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Como vender no iFood: o que é necessário, custos e vantagens

Vamos te dar as dicas de como vender no iFood, como se cadastrar como pessoa física e jurídica para vender no aplicativo e muito mais.

Desde o seu lançamento em 2011, o serviço brasileiro de entrega de comida iFood atingiu um valor de mercado de 5,4 bilhões de dólares. Em junho de 2023, a empresa operava em cerca de 1.700 cidades e contava com cerca de 330 mil restaurantes parceiros. Além disso, o iFood contabilizou um total de 200 mil entregadores no Brasil. 

A empresa cresceu por meio de fusões e seus serviços foram expandidos para além da entrega de comida, oferecendo soluções de farmácia, mercado, pets e muitos outros. Atualmente, o iFood conta com mais de 40 milhões de clientes. 

Neste post, vamos te dar as dicas de como vender no iFood, como se cadastrar como pessoa física e jurídica para vender no aplicativo e muito mais. 

O que é o iFood 

O iFood é uma plataforma online de pedidos e entrega de comida que atua no Brasil e se destaca como líder do delivery online na América Latina. É propriedade da Prosus, com sede na Holanda, e de sua empresa de investimentos brasileira Movile. 

Como vender no iFood: o passo a passo completo 

O cadastro do estabelecimento na plataforma é gratuito, bastando acessar o site oficial do iFood e preencher os dados básicos do negócio, como CNPJ, endereço completo, informações sobre o representante legal, tipo de cozinha e os dados bancários da sua empresa, entre outros. 

Na etapa de cadastro, o responsável pelo estabelecimento deverá optar por um dos dois planos disponíveis: o Básico ou o Entregador. 

Plano Básico 

Quem tem um sistema de entrega próprio pode escolher o Plano Básico. Neste caso, o estabelecimento fica responsável por entregar o produto ao consumidor.  

Benefícios: 

  • Administrar os pedidos na plataforma;
  • Conquistar descontos com programas internos;
  • Aproveitar as estratégias de marketing;
  • Participar de campanhas e promoções.

Plano Entregador 

No Plano Entregador, além de contar com os benefícios do plano Básico, o estabelecimento recebe:

  • Apoio na entrega, com pessoas entregadoras parceiras; 
  • Atendimento até a entrega; 
  • Rastreamento da entrega em tempo real;
  • Tecnologia para gerenciar o tempo de preparo e entrega dos pedidos. 

Após preencher esses dados, você, como responsável do estabelecimento, deverá assinar o contrato online da parceria. Quando o cadastro é concluído, ele passa por uma análise, que, se aprovado, permite criar o restaurante virtual dentro da plataforma. 

Documentos para se cadastrar no iFood 

Para cadastrar seu empreendimento no iFood, você deverá informar seus dados pessoais e os dados da sua empresa. 

Documentos da empresa que serão solicitados: 

  • CNPJ válido e CNAE no ramo alimentício;
  • Conta bancária vinculada ao CNPJ ou, em caso de MEI, vinculada ao responsável;
  • Endereço completo da loja, incluindo o CEP. 

Com relação aos dispositivos, para vender no iFood, você deve ter: 

  • Celular Android ou computador com Windows (no mínimo o 7);
  • Internet para receber e gerenciar os pedidos. 

Quem pode vender no iFood 

Empreendedores que possuem CNPJ e, em algumas cidades, é possível cadastrar o negócio usando CPF.

Como vender no iFood com CPF 

Para incentivar cada vez mais o empreendedorismo, a empresa está implementando uma iniciativa que permite o cadastro do seu negócio no iFood com CPF. Para isso, você deve estar enquadrado em uma das 300 cidades que participam do programa. Ou seja, você pode vender no iFood com CPF. 

Mas fique atento: sua loja tem um prazo de 12 meses para se regularizar e emitir um CNPJ. 

Ao começar a vender no iFood com CPF, a plataforma lhe dará um prazo de 12 meses para você regularizar a sua loja e emitir um CNPJ. Você pode se inscrever como MEI, por exemplo, para vender no iFood. 

Entretanto, o prazo de 12 meses para se formalizar não é fixo, podendo ser reduzido para até 90 dias, se a sua loja tiver 500 ou mais pedidos em um mês, ou superar o faturamento mensal de R$ 20 mil. Nesse caso, o prazo para formalização é contado a partir do alcance desse número de pedidos ou valor de faturamento. 

Os empreendedores que possuem lojas que participam do programa não precisam de CNPJ para vender no iFood, mas devem atender aos seguintes requisitos: 

  • O CPF deve estar regularizado junto à Receita Federal;
  • A loja não pode estar cadastrada no iFood como CNPJ ou CPF, mesmo se estiver no nome de outro representante legal;
  • O negócio deve operar em uma das 300 cidades que participam do programa. 

Para saber quais cidades participam do programa, acesse a página de cadastro, digite o CEP da sua loja e confira se a opção “Cadastro com CPF” está disponível. 

Vantagens de vender no iFood 

Maior visibilidade no app 

Seu negócio poderá chegar a milhões de clientes. Com a plataforma Marketing do Seu Jeito, o iFood disponibiliza ferramentas e conteúdos para os empreendedores gerarem maior visibilidade e tráfego dentro da loja online. 

Veja também: 5 tendências para food service 

Programa Super 

Os parceiros que se dedicam a oferecer melhores experiências para os clientes recebem um selo exclusivo no iFood, que aumenta a visibilidade do negócio. 

Marketing completo 

O iFood oferece ferramentas de marketing, fotos, anúncios, cupons e incentivo para promoções para que os negócios tenham mais visibilidade no app. 

Acesse também: Como aumentar as vendas e o faturamento dos pequenos negócios? 

Desconto na ferramenta Anota AI 

Você ganha desconto para ter um robô para atender os clientes no WhatsApp e nas redes sociais. Dessa forma, os pedidos que chegam fora do app ganham mais agilidade no atendimento e entrega. 

Além disso, como parceiro do iFood, você ainda vai contar com ferramentas como o Gestor de Pedidos, iFood Shop, conta digital e linha de crédito especial, guia para melhorar sua loja, cursos gratuitos no iFood Decola, serviços de logística para quem não tem entregadores e muito mais.

Dicas para vender mais no iFood 

Agora que você entendeu melhor como vender no iFood, pode começar a pensar nas suas estratégias para se destacar na plataforma e vender mais. Aqui vão 5 dicas de o que você pode fazer:

Capriche nas fotos 

Como os clientes não poderão sentir o cheiro dos pratos do cardápio, eles vão fazer suas escolhas sendo influenciados pela aparência da comida, ou seja, vão “comer com os olhos”. Escolha cenários que tenham a ver com seu cardápio e fique atento à qualidade das fotos. 

Leia também: 14 dicas de fotografia de produtos 

Elabore um cardápio objetivo 

Descreva os pratos com clareza, criatividade e inclua detalhes como os ingredientes e tamanho das porções. 

Aproveite as promoções e cupons de desconto 

Dentro do app há uma aba exclusiva para promoções. Os clientes que não abrem mão de um desconto costumam clicar nessa aba e escolher os negócios que oferecem melhores preços. 

Outra opção é vincular seu negócio aos cupons de descontos promovidos pelo iFood, desde que seja viável. 

Dedique-se à entrega 

Além de oferecer um produto bom, é preciso investir na entrega, etapa extremamente importante para o seu processo de vendas. 

Leia também: Dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce 

Os clientes gostam de entrega rápida a um custo baixo. Os usuários do iFood escolhem os estabelecimentos com base no tempo e valor da entrega, principalmente aqueles que oferecem entrega grátis. 

Você precisa cumprir o prazo prometido ao cliente! 

Analise as avaliações 

Fotos, cardápio, promoções, cupons de desconto e entrega são itens que podem influenciar a nota do seu estabelecimento. Portanto, seja profissional e faça tudo o que for possível para garantir uma ótima apresentação do seu negócio. 

Com essas dicas de como vender no iFood, você já pode começar a elaborar suas estratégias para alcançar mais clientes na plataforma e alavancar suas vendas. 

Para aprender mais sobre o assunto, veja como vender mais em marketplace e incrementar sua receita com esse tipo de parceria. Boas vendas!

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