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Entenda o que é a economia dos criadores e sua importância

economia dos criadores

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Mesmo que você ainda não saiba o que é “economia dos criadores”, provavelmente você segue alguém que produz conteúdo na internet – YouTube, Instagram, Twitter, entre outras plataformas. Em todas as redes sociais existem pessoas que produzem conteúdo em diversos temas e com isso geram receita para as empresas.Hoje chamamos essa prática de “economia dos criadores” porque já movimenta milhões de reais no Brasil e bilhões no mundo. Nos mais diversos segmentos – esportes, beleza, culinária –, há criadores para todos os gostos.Empresas podem se beneficiar muito das parcerias com esses criadores. Segundo pesquisa realizada pelo Opinion Box em 2022, 38% do público decidiu comprar um produto porque viu um “influenciador” utilizando-o.Por isso, neste artigo, você vai entender melhor o que é a economia dos criadores, sua importância no Brasil e como algumas marcas podem aproveitar essa oportunidade para impulsionar seu marketing.

O que é economia dos criadores

A economia dos criadores é definida como uma classe de pequenos negócios feita de criadores de conteúdo independentes na internet. Isso inclui influenciadores digitais, blogueiros e blogueiras, videomakers, podcasters e outros.Chama a atenção como os influenciadores digitais são apenas parte da comunidade de criadores. Nem todo criador é considerado um influenciador, mas nem por isso ele tem menos potencial de influenciar a opinião de consumidores e suas decisões de compra.A maioria desses criadores planeja, executa e distribui o próprio conteúdo. Com o tempo, eles ganham expertise e público, o que abre espaço publicitário para marcas, que podem criar parcerias em forma de posts pagos, por exemplo.É por isso que chamamos de “economia dos criadores”. Existe, hoje, um ecossistema em torno dessas pessoas, em que marcas e consumidores também saem ganhando, além das próprias plataformas onde eles distribuem seu conteúdo.

Por que a economia dos criadores cresceu tanto?

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box mostrou que 77% dos entrevistados seguem influenciadores nas redes sociais e 55% já compraram algo sugerido por esses criadores.A chance de nos influenciarmos a consumir um produto é muito maior quando vemos alguém que admiramos e confiamos fazendo uso e promoção dele. Marcas que desejam alcançar novos públicos ou criar uma conexão mais forte com sua audiência devem investir nesses criadores.A revista Forbes ainda destaca outros benefícios:

  • Acessibilidade: com mais de 6 bilhões de pessoas em posse de um smartphone, o acesso aos criadores de conteúdo tem um potencial muito grande. As plataformas ainda tornam o trabalho mais atrativo, com posts em diferentes formatos e possibilidades de edição dentro das próprias redes sociais.
  • Renda: os criadores têm potencial de levar grandes lucros para as marcas. Com altas taxas de engajamento, é possível ainda contar com audiências em nicho, distribuídas em todos os setores.
  • Muitas possibilidades: existe uma infinidade de projetos nos quais marcas e influenciadores podem trabalhar juntos. Empresas podem firmar acordos em longo prazo, criar colaborações em projetos específicos ou até trabalhar na criação conjunta de novos produtos.
  • Alcance: criadores de conteúdo atingem audiências que nem sempre as marcas conseguem, já que se tornam especialistas nos seus nichos e passam a ditar as novas tendências.

A economia dos criadores no Brasil

Por mais que a economia dos criadores tenha surgido primeiro em outros países, o Brasil não deixa nada a desejar, a cada ano que passa, mais essa prática cresce por aqui. Segundo pesquisa da Youpix com 314 criadores em 2022, 34,6% têm como única fonte de renda o trabalho como criador. Em 2021, apenas 16,8% trabalhavam com isso exclusivamente.A pesquisa ainda mostrou que 25,22% dos criadores cobram acima de R$ 3 mil por um post e mais três stories no Instagram, no ano anterior, 2021, esse percentual era de 18,2%. Por falar em stories, o Instagram ainda é a plataforma com mais criadores de conteúdo, com 59,6% dos respondentes dizendo utilizá-la mais, seguida no ranking pelo YouTube (12,7%) e TikTok (11,9%).Ainda assim, a maioria dos criadores não veem esse tipo de trabalho como um empreendimento. Há pouca exploração desse modelo de negócio que tem tanto potencial.

Como aproveitar dessa prática para o seu negócio

Como, então, aproveitar a tendência da economia dos criadores para impulsionar o seu negócio? Veja algumas dicas:

  • Antes de entrar em contato com criadores de conteúdo, entenda quais KPIs são mais importantes pra você. Esses criadores terão uma visão sobre sua audiência, que você pode utilizar para compreender se ela faz sentido para a sua marca. O fundamental é se conectar com criadores que falem para o seu nicho, tenham uma conexão forte com ele e gerem engajamento real com sua comunidade.
  • Evite ditar muito o conteúdo que a pessoa vai criar para sua marca. As audiências se conectam com o criador por um motivo, e isso não pode ser deixado de lado, mesmo quando o conteúdo for um post pago. Deixe que a conversa se mantenha autêntica.
  • Trate o trabalho como uma parceria, mais do que apenas a compra de espaço publicitário. Você pode criar projetos incríveis com essas pessoas que entendem tão bem sua audiência.

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