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Cross border: saiba mais sobre esta tendência de pagamento para e-commerces

Entenda a seguir o conceito de cross border, como essa operação funciona e quais vantagens ela traz para o e-commerce.

O aumento das compras online e do e-commerce para os mercados B2C (business-to-consumer) e B2B (business-to-business) está alimentando o crescimento das transações cross border. 

Segundo a Receita Federal, os consumidores brasileiros realizaram pouco mais de 210 milhões de encomendas em e-commerces estrangeiros em 2023, gastando cerca de R$ 6,42 bilhões; mais que o dobro do valor gasto em 2022, R$ 2,57 bilhões, em 178,6 milhões de compras internacionais. 

Entenda a seguir o conceito de cross border, como essa operação funciona e quais vantagens ela traz para o e-commerce. 

O que é cross border 

Em português, o termo “cross border” significa “comércio transfronteiriço”. É basicamente a venda de produtos de um país para outro, ou seja, qualquer transferência de propriedade, bens ou serviços entre indivíduos ou entidades empresariais que residam em países diferentes. 

Pode ser algo simples, como estar no Brasil e comprar um produto que virá da China ou transferir dinheiro para uma conta bancária em outro país. 

Tipos de transações cross border 

Há vários tipos de comércio transfronteiriço, incluindo transações comerciais, financeiras, investimentos, entre outros. 

As transações transfronteiriças podem ocorrer entre empresas (B2B), entre instituições financeiras (atacado), entre empresas e consumidores (B2C ou C2B) e entre consumidores (P2P). Isso inclui compras de e-commerce, transferências bancárias, pagamentos com cartão, métodos de pagamento alternativos (carteiras digitais e pagamentos móveis) e remessas. 

Os pagamentos cross border assumem muitas formas, incluindo (mas não limitados a): 

  • Transferências bancárias;
  • Transferências bancárias internacionais;
  • Transferências eletrônicas de fundos;
  • Pagamentos com cartão de crédito;
  • Pagamentos com cartão de débito;
  • Pagamentos com cartão de débito pré-pago;
  • Moedas digitais;
  • Carteiras digitais;
  • Carteiras móveis;
  • Compre agora, pague depois;
  • Pagamentos baseados em blockchain;
  • Pagamentos baseados em voucher;
  • Pagamentos em dinheiro;
  • Cheques em papel. 

Tipos populares de pagamentos cross border 

As transações cross border representam uma excelente solução para empresas em todo o mundo, com muitos métodos de pagamento online seguros disponíveis que também suportam plataformas de pagamento globais. 

Para saber qual é o tipo de pagamento internacional adequado para o seu negócio, é preciso entender os dois principais tipos de pagamento transfronteiriço. 

Pagamentos cross border no atacado 

Esse tipo de pagamento transfronteiriço centra-se em instituições financeiras, como bancos ou, em alguns casos, empresas de tecnologia financeira, que normalmente funcionam apoiando as suas próprias atividades de uma instituição para outra, ou para apoiar as transações transfronteiriças dos seus clientes. 

As atividades variam e incluem empréstimos, câmbio, commodities e títulos, negociação de ações e dívidas, entre outras. 

Pagamentos cross border no varejo 

O pagamento transfronteiriço no varejo é conhecido por ser utilizado entre empresas e pessoas. Eles incluem tipos principais, como pagamentos P2P (person-to-person) e B2B (business-to-business). 

Como funcionam as transações cross border? 

Funcionam da seguinte maneira: quando uma pessoa faz uma compra, um sistema financeiro transfere o “dinheiro” da conta do comprador para a conta do comerciante. 

Quando o dinheiro atravessa fronteiras, acontecem mudanças de moeda, taxas de transação estrangeira e taxas de câmbio. Além disso, mais entidades participam em cada etapa, tais como redes bancárias internacionais, bancos nacionais e outros sistemas financeiros. 

Para cada transação transfronteiriça, o banco correspondente (a entidade que solicita o dinheiro) entra em contato com o banco respondente (a entidade que faz a compra e envia o dinheiro). 

Embora normalmente cada banco tenha uma contraparte em outro país, esse pode não ser o banco respondente. Da mesma forma, o banco correspondente pode não estar na rede bancária principal do seu país de origem que envia pagamentos transfronteiriços. 

Isso significa que cada pagamento deve passar por vários bancos em cada ponta da transação antes de completar a viagem do comprador ao comerciante. 

Vantagens da operação cross border para o e-commerce 

O comércio eletrônico internacional oferece grandes oportunidades para os vendedores expandirem seu alcance de mercado e aumentarem as vendas. 

Acesse também: Dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce 

Veja quais são as vantagens de adotar essa tendência de pagamento. 

Crescimento da base de clientes 

Um dos benefícios mais significativos do e-commerce transfronteiriço é a capacidade de alcançar uma base de clientes maior. Ao realizar vendas internacionais, as empresas podem explorar novos mercados e atrair clientes que seriam inacessíveis de outra forma. Isso pode gerar aumento de vendas e receitas. 

Um exemplo é uma pequena empresa no Brasil que pode vender seus produtos a clientes na Europa, Estados Unidos e outros países. Esse alcance maior pode ajudar as empresas a crescerem e escalarem mais rapidamente do que se estivessem limitadas ao seu mercado local. 

Acesso a novos fornecedores e parceiros 

O comércio eletrônico transfronteiriço também abre oportunidades de colaboração com novos fornecedores e parceiros. Ao expandir a sua rede, as empresas podem fazer melhores negócios com novos fornecedores, melhorar a sua cadeia de abastecimento e melhorar as suas ofertas de produtos. 

Por exemplo, uma empresa pode encontrar um fornecedor em outro país que venda materiais de melhor qualidade a um custo menor. Consequentemente isso pode levar a produtos melhores e lucro maior. 

Vantagem competitiva 

Entrar no mercado internacional também pode proporcionar uma vantagem competitiva. Ao adotar o e-commerce transfronteiriço, as empresas podem se diferenciar dos concorrentes que operam somente em nível nacional. Isso pode ajudar a atrair clientes que procuram produtos ou serviços exclusivos que não estão disponíveis em seus países. 

Além disso, as empresas que firmam uma forte presença internacional podem construir reconhecimento e fidelidade à marca em escala global, podendo crescer seu negócio e obter sucesso em longo prazo. 

Melhor experiência do cliente 

O comércio eletrônico cross border pode melhorar a experiência do cliente. Quando se oferece produtos e serviços a um público global, as empresas podem atender às diversas necessidades e preferências dos clientes. Isso pode levar a uma maior satisfação e fidelidade do cliente. 

Leia também: 10 estratégias para fidelização de clientes 

Além disso, as empresas podem aproveitar a tecnologia para fornecer uma melhor experiência de compra aos clientes internacionais. Isso inclui oferecer diversas opções de pagamento, informações precisas de remessa e suporte ao cliente em vários idiomas. 

Conclusão 

No mundo globalizado de hoje, o comércio eletrônico cross border está se tornando cada vez mais popular, abrindo oportunidades para que as empresas não fiquem apenas confinadas ao mercado local e alcancem clientes de todos os cantos do mundo. 

Esse tipo de comércio continuará a aumentar e a evoluir à medida que as fronteiras se tornam cada vez menos relevantes para os compradores, independentemente do tipo de mercado (B2C ou B2B). 

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