Comunicação

Consultoria para pequenas empresas: como funciona e por que fazer

Consultora ajudando empresário em sua pequena empresa

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

No Brasil, muitas empresas fecham suas portas antes mesmo de completar 5 anos de operação. Segundo dados do Sebrae, a taxa de sobrevivência de empresas no Brasil é de apenas 43,5%. Para evitar que essa frustrante realidade se torne parte da vida de um negócio, é fundamental contar com profissionais qualificados. Para isso, é muito comum a procura por consultoria para pequenas empresas.

Neste artigo, entenda o que é essa consultoria, como funciona e quais benefícios pode trazer para sua empresa. Você também vai saber mais sobre dois serviços do Sebrae voltados para pequenas empresas e seus objetivos específicos.

Importância da consultoria para pequenas empresas

A função principal da consultoria empresarial é proporcionar conhecimento técnico e especializado para ajudar uma empresa a obter melhores resultados e atuar de forma mais estratégica para conquistar seus objetivos. No caso de pequenas empresas, a consultoria é vista como uma possibilidade de apoio e suporte técnico e ajuda a identificar os problemas e oportunidades, criando planos de ação efetivos.

Para ilustrar, imagine um empreendedor iniciante que decide abrir uma loja virtual de produtos de moda. Ele pode conhecer muito bem o nicho de moda, mas pode enfrentar muitos problemas na administração da loja, no controle de estoque, na gestão dos prazos de entrega, na análise de dados de vendas, etc.

Uma consultoria pode ajudar, então, a lidar com todas essas questões, mostrando novas tecnologias, orientando planejamentos, processos e gestão dos negócios, melhorando a tomada de decisão e despertando no empreendedor outras possíveis oportunidades de negócio no futuro.

Conheça: 15 aplicativos de finanças para gestão na sua empresa

Como funciona a consultoria para pequenas empresas

A consultoria empresarial é uma atividade executada por profissionais, autônomos ou empresas especializadas no assunto. Ela pode oferecer análises precisas para uma empresa, demonstrando pontos de força, fraquezas, ameaças e oportunidades em seu planejamento e posicionamento no mercado. 

Além disso, os consultores podem ajudar na tomada de decisão, na reestruturação de processos e na identificação de soluções personalizadas. Esse tipo de trabalho tende a tornar a empresa mais competitiva, escalonável, com qualidade e eficiência no atendimento aos clientes.

Leia também: E-commerce: entenda esse modelo de negócio

Com relação ao custo, ele pode variar bastante, dependendo da especialização do consultor, do tempo de duração, do formato, dentre outras características. Existem consultorias de curto prazo, que realizam diagnósticos rápidos e apresentam soluções para questões específicas e de custo mais acessível. 

Por outro lado, a consultoria de longo prazo pode ser mais complexa e incluir as mudanças estratégicas significativas, com acompanhamento e implementação de ações para melhorias no desempenho, gerenciamento de riscos, e a continuidade nos processos de qualidade. 

O consultor pode atuar dentro da empresa de diferentes maneiras. Em alguns casos, o profissional pode ir até a empresa periodicamente, realizar reuniões de acompanhamento e apresentar novas recomendações. Em outros casos, pode trabalhar de forma remota, através de plataformas digitais, e-mails e chamadas telefônicas. Além disso, é comum que o processo de consultoria inclua a realização de treinamentos e capacitações com gestores e colaboradores, além da disponibilidade para tirar dúvidas e dar suporte sempre que necessário.

Entenda mais sobre capacitação neste post sobre Universidade Corporativa.

Os serviços de consultoria podem variar bastante dependendo das necessidades da empresa. Veja, a seguir, quais são os tipos normalmente contratados.

Tipos de consultoria para pequenas empresas

Existem diferentes tipos de consultoria empresarial. O ponto de partida deve ser a definição dos objetivos do negócio e dos problemas que a empresa enfrenta, e com isso, escolher o tipo de consultoria que pode ajudar a alcançar esses objetivos. Conheça os principais:

  1. Consultoria financeira: pode ajudar a identificar problemas financeiros e a criar um fluxo de caixa mais eficiente para a empresa.

  2. Consultoria em marketing: ajuda a definir como a empresa pode atrair seus clientes e aumentar as vendas, como promover seus produtos ou serviços e como melhorar o relacionamento com seus clientes.

  3. Consultoria em recursos humanos: auxilia a empresa em questões relacionadas a seleção, recrutamento e treinamento de funcionários, além de ajudar a resolver problemas trabalhistas e gerenciais.

  4. Consultoria em tecnologia da informação: responsável por avaliar e recomendar soluções tecnológicas para a otimização de processos produtivos, mudanças tecnológicas, aumento da produtividade e eficiência operacional.

O Sebrae possui diversas soluções que se encaixam nas suas necessidades. Conheça aqui duas delas.

Soluções Sebrae para pequenas empresas

O Sebrae é uma das principais instituições brasileiras que oferecem serviços de consultoria para pequenas empresas. Com os programas "Comércio Brasil" e "Programa ALI", oferecemos consultoria especializada em empreendedorismo e inovação para pequenas empresas de diversas áreas no país.

MOVE+ 

O MOVE+ é um programa do Sebrae criado para auxiliar os empresários brasileiros a impulsionarem suas operações de negócios no comércio conectando-os a novas oportunidades de negócio. 

Ao se inscrever, você pode ter acesso a novos mercados por meio de outros pequenos negócios. O MOVE+ conecta seu negócio a microempresas, artesãos, produtores rurais, compradores de todos os portes, e outros agentes capazes de ampliar o potencial da sua empresa.

Para participar, você pode se inscrever de forma gratuita e participar de um diagnóstico. Se sua empresa for aprovada, ela pode acessar dezenas de novas oportunidades de negócio. Clique aqui e envie a sua inscrição.

Sebraetec

O Sebraetec é uma solução do Sebrae focada em melhorar sua comunicação digital. É uma consultoria focada em inovação que ajuda você a melhorar suas vendas e sua performance através de uma comunicação mais efetiva. E o melhor: o Sebrae pode pagar até 70% do investimento para você.

Então, se o que a sua empresa precisa é ajuda com Design, Desenvolvimento Tecnológico, Produção e Qualidade ou Sustentabilidade, o Sebraetec é a escolha certa. Clique aqui para saber mais e conferir o passo a passo da inscrição.

ALI 

Já o Programa ALI (Agente Local de Inovação) tem como objetivo fornecer soluções de inovação a pequenas empresas. O programa oferece um acompanhamento individual com foco em inovação, com objetivo de preparar e inserir no mercado empresas mais inovadoras.

Você pode se inscrever e receber o acompanhamento por até 6 meses gratuitamente. O programa já tem mais de 12 anos de atuação e seus agentes são especializados em análise de dados, ampliação de ecossistemas de empreendedores, geração de valor em territórios, e muito mais. 

Clique aqui, saiba tudo o que você precisa para participar e inscreva-se.

Optar por consultoria para pequenas empresas pode não só melhorar os resultados do negócio, como também melhorar o gerenciamento da empresa, auxiliando na tomada de decisões e na implantação de mudanças. 

É preciso ter em mente que as constantes mudanças no mercado e nas necessidades dos consumidores exigem que as empresas se mantenham atentas e sempre preparadas para os desafios e oportunidades. 

Confira aqui nossa página de conteúdos educativos onde publicamos uma série de materiais sobre inovação e tendências e mantenha-se informado. Boa leitura!

Comércio Brasil - https://inovacaosebraeminas.com.br/solucoes-sebrae/comercio-brasil/ 

ALI - https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/agentelocaldeinovacao

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD