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14 dicas de fotografia de produtos

fotografia de produtos|||||||

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Se você tem um e-commerce, redes sociais da sua loja ou está em um marketplace, este conteúdo é especialmente pra você! Separamos 14 dicas de fotografia de produtos para alavancar as suas vendas.Conseguir tirar boas fotos dos produtos é imprescindível para chamar a atenção dos consumidores. E, aliás, pode ser fator determinante para a compra.Agora, caso você não seja um bom fotógrafo, nem tenha um equipamento profissional, fique tranquilo. Estas dicas podem ajudar assim mesmo.Vamos para o passo a passo?

1 - Treine o seu olhar

A primeira dica é praticamente um exercício de observação. A fim de conseguir garantir bons cliques, será necessário treinar o seu olhar para:

  • Atentar para os detalhes.
  • Saber diferenciar o que mais chama a atenção.
  • Conseguir identificar o que é mais harmônico esteticamente.

Para além do gosto pessoal, o exercício de observação pode ajudar você, e muito, a melhorar as fotos.

2 - Tenha uma pasta de referências

Você já buscou nas redes sociais e no Google fotos de lojas que comercializam os mesmos itens que você?A ideia aqui não é copiar, mas se inspirar. Observe dentre as fotos que mais impactam:

  • Qual é o fundo.
  • Se foi possível observar os detalhes do produto.
  • Como é a iluminação.
  • Qual o ângulo.
  • Quais os outros elementos que compõem a foto.

Talvez você descubra que vale a pena investir em algum tipo de cenário – desde fundos brancos ou fotográficos que você consegue adquirir na internet, até mesmo outros objetos para compor com o seu produto.Por exemplo, se o seu nicho é de acessórios, pode ser interessante investir em fundos brancos e porta-objetos. Se for do segmento de culinária, pode valer a pena ter vasilhames bonitos.Uma boa fonte de inspiração e referências é o Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos, tendências e ideias.Aqui, mais uma vez, será necessário ativar o exercício da observação.

3 - Aposte também em cenários naturais

O fundo branco para produtos é importante para mostrar detalhes – especialmente em sites, marketplaces e fotos enviadas diretamente ao cliente.No entanto, em relação às redes sociais, o elemento da humanização é necessário e pode fazer toda a diferença. Isto é, você deve mostrar o produto dentro de um contexto e de uma rotina. Para isso, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo, fazendo um exercício de identificação de persona.Usando o exemplo de acessórios, outra sugestão é apostar em fotos de pessoas, se possível, com roupas sem estampa, para não distrair a atenção. Faça combinações de looks!No caso de produtos de alimentação, invista em mesas postas ou em outros cenários que demonstram o produto sendo consumido.Se o seu produto causa uma transformação – como os de limpeza e produtos de beleza –, é muito indicado investir no “antes e depois” e também na foto do produto ao lado do resultado alcançado. Portanto, caso venda algum produto (como de limpeza), o ideal é fazer fotos com o fundo branco, mas também é interessante mostrar uma pessoa fazendo uso do produto.

4 - Conheça as possibilidades do seu equipamento

Imagino que o celular seja seu grande aliado na hora de tirar fotos. Hoje em dia, vários modelos de smartphones contam com configurações avançadas para fotografar. A dica é separar um tempo para entender todas as possibilidades.Algumas câmeras têm:

  • Ajuste de luz
  • Possibilidade de ajustar o foco
  • Filtros
  • Flash automático

Aprenda a configurar a câmera do seu celular. Você pode buscar no YouTube por vídeos como: “fotos profissionais”, e o nome e modelo do seu celular.

5 - Não economize na quantidade de fotos e nos testes

Obter boas fotos vai exigir treino, especialmente no começo. Esta é uma das dicas mais importantes para fotografar produtos: teste, repita e mude pequenos detalhes.Aliás, já aproveite a sua sessão de fotos a fim de alimentar suas redes sociais. Faça um calendário estratégico de postagens.

6 - Cuidado com a resolução da foto

Agora, vamos falar de algumas dicas de fotografia para produtos um pouco mais técnicas. Observe a resolução das fotos, isto é, a quantidade de pixels por polegada em uma foto. Uma baixa resolução faz com que a foto fique com uma aparência de menos nitidez, ou com alguns quadradinhos.Você deve estar se perguntando: qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as suas imagens tenham 1020 x 1024 pixels.Vale lembrar que, na hora de colocar as fotos no ar, cada plataforma vai sugerir uma resolução.Uma dificuldade aqui é o tamanho do arquivo. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG.Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.

7 - Cuidado com o enquadramento

O termo “enquadramento” vem de “enquadrar”. Ao tirar uma foto, você consegue ajustar a distância da câmera para capturar mais ou menos os elementos da foto.Assim, é possível ajustar a proporção do que aparece na foto – entre produto e fundo.Tente fazer o enquadramento que garanta uma composição adequada e harmônica.É importante observar os ângulos da câmera e do produto. É recomendado fotos com ângulos retos para produtos, isto é, sem inclinar a câmera.Pode ser que valha a pena investir em tripés, visando assegurar o enquadramento e a estabilidade, que será o nosso próximo tópico.Por fim, uma dica que pode te ajudar bastante é habilitar o grid nas câmeras fotográficas, isto é, as linhas de grades, que podem te ajudar na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular.

8 - Cuidado com a estabilidade

A estabilidade da câmera ou do aparelho de celular é imprescindível para garantir a nitidez das fotos. Nessa hora, um tripé pode ajudar bastante.

9 - Preste atenção à iluminação

Uma iluminação adequada pode fazer toda a diferença. Aliás, é a luz que vai contribuir para que os detalhes do produto fiquem mais nítidos.A boa notícia é que hoje existem algumas opções de iluminadores bem acessíveis. Em se tratando de produtos, é mais adequado usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis.Outra dica é usar a iluminação natural, isto é, fazer fotos durante o dia.É fundamental observar se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias.Por fim, uma regra básica que deve ser seguida é: não faça fotografias contra a luz.

10 - Cuidado com o excesso de informação

Como falamos, para e-commerces e marketplaces as fotos em fundo branco são mais recomendadas. Já nas redes sociais, é bom mesclar fotos que enfatizam o produto, com as que possibilitam a humanização e inserem o produto dentro de um contexto.Mas cuidado com o excesso de informação. Especialmente nos sites e nas lojas. Uma foto muito poluída pode distrair o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele.No caso das redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos. Isso vai contribuir para a gerar uma identidade de marca.

11 - Não use filtros para fotos de produtos em sites e marketplaces

Os filtros podem alterar a cor do produto e até mesmo o contorno de alguns deles.Deixe os filtros para fotos de pessoas e em redes sociais.

12 - Dê uma noção de proporção

Esta é uma dica bônus, não é obrigatória. No entanto, pode fazer sentido para alguns nichos – como o de acessórios.Sempre que puder, transmita uma noção de proporção do seu produto, ou seja, coloque algum outro objeto por perto (cuidado com o ângulo, para não perder essa proporção).

13 - Quando possível, mostre uma opção mais ampliada ou com zoom

Uma dica de fotografia para produtos é, na medida do possível, mostrar os detalhes ou o produto bem de perto. Isso pode aumentar a confiança do consumidor, visto que é quase uma experiência de estar na loja física e poder observar o produto de perto.

14 - Se possível, aprenda a editar

Pequenas edições podem ajudar bastante, especialmente se o seu foco está nas redes sociais. Existem alguns aplicativos gratuitos e outros pagos que atendem muito bem: PicsArt, Snapseed, Adobe Lightroom, VSCO, Adobe Photoshop Camera e Adobe Photoshop Express.Agora, é hora de separar os produtos, definir os cenários, entender se é necessário adquirir algum equipamento e colocar tudo isso em prática. Boas vendas!Além de fotografias, muitas marcas têm investido em lives shoppings, ou melhor, filmagens do produto para impulsionar as vendas. Saiba como aumentar suas vendas promovendo lives.