Como trabalhar com influencers: 6 dicas práticas
Saiba como cultivar relações com influencers, como definir objetivos de campanha e criar briefings para obter os melhores resultados.
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Você sabia que 43% das pessoas afirmam ter feito alguma compra por causa de algum conteúdo de influencers?Os influenciadores ou criadores de conteúdos são pessoas que estão nas redes sociais, ativamente, compartilhando informações, entretenimento e curiosidades sobre a sua rotina.Eles buscam por engajamento e atenção de seus seguidores, sendo capazes de inspirar comportamento, inclusive de compras. Usam de suas redes para construir e propagar opiniões, pensamentos e preferências.Eles podem gerar diferentes formas de conteúdo – desde os mais jornalísticos, de informação, de puro entretenimento ou algum tipo de combinação entre esses formatos.
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Atualmente, já são grandes aliados das marcas, porque eles conseguem fazer publicidade de uma forma mais humana, natural e atrativa. Não são meros anúncios, mas uma mistura entre a descrição de um produto e a rotina, por exemplo.Marcas de diferentes portes já estão investindo em ações com os influenciadores, inclusive os micro e os pequenos negócios.Para saber como colocar isso em prática, leia este post até o final.
Por que contratar um influenciador?
Estamos em um cenário em que a atenção do consumidor é um ativo cada vez mais caro. Somos bombardeados de anúncios – sejam eles no mundo digital, sejam eles no mundo físico.Por isso, algumas marcas apostam em modos mais humanizados de publicidade, como é o caso do uso da imagem de artistas, modelos reconhecidos, nas telenovelas, e mais recentemente com os influenciadores.
A ascensão dos influenciadores ou criadores de conteúdo traz uma grande vantagem para os micro, pequenos e médios negócios.
Afinal, o acesso a esses produtores de conteúdo como uma maneira de promoção das marcas é muito mais democrático do que antigamente, quando essa vertente do marketing denominada de “marketing de influência” se restringia às grandes marcas.Hoje, existem diferentes modelos de influenciadores – os que trabalham em algum nicho mais específico (gastronomia, moda, viagens, dentre outros), ou em temas relacionados a algum papel social (exemplo: as influenciadoras que são mães e trabalham com temas somente relacionados à maternidade) ou mesmo os mais generalistas.Em relação ao tamanho, pode-se dizer que temos:
- Nano influenciadores - de 1 a 10 mil seguidores
- Micro - de 10 a 50 mil
- Médios - de 50 a 500 mil
- Macro - de 500 mil a 1 milhão
- Mega - acima de 1 milhão
Quer entender um pouco mais desse universo? Acesse aqui o infográfico com o “Passo a passo para montar sua estratégia com influenciadores”.Os nano e micro influenciadores são mais acessíveis aos negócios de menor porte.São inúmeras as vantagens usar do influenciadores como:
- audiência engajada: como veremos a seguir, os influenciadores podem contar com públicos bastante engajados;
- custo acessível: existem diversos formatos de parceria, inclusive, por meio de permuta de serviços ou com pagamento ao influenciador conforme resultados;
público mais segmentado: alguns influenciadores trabalham de forma bastante “nichada”, e isso pode contribuir para que você acesse com mais facilidade o seu público comprador.
- Separamos a seguir um passo a passo para guiar você nessa escolha:
1 – Tenha um objetivo em mente
Tenha objetivos e métricas bem definidas.Você deseja que a empresa fique mais conhecida? Neste caso, um influenciador com mais seguidores pode ser mais adequado.Ou sua intenção é aumentar as vendas? Talvez, distribuir entre 3 ou 4 perfis menores pode ser mais estratégico.Estabeleça metas que possam ser mensuradas, por exemplo: crescer 500 seguidores no perfil em um mês ou aumentar em 10% as vendas no trimestre.A metodologia de OKRs (Objectives and Key-Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) pode ser útil.
2 - Escolha pela afinidade com o seu negócio
Um dos pontos mais importantes na hora de selecionar potenciais influenciadores é a identificação da pessoa com o seu negócio e com o seu público.Por exemplo, se o seu negócio é do ramo de alimentação, é fundamental que seja um influencer que tenha feito algum conteúdo sobre o tema ou que more na região, ou ao menos na cidade.Um estudo de persona pode ajudar a entender a afinidade entre a forma como esse influenciador se comunica. Se o seu público está no Tik&Tok, o seu influenciador tem que ter presença e conteúdo relevante nessa mesma rede.Feita uma seleção prévia de influenciadores que trabalham na sua região ou que se identificam com o seu nicho e com o seu público, é hora de analisar o engajamento.Faça uma lista ou uma planilha com esse primeiro filtro. Se possível, crie colunas para comparar os próximos pontos!
3 - Analise o engajamento
Como vimos, temos influenciadores com alcances diferentes, graças ao número de seguidores.Mas atenção, não necessariamente o número de seguidores é a melhor métrica. Ele pode ser uma referência para você encontrar pessoas mais acessíveis a sua realidade.Além de analisar o número de seguidores, é necessário se atentar para o engajamento dos seguidores e o modo como os conteúdos são produzidos. Você pode observar os comentários e as curtidas no perfil do influenciador ou utilizar de ferramentas de verificação de perfil como é o caso do Social Blade, da Socialpeeks ou da Squid.Observe:
- a frequência de postagens;
- os tipos de conteúdos produzidos (formatos, qualidade das fotos e dos vídeos);
- quantos e quais os tipos de comentários;
- curtidas;
- se possível, peça os prints de stories mais recentes;
- se as postagens têm autenticidade, ou se são somente posts copiados;
- use ferramentas de verificação de perfis;
- fuja de perfis que já compraram seguidores.
4 - Converse antes de contratar
Marque uma conversa descontraída com o influenciador, apresente a sua marca e o seu objetivo.Tente entender se a conversa é fluída, se você pode passar um descritivo da ação que planeja executar e como ele costuma trabalhar.Com todas as opções na mesa, negocie.
5 - Faça um bom documento de alinhamento
A ideia do trabalho com influenciadores é deixá-los produzir conteúdo sobre sua marca ou produto, já que são eles que sabem falar diretamente com a audiência.Um documento, amplamente denominado de “ briefing”, pode ajudar. Ele nada mais é do que uma lista de informações úteis que vão orientar o trabalho.Escreva neste documento:
- Quais as características do produto ou serviço precisam ser ditas (se existir alguma promoção, se for falar o preço, como funciona, onde é, como o cliente pode saber mais a respeito).
- Detalhe todos os seus objetivos e as expectativas.
- Anote o que foi combinado.
- Indique qual é a ação esperada (ou call-to-action) – se a pessoa deve entrar em algum site, conhecer o seu negócio presencialmente, acessar a rede social.
- Especifique o tipo de conteúdo (quantidade e tipo de postagens).
- Alinhe o que você espera da comunicação (mais séria, descontraída ou com humor, por exemplo).
O importante é que as partes estejam bem alinhadas.
6 – Crie relações com os influenciadores
Mais do que apenas produtores de conteúdo, pense nos influenciadores como parceiros da sua marca. Cultive uma relação de proximidade – convide-o para conhecer presencialmente o seu negócio.Quanto mais próximo da marca, maior será a naturalidade ao promover o seu trabalho.
7 – Acompanhe as tendências do marketing digital
Além de contratar influenciadores, é importante que você fique por dentro das novidades e de como as redes sociais têm se comportado. Assim, será possível realizar melhores seleções e curadorias de conteúdos.E, para se manter sempre por dentro das novidades quando o assunto é negócios, conheça nosso Guia Tendências 2022.