com a situação apresentada. Entenda o passo a passo para criar estudos de caso:

1 - Encontre um cliente que deseje compartilhar o caso de sucesso

Essa pode ser a parte mais difícil na criação de um case. Com certeza, muitos clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço. No entanto, nem todos têm a disponibilidade para falar sobre isso. Mas não desista! Um processo formalizado pode ajudá-lo a conseguir uma entrevista. Oferecer descontos para a próxima compra também é uma ideia.

2 - Reúna informações

Depois de conseguir o OK para criar o caso de sucesso, comece a recolher informações. A primeira etapa pode ser um e-mail explicando o escopo e o que a pessoa terá que fazer para ajudar. Você deseja apenas uma frase escrita ou gostaria de uma entrevista em vídeo? Inclua tudo o que vai precisar. Alguns exemplos de pergunta:

  • Como você ficou sabendo sobre a nossa empresa?
  • O que o fez começar a procurar por uma solução?
  • Quais produtos ou serviços consultou antes de escolher o nosso? Por que nos escolheu?
  • Como foi a experiência de utilizar a solução?
  • Quais foram os principais benefícios?
  • Quais foram os resultados até agora?

Se você mesmo não for gravar vídeos ou tirar fotos, peça algumas para ilustrar o caso de sucesso. É interessante que esse tipo de material tenha recursos visuais para encantar o usuário. Você também pode encontrar informações além daquelas que seu contato compartilhou no próprio website da empresa, por exemplo.

Escreva

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Organize as informações recolhidas e faça algo mais ou menos no seguinte esquema:

  • Título: crie um título intrigante, que incentive a pessoa a ler até o final.
  • Resumo sobre a empresa: forneça ao leitor algumas informações sobre a empresa que utilizou seu produto ou serviço. (Contextualizar é mais usado neste sentido: contextualizou o texto historicamente / contextualizou as provas)
  • Resumo sobre sua empresa, produto ou serviço: você pode optar por colocar a sua descrição no início ou no final. Isso vai depender do quanto o leitor precisa entender antes de entrar em mais detalhes.
  • Introdução: aqui você deve explicar o problema que a empresa em questão estava enfrentando e os motivos para procurar por seu serviço ou produto. É muito importante trabalhar bem essa parte – seus leitores vão se identificar com o problema antes de contratar você!
  • Solução: é hora de vender seu peixe. Explique como a solução funciona e fale sobre a experiência do cliente com ela.
  • Resultados: por fim, comprove a eficácia da solução apresentando os resultados alcançados.

Depois de escrito, crie um bom layout para seu estudo de caso. O ideal é contar com profissionais de Design.Muito bem, seu estudo de caso está pronto! O que fazer com ele? Confira algumas ideias a seguir.

Divulgando estudos de caso

Existem muitas formas de divulgar seus estudos de caso e conquistar mais clientes. Veja abaixo algumas delas.

Tenha uma página dedicada no seu site

Para divulgar seus estudos de caso, é interessante ter uma página em seu site inteiramente dedicada a isso. À medida que sejam criados mais cases, atualize a página. Assim, você sempre terá casos de sucesso recentes e atualizados.

Escreva blog posts sobre os casos de sucesso

Se você tem um blog, não deixe de compartilhar os cases lá também! Assim que lançar novos, crie um post falando sobre a experiência de trabalhar com aquele cliente e reforce o quanto você acredita na solução oferecida.VEJA TAMBÉM: POR QUE VOCÊ DEVERIA TER UM BLOG PARA A SUA EMPRESAAlém disso, blog posts tendem a ser mais encontrados no Google, o que aumenta o poder da sua estratégia de SEO.

Crie vídeos

Ter uma estratégia de vídeo pode dar ainda mais alcance para seus casos de sucesso. Se você tiver orçamento suficiente, não deixe de gravar entrevistas com os clientes e ilustre ainda melhor a sua solução. Confira um bom exemplo de caso de sucesso em vídeo:

Utilize as redes sociais

Nada melhor que utilizar seus canais na internet para divulgar casos de sucesso, certo? Utilize posts em redes sociais e, se for possível, não deixe de criar anúncios que aumentem ainda mais o alcance. Na verdade, os cases podem ser um conteúdo altamente compartilhável, com benefícios também para sua estratégia de redes.

Crie estratégias de e-mail marketing

Você ainda pode incluir estudos de caso nos seus e-mails marketing (eles ainda podem ser um bom adicional para newsletters). Se a sua base já conhece o negócio, melhor ainda. Isso significa que ela está pronta para receber casos de sucesso e tomar a decisão de compra.

Inclua casos de sucesso na sua estratégia de vendas

Disponibilizar cases para seu time de vendas também é uma ótima ideia. Assim, eles terão mais ferramentas para propor uma solução aos potenciais consumidores de forma prática, provando a eficácia e demonstrando a satisfação dos clientes já atendidos. (Avalia essa sugestão.)Viu só como é fácil criar e divulgar um caso de sucesso? Com certeza, essa técnica vai ajudar a impulsionar a sua estratégia de marketing. Quer aprofundar suas leituras sobre a área? Confira outro de nossos conteúdos:

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