Como fazer transmissão ao vivo para seu negócio
Entenda como fazer transmissão ao vivo, conheça seus benefícios e saiba quais são as maiores plataformas para adicionar essa estratégia ao seu marketing.
Quer falar com seus consumidores em tempo real? Aplicativos de transmissão ao vivo, ou "livestreaming" em inglês, trouxeram essa possibilidade. Agora, sua marca pode realizar eventos ao vivo e transmiti-los gratuitamente de qualquer lugar com acesso à internet. E você, já entrou nessa onda?
Neste artigo, você vai entender o que é e como fazer transmissão ao vivo, além de conhecer algumas ferramentas mais utilizadas.
O que é transmissão ao vivo por aplicativo
Transmissão ao vivo é o ato de divulgar vídeos em tempo real para um audiência. No passado, essa atividade só podia ser feita por meio de plataformas caras, como a televisão. Agora, com as redes sociais, empresas de qualquer lugar do mundo podem fazer suas transmissões.Dessa forma, com pouco investimento, é possível responder a perguntas, demonstrar produtos, produzir webinars e apresentar o que você quiser ao vivo para quem desejar assistir. Confira a seguir mais motivos para produzir seu vídeo ao vivo.
Por que você deveria fazer transmissões ao vivo?
Com as transmissões, você pode se aproximar ainda mais do seu público. Entenda alguns benefícios:
- Confiança e transparência: as pessoas preferem comprar de quem elas confiam. Construir confiança deve ser sua prioridade, e a transmissão ao vivo pode ser utilizada para isso. Demonstre processos, dê espaço para colaboradores falarem e demonstre a utilização de seus produtos.
- Custo baixo: como as novas ferramentas são gratuitas, você pode fazer uma transmissão sem gastar nada. Claro, quanto melhor a qualidade, mais confiança você ganha. Por isso, se puder, invista em um bom equipamento de vídeo, iluminação e estúdio.
- Engajamento: as pessoas comentam 10 vezes mais em vídeos ao vivo no Facebook em comparação com outros tipos. Por isso, se você busca mais engajamento nas suas plataformas, realize transmissões ao vivo.
Muito bem. Agora você já conhece os benefícios. Antes de entender como fazer transmissões ao vivo, saiba quais situações são mais adequadas.
Quando utilizar transmissões ao vivo
Será que sua empresa deve utilizar vídeos ao vivo como estratégia? Se você deseja realizar alguma das ações abaixo, essa é provavelmente uma boa ideia:
Serviço ao consumidor
Uma das melhores maneiras de ajudar os consumidores da sua marca é conversando com eles em tempo real. Que tal produzir um webinar sobre o seu produto mais utilizado? Ou promover uma sessão de perguntas e respostas?Você também pode convidar consumidores fiéis para testar um novo produto, recebendo feedback instantâneo. Quanto mais próxima a relação entre clientes e atendimento, melhor.
Anúncios e demonstrações
Se você quer anunciar algo sobre sua marca ou contar novidades de qualquer gênero, não existe forma melhor do que um evento ao vivo on-line. Com isso, você incentiva o engajamento e propaga a notícia, fortalecendo o reconhecimento da sua marca. Além disso, você esclarece dúvidas preliminares relacionadas à novidade.
Eventos
Nem tudo é apenas on-line. Se você vai promover um evento presencial, como um seminário ou feira, é possível realizar transmissões ao vivo também. Dessa forma, você inclui quem não pode participar, aumentando o público. Vale também para eventos que você patrocina, como shows e exposições.
Bastidores
Como é trabalhar na sua empresa? Como um produto é feito e entregue? Você pode realizar transmissões para mostrar os bastidores do seu negócio, trazendo engajamento não só de consumidores, mas também de possíveis talentos. Quer saber como encontrar talentos? Acesse este infográfico!.
Como fazer transmissão ao vivo
Para fazer uma boa transmissão ao vivo, é preciso traçar uma estratégia, assim como em qualquer promoção de conteúdo. Na verdade, um vídeo sem planejamento pode manchar a imagem da sua marca.Além disso, é preciso criar transmissões que tenham a ver com a sua audiência – com base na sua persona. Seu vídeo deve ter, ainda, uma proximidade ideal com a pessoa, de forma profissional, mas ao mesmo tempo identificável. Uma das formas de fazer isso é criar um roteiro, mas não recitá-lo palavra por palavra. O vídeo deve ter um tom de conversa.Alguns passos sobre como fazer a sua transmissão ao vivo:
- Crie um teaser: para chamar a atenção para o seu vídeo, crie um teaser que divulgue data, horário e tema da transmissão.
- Ofereça algo útil: quando for decidir o tema da sua transmissão, procure escolher assuntos que interessem a sua audiência. Dessa forma, suas chances de engajar as pessoas serão maiores. As pessoas não procuram apenas anúncios, mas temas que trazem ensinamentos sobre a área, o segmento ou o produto.
- Escreva um roteiro simples: para não se perder durante a transmissão, crie um roteiro com os principais pontos. Assim, você não confunde a audiência e mantém a atenção, sem causar tédio.
- Construa uma conexão entre conteúdo e marca: as pessoas precisam identificar peças de conteúdo como sendo da sua empresa, e com as transmissões ao vivo não é diferente. Lembre-se de conectar o tema ao seu propósito e imprima sua marca durante a transmissão.
- Incentive a participação: que tal oferecer cupons de desconto para quem participar da transmissão?
- Escolha uma ferramenta: se o vídeo for transmitido de uma rede social, considere escolher aquela na qual sua marca é mais expressiva. Confira mais informações sobre ferramentas e sobre como fazer transmissão ao vivo abaixo.
- Compartilhe o vídeo: para quem não pode participar, não se esqueça de deixar um vídeo salvo, a fim de alcançar mais pessoas.
Quais ferramentas utilizar
Confira o guia das ferramentas mais utilizadas para você ter sucesso na sua transmissão ao vivo:Google Hangouts on Air: é uma ferramenta gratuita para perfis da rede social do Google, o Google Plus. Qualquer empresa com uma conta na rede pode acessar o vídeo por meio de um link.Vimeo Live: é perfeita para quem precisa realizar transmissões com alta qualidade, o que é uma marca registrada da plataforma de vídeos Vimeo. Além disso, usuários não veem anúncios publicitários em nenhum momento do vídeo. No entanto, custa 75 dólares mensais.Facebook Live: é uma ferramenta gratuita para páginas do Facebook. É possível divulgar para qualquer pessoa cadastrada na plataforma, para acessar o vídeo, inclusive pelo celular. Quem não quer perder nenhuma transmissão sua pode ligar as notificações, assim, sempre que você estiver ao vivo, a pessoa recebe um aviso.Instagram Live Video: é uma das plataformas mais utilizadas no momento, inclusive por usuários pessoais. É possível compartilhar as transmissões com fãs da marca e enviar notificações.Periscope Producer (Twitter): o Periscope, plataforma exclusiva para transmissões, foi comprado pelo Twitter. Usuários que utilizam a função dentro do microblog também podem acessar as transmissões, automaticamente, no Periscope. Você pode realizar a transmissão de qualquer lugar e compartilhar em seu perfil no Twitter.YouTube Live: a maior plataforma de vídeos do mundo também possui uma função de transmissões ao vivo. Usuários ainda podem receber notificações, e os vídeos ficam salvos no canal posteriormente.
Gostou de saber como fazer transmissão ao vivo?
Os eventos ao vivo são uma ótima maneira de aumentar o engajamento da sua audiência e divulgar seus produtos e sua marca. Não deixe de fazer uma! Quer saber mais sobre estratégias de redes sociais? Confira também:ESTAR NO INSTAGRAM VALE A PENA? CONFIRA 6 DICAS PARA PEQUENAS EMPRESAS