Marketing Digital

Exemplos de copywriting para você se inspirar

Exemplos de copywriting para você se inspirar||||||||

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O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação, seja comprar um produto, seja se inscrever em uma newsletter, seja acessar um site. Essa função dentro das empresas tem crescido tanto que o copywriter é hoje um dos novos profissionais fundamentais para o varejo online. No marketing digital, o copywriting é uma ferramenta essencial para atrair e engajar o público-alvo. Neste texto, vamos abordar o que é copywriting, a importância dessa técnica para o marketing digital das empresas, dicas de copywriting para redes sociais e exemplos de copywriting para redes sociais, a fim de que você possa se inspirar. Boa leitura!

O que é copywriting?

O objetivo do copywriting é convencer o leitor a realizar uma ação, seja comprar um produto, seja se inscrever em uma newsletter, seja acessar um site. Como a comunicação das empresas tem sempre a intenção de convencimento por trás, o copywriting deve estar em todos os seus pontos de contato com o cliente.Para convencer, o copywriting envolve o uso de técnicas de persuasão, como gatilhos mentais, storytelling e uso de palavras de impacto. Além disso, é importante que o texto seja claro, objetivo e direto ao ponto, a fim de que o leitor entenda facilmente a mensagem transmitida, sem, é claro, deixar o branding de lado.O copywriting é imprescindível para aumentar a visibilidade da marca e fortalecer o relacionamento com o cliente. Isso porque um texto bem escrito e persuasivo pode gerar engajamento nas redes sociais, aumentar o tráfego do site e, consequentemente, gerar mais vendas.Existem muitas formas de inserir o copywriting na sua empresa, tanto em anúncios pagos quanto na comunicação interna. Para os exemplos deste texto, vamos focar no copywriting de redes sociais.Leia também: 5 hacks de produção de conteúdo para empresas

Dicas de copywriting para redes sociais

Muitas empresas utilizam as redes sociais como principal forma de comunicação com o cliente. Por isso, é fundamental utilizar técnicas de copywriting visando atrair e engajar os seguidores.

  • Conheça o seu público-alvo: tenha em mãos informações sobre as necessidades e os interesses do seu público-alvo, com o propósito de criar textos persuasivos e relevantes. Saiba aqui como definir o seu.
  • Use gatilhos mentais: os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que ajudam a convencer o leitor a realizar uma ação desejada. Alguns exemplos de gatilhos mentais são a escassez, a urgência e a autoridade (conheça outros e entenda melhor cada um aqui).
  • Use palavras de impacto: palavras de impacto são aquelas que despertam emoções no leitor e chamam a atenção para o texto. Alguns exemplos desse tipo de palavra são: "grátis", "exclusivo", "imperdível" e "limitado". Não se esqueça, no entanto, que a credibilidade da sua empresa deve estar acima de tudo. Se você divulga que algo é “limitado” deve realmente ser limitado.
  • Utilize storytelling: o storytelling é uma técnica de contar histórias que ajuda a engajar o público-alvo. Ao relatar uma história relacionada ao produto ou serviço oferecido, é possível criar um vínculo emocional com o leitor. Já falamos por aqui sobre exemplos de copywriting utilizando storytelling.

Exemplos de copywriting para redes sociais

A seguir, apresentamos alguns exemplos inspiradores de copywriting para redes sociais:

Netflix

A Netflix utiliza uma linguagem simples e objetiva nas suas redes sociais. Por se tratar de uma empresa de entretenimento, sua comunicação é informal e direta com seus usuários, gerando identificação e proximidade.Já na página inicial do serviço, vemos a base da comunicação: “Filmes e séries ilimitados”. “Assista onde quiser”. “Cancele quando quiser”.Esse estilo direto, claro e informal permeia também as redes sociais da marca.

NuBank

A Nubank também aposta em uma linguagem jovem e descontraída, mesmo sendo uma empresa de finanças. A ideia é mudar a concepção de que um banco deve ser sério e “adulto”, mas pode ser acessível. O copywriting mostra isso, também logo na primeira página: “Tenha N Possibilidades de produtos para N Possibilidades na vida”. “O que você precisa pra ficar no controle da sua vida financeira tem no app do Nubank”.

Airbnb

A empresa que conecta hóspedes com pessoas que têm uma casa para alugar ganhou o mundo e seu branding, aliado a um exemplo de copywriting de alta qualidade, foi responsável por isso.Na sessão “o que é o Airbnb”, a empresa explica seu propósito de forma clara: ”Você pode se hospedar em qualquer espaço, onde quiser, para que os hóspedes desfrutem de tudo, onde estiverem”.

“Pare e admire”.

“Venha pelo pôr do sol. Fique pela serotonina.”São frases simples e claras que geram apreço pela marca e pelo que ela divulga.

Semrush

A plataforma de serviços de marketing digital tem amplo domínio sobre o mercado, oferecendo dezenas de ferramentas que facilitam e ampliam o trabalho de profissionais de marketing. O copywriting da empresa procura se comunicar diretamente com o público-alvo, falando sobre seu dia a dia e gerando identificação.“Os piores pesadelos de profissionais de marketing: uma história de 4 palavras”.“Não crie relatórios como esse. Com o “SEMRush Sharing”, você pode impulsionar a colaboração e a transparência ao oferecer ao cliente acesso às informações, às tarefas, aos relatórios, aos projetos e aos documentos.”.

Confira: 20 ferramentas de marketing digital para empreendedores

Evite copiar exemplos de copywriting

Como você pode ver, cada empresa tem seu estilo de copywriting para redes sociais. Nenhuma é igual à outra; por isso, mesmo conhecendo esses exemplos de copywriting, é importante criar a própria estratégia. Além disso, a gestão de redes sociais não para só na criação de textos, mas envolve planejamento estratégico. Que tal se inteirar mais sobre esse aspecto? Confira tudo o que você precisa saber sobre algoritmos das redes sociais.