Inteligência Artificial

Possibilidades, dicas e cuidados com o ChatGPT por Tiago Rosa

Possibilidades, dicas e cuidados com o ChatGPT por Tiago Rosa|

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Possibilidades, dicas e cuidados com o ChatGPT por Tiago Rosa

Você certamente já ouviu falar ou até já usou o ChatGPT. A ferramenta criada pela empresa OpenAI se popularizou rapidamente e as pessoas começaram a utilizá-la para os mais diversos tipos de função: responder a uma questão de matemática, escrever uma peça de teatro, traduzir textos, etc. As possibilidades são muitas e até comentamos sobre algumas delas por aqui.Para empresas, esse é um tipo de ferramenta muito interessante; afinal, é possível cortar alguns caminhos, acelerar o trabalho e descobrir novas formas de atender o seu cliente. Por trás disso, no entanto, surgiram discussões com relação à ética e dúvidas sobre a possível substituição da força de trabalho por ferramentas de Inteligência Artificial (IA).Foi por isso que convidamos o especialista Tiago Rosa, cofounder e head de produto da Diti Performance, para esclarecer essas dúvidas. Com base na experiência dentro da empresa que realiza projetos de CRO, UX, Web Analytics e outras áreas do conhecimento, ele nos trouxe dicas de uso, o que fazer para tomar cuidado e explicou por que o ChatGPT não deve gerar medo, mas ser usado ao máximo.Boa leitura!https://youtube.com/shorts/A2dhtCaC2vg?feature=share

Quais são as possibilidades de uso do ChatGPT por parte das empresas?

A Inteligência Artificial ainda é muito mais artificial que criativa. Quando falamos de tarefas que dependem da nossa criatividade, não podemos contar com ela. Mas a gente pode usar para muitas outras coisas. Por exemplo, vamos supor que você quer saber o feedback dos seus clientes para definir métricas. Você pode fazer uma pesquisa, pegar as respostas e pedir ao ChatGPT que filtre aquelas informações para você. Ele pode definir, com base nessa massa de informações, quais possíveis métricas você tem. Em um restaurante, por exemplo, seria sabor dos alimentos, tempo de entrega, atendimento, etc. Quando temos muitas informações, é difícil interpretar todas elas.Outro uso legal é na redação. Não para escrever textos, mas para adaptá-los a um público diferente, que você não conhece. Se sua empresa está em Minas, por exemplo, e você deseja alcançar clientes no Rio de Janeiro, ele pode fazer essa “tradução cultural” para um linguajar mais adaptado.Você pode também empregá-la para fazer contas, caso o Excel não seja seu forte, e pode ainda escrever códigos. As possibilidades são infinitas.

Quais cuidados o empreendedor deve tomar ao utilizar essas ferramentas?

O ChatGPT não sabe falar que “não sabe” algo. Você pode, por exemplo, pegar um tópico que você domine, seja culinária, mecânica, o que for. Se a sua pergunta para o ChatGPT for muito específica, é bem possível que ele se engane na resposta. Por isso, é sempre importante checar as informações e questionar quando algo não parece certo. Saber perguntar também é fundamental. Você deve saber pedir o que deseja. Para mim, a única regra que posso oferecer é usar. Não coloque dados sigilosos e sensíveis, mas utilize. É empregando essa nova ferramenta que você passa a conhecê-la. Tem um vídeo do Bill Gates sendo entrevistado e contando como era impressionante nós utilizarmos correio eletrônico para nos comunicarmos. Isso parece muito bizarro, mas estamos neste mesmo momento com o ChatGPT. Não sabemos ainda aonde isso vai chegar; o importante é estar por dentro.

Qual é o impacto do ChatGPT nos negócios e no mundo do trabalho?

Existem estudos, sim, dizendo que, a partir de 2030, vamos ter impacto em algumas áreas do trabalho. Assim como hoje já não existe mais ascensorista de elevador. Mas eu acredito que existem muitas possibilidades de realocação. Além disso, vamos ver mais impacto em quem não presta serviço personalizado, especializado, que fideliza clientes. A satisfação do cliente vai ser a diferença que você oferece em relação à IA porque o cliente confia em você, e não em um robô. Por isso que nós devemos usar o ChatGPT para acelerar nosso serviço e aumentar o nível de entrega ao cliente. Outro ponto a destacar: já se fala em penalização do Google em posts blog e em outros conteúdos escritos com Inteligência Artificial. Eu vejo que a IA está ficando cada vez mais sofisticada e pode até burlar esse controle. Mas o que muda o cenário é ter uma pessoa por trás que analisa os conteúdos.Em vez de escrevermos conteúdos como hoje o fazemos, podemos ganhar tempo na pesquisa e aumentar a produção e a qualidade dos artigos. A qualidade é até mesmo fundamental para o Google. Você pode tentar burlar o Google e falar de um assunto sobre o qual você não é especialista, mas, uma hora ou outra, ele vai descobrir isso, e seu conteúdo começará a cair no ranqueamento.E aí, pronto para aplicar as ferramentas de Inteligência Artificial no seu negócio? Também já falamos aqui sobre como utilizar a Inteligência Artificial para deixar a sua gestão mais eficiente. Leia esse post também!