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Como o marketing de influência pode ajudar a vender mais

marketing de influência

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O marketing de influência ou de influenciadores (ou E-commerce Marketing) é agora uma forma dominante de promover negócios, produtos e serviços na internet.Uma pesquisa sobre influenciadores digitais, realizada pelo Opinion Box em 2022, mostrou que 77% dos internautas seguem influencers nas redes sociais. O número é impressionante e pode ser um bom indício para as marcas que estão pensando em investir nesse mercado.Afinal, uma estratégia que se encontra tão em alta pode ajudar a alavancar o seu negócio também. Caso você não saiba bem como fazer isso, não se preocupe! Agora você vai aprender o que é marketing de influência e como essa estratégia pode ajudar você a vender mais!

O que é marketing de influência

O marketing de influência envolve uma parceria entre marca e influenciador para potencializar a comercialização de produtos ou serviços. Algumas colaborações de marketing de influenciadores são menos tangíveis do que isso – as marcas simplesmente trabalham com influenciadores visando melhorar o reconhecimento da marca.Os influenciadores, ao contrário das celebridades, podem estar em qualquer lugar e ser qualquer um. O que os torna influentes são seus grandes seguidores na internet, especialmente nas mídias sociais. Um influenciador pode ser um fotógrafo de moda popular no Instagram, um blogueiro de tecnologia bem lido que twitta ou um executivo de marketing respeitado no LinkedIn. Dentro de qualquer setor, existem pessoas influentes – você só precisa encontrá-las. Alguns terão centenas de milhares (ou até milhões) de seguidores. Mas muitos se assemelham a pessoas comuns.Os influenciadores, mesmo que não tenham um número gigantesco de seguidores, se destacam por terem desenvolvido uma reputação de serem os especialistas em seu campo de atuação. Na prática, são conhecidos por responderem às perguntas que as pessoas do seu segmento geralmente têm. Dependendo do segmento e do tipo de conteúdo em que se especializam, influenciadores são pessoas que fazem as postagens sociais mais envolventes em seus tópicos. Eles compartilham as melhores fotos, fazem os vídeos mais divertidos e promovem discussões online informativas para o seu público.Sabendo disso, o importante é ressaltar que essa modalidade de marketing pode ajudar você a vender mais. É sobre isso que vamos falar agora.

Quem pode se aproveitar do marketing de influência?

Antes de mais nada, vamos estabelecer, afinal, quem é que pode sair lucrando com ações relacionadas a influenciadores digitais.Quando falamos sobre grandes estratégias e cases de sucesso do marketing de influência, normalmente os nomes de pessoas e marcas que surgem são sempre de gigantes do mercado.Grandes empresas e influenciadores com muitos milhares de seguidores são, geralmente, envolvidos nas principais campanhas de sucesso nessa modalidade de marketing. Vale pontuar, porém, que não são só as grandes marcas que conseguem bons resultados.A boa notícia é que marketing de influência serve para todo tipo de negócio. Mesmo as pequenas empresas podem obter sucesso nas vendas a partir do trabalho com influencers. A chave para se aproveitar dessa estratégia é encontrar o tipo de ação que funciona e que cabe no bolso das pequenas e médias empresas. Caso você esteja se animando com essa possibilidade, já vamos adiantar outro ponto positivo: você não precisa gastar muito para tirar do papel uma ação de marketing de influência.

Como o marketing de influência ajuda a vender mais

Agora vamos à parte que mais interessa: como o marketing de influência pode ajudar empresas, especialmente as PMEs, a alavancar os negócios.Primeiro, vale ressaltar que, segundo a pesquisa sobre influenciadores do Opinion Box, 55% das pessoas que seguem influencers já compraram por indicação desses profissionais. Esse número mostra que apenas o ato de indicar produtos e empresas pode fazer com que os seguidores se interessem por comprar algo que os influenciadores divulgam.A propósito, a estratégia é baseada exatamente nisto: o poder que certas pessoas têm de influenciar outras a pensar de certa forma e agir com certos objetivos.Além desse ponto principal, o marketing de influência pode dar um gás nos seus resultados de outras maneiras, tanto diretas quanto indiretas. Veja as principais delas:

1. Aumentando o reconhecimento da marca

De acordo com o relatório State of Influencer Marketing da LaunchMetrics, 90% dos profissionais de marketing concordam que os influenciadores os ajudam a aumentar o reconhecimento da marca.Contratar um influenciador para promover sua marca ou produtos ajuda a expandir seu alcance, uma vez que os influenciadores compartilham seu produto e sua marca com o próprio público, garantindo exposição imediata para o seu negócio.Selecionar influenciadores com públicos semelhantes ao seu é essencial para transformar a exposição do influenciador em novos fãs e clientes para a sua marca.As pequenas empresas, em especial, devem aprender como as marcas maiores abordam o marketing de influenciadores para avaliar como podem alavancar os influenciadores a fim de aumentar seu público. É tudo uma questão de adaptar a estratégia para sua realidade.

2. Criando confiança com os clientes

Os influenciadores têm poder de decisão sobre as marcas com as quais escolhem fazer parceria, uma expressão de confiança em sua empresa que pode influenciar o modo como as pessoas percebem sua marca.A confiança que os influenciadores constroem com seus seguidores geralmente se traduzem em ação do consumidor quando eles apoiam sua empresa.O marketing de influenciadores também cria uma experiência mais orgânica de publicidade em relação aos usuários: as postagens de divulgação de marcas e produtos são integradas aos feeds do Instagram dos usuários e, portanto, são menos disruptivas do que um anúncio tradicional. Assim, o consumidor tem menos chances de rejeitar aquela mensagem publicitária.

3. Influenciadores “menores” são flexíveis e acessíveis

O estudo da Launchmetrics também descobriu que 46% dos profissionais dizem obter melhores resultados ao trabalhar com micro influenciadores, ou seja, aqueles que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores.Como têm um público menor, os micro e nano influenciadores estão mais conectados com seus fãs, que frequentemente se envolvem com seu conteúdo e confiam em suas recomendações.Em média, influenciadores com menos de 1.000 seguidores geram uma taxa de engajamento de 8%, em comparação com influenciadores com mais de 100.000 seguidores, que têm uma média de 1,7% de engajamento.Além dos micro influenciadores, a outra categoria de influencer “menor” pode ser muito útil para as empresas que querem começar no marketing de influência: os nano influenciadores – ou seja, aqueles que têm até 10 mil seguidores. Os micro e os nano influenciadores, de forma geral, são mais acessíveis em praticamente qualquer orçamento. Para empresas de pequeno e médio portes, em especial, isso pode fazer toda a diferença.Por fim, os micro e os nano influenciadores tendem a ser mais flexíveis e abertos a novas ideias e promoções criativas.Esse tipo de flexibilidade oferece uma vantagem para marcas que desejam incluir influenciadores em promoções especiais, como transmissões ao vivo, conteúdo criado em parceria ou eventos presenciais.Públicos altamente engajados, preços acessíveis e flexibilidade tornam os micro e os nanoinfluenciadores uma excelente opção para pequenas empresas que desejam usar o marketing de influência para aumentar o reconhecimento da marca e criar confiança com seu público.Agora que você sabe as principais formas pelas quais o marketing de influência pode ajudá-lo nos resultados do seu negócio, que tal colocar a mão na massa?Acesse o nosso passo a passo completo para montar sua estratégia com influenciadores e comece logo as suas parcerias de sucesso!