20 ferramentas de marketing digital para empreendedores (2023)
As estratégias mais bem-sucedidas de marketing envolvem volume de publicações e acompanhamento de métricas. Por isso, as ferramentas de marketing digital devem ser consideradas, uma vez que facilitam postagens, integram as redes sociais, automatizam tarefas e ainda monitoram os números.
Não importa o tamanho do seu negócio ou da sua operação. Investir nas ferramentas de marketing digital certas podem ajudar você a faturar muito mais e gerenciar seus negócios com mais eficácia.As estratégias mais bem-sucedidas de marketing envolvem volume de publicações e acompanhamento de métricas. Por isso, as ferramentas de marketing digital devem ser consideradas, uma vez que facilitam postagens, integram as redes sociais, automatizam tarefas e ainda monitoram os números.E, para ajudá-lo, fizemos uma lista com 20 opções! Confira a seguir:
1 - SemRush
É uma das ferramentas mais conhecidas para auxiliar nas estratégias de SEO, ou otimização por motores de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que pode facilitar com que os motores de busca, ou algoritmos, do Google, de outros buscadores e das redes sociais coloquem o seu site ou conteúdo dentre os mais relevantes. Para quem tem lojas em sites próprios ou em marketplaces, também vale a pena investir em estratégias de otimização de SEO.Com o SemRush, você consegue monitorar os sites de seus concorrentes, entender quais as palavras que têm mais volume de busca na internet tanto em buscas orgânicas quanto em relação ao preço por clique em anúncios pagos. Em algumas versões da ferramenta, é possível também receber recomendações para otimizar conteúdos de texto, como post para blog, monitorar as redes sociais e muito mais.É uma ferramenta paga, mas que tem 7 dias de acesso gratuito.Quer aprofundar mais no assunto de SEO? Acesse nosso checklist para aumentar a sua chance de aparecer na primeira página do Google.Checklist SEO
2 - Ahrefs
É uma ferramenta com algumas funcionalidades similares ao SemRush, mas com diferenças na metodologia de mensuração da autoridade do site. Assim como o SemRush, o Ahrefs contribui para aumentar o tráfego de pessoas no seu site, loja ou rede social.O grande destaque do Ahrefs está na análise de backlinks, isto é, de links que você pode mencionar nos seus conteúdos.É uma ferramenta paga.
3 - Google Analytics
É uma ferramenta do Google, que coleta dados de sites e cria relatórios. Com essa ferramenta instalada, é viável acompanhar o volume de acessos ao seu site, os acessos únicos, bem como monitorar o perfil das pessoas que o acessam (como cidade, qual o dispositivo elas usam, etc.).O Analytics é gratuito, fácil de usar e pode ser integrado a outras ferramentas do Google, como o Ads e o Console. Vamos falar dessas duas a seguir.Por ser gratuita e de fácil acesso, pode-se dizer que essa é uma ferramenta digital obrigatória para quem tem site e loja! Afinal, com o seu uso, será possível ter muitos insights, para otimizar a sua estratégia e posicionamento.
4 - Google Search Console
Também é uma ferramenta gratuita do Google, cujo objetivo é indicar problemas no seu site – como de indexação e de usabilidade. Existe a possibilidade de também monitorar quais os links endereçam para o seu site e visualizar dados de tráfego.
5 - Google Ads
Com o Ads você pode criar anúncios de mídia paga, a fim de que o site apareça no topo das pesquisas do Google – em anúncios – e de outros tipos. A ferramenta em si é gratuita, porém você terá um investimento de no mínimo R$50,00 por dia para que sua campanha fique ativa.
6 - Hotjar
É uma ferramenta de mapa de calor, que fornece informações sobre os acessos ao site. Ela é complementar ao Analytics, porque com o mapa de calor é possível ter insights sobre o comportamento do usuário no seu site – onde é mais clicado, visualizado e até mesmo ignorado, ou em qual parte do seu site os visitantes ficam por mais tempo.Se com o Analytics você consegue monitorar o volume de tráfego e ter insights sobre o seu público, com a Hotgar você pode otimizar a experiência do usuário.Ferramenta paga.
7 - Adopt
É uma plataforma de aviso de cookies, isto é, avisa o usuário que acessar seu site pela primeira vez que os dados estão sendo colhidos para melhorar a experiência dele. É um tema relevante em tempos de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
8 - Conectagram
Com a proposta de aumentar as vendas e o número de seguidores aquecidos no Instagram, é uma ferramenta de automação das interações, mas sem o uso de robôs, ou seja, de forma humanizada.
9 - Dinamize
Ferramenta de automação de marketing, que permite criar Landing Pages, e-mails marketing, fluxos de automação, com integração com o WhatsApp e elaboração de relatórios.
10 - Trakto
Simplifica a criação de designs, com um editor de imagens que permite ao usuário criar facilmente, mesmo se ele não for designer: posts, apresentações, e-books, links e minisites, certificados, logotipos, propostas comerciais, criativos para serem impressos ou para as redes sociais.
11 - Sendpulse
Trata-se de uma ferramenta de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management, ou ferramenta de gestão das relações com clientes). Por meio dela, existe a possibilidade de enviar e-mails de marketing, SMS, Chatbots e Web Push. Na ferramenta de automação de marketing, é possível criar landing pages, e-mails e automação. Uma vantagem é a integração entre a ferramenta de marketing e a de gestão comercial (CRM).
12 - Slack
O Slack não é exatamente uma ferramenta de marketing digital, mas tem sido muito utilizada por empresas do setor. Ele é um canal de mensagens corporativas, que permite enviar mensagens de textos, compartilhar arquivos, enviar áudios e fazer chamadas de vídeo. Dentro do Slack, você pode organizar as pessoas da sua empresa em grupos, conforme o setor em que elas trabalham. De fácil uso e organização, geralmente é um grande aliado na comunicação corporativa, substituindo alguns fluxos que normalmente usamos o WhatsApp e e-mails.
13 - Wordpress
Com o Wordpress, são criados sites – até para vender produtos – e blogs gratuitamente, mesmo que você não saiba programar. É uma ferramenta fácil de usar e muito utilizada por pequenos e médios negócios.
14 - RD Station
É a ferramenta de automação de marketing mais popular no Brasil, que também tem integração com o CRM. Hoje, o RD apresenta diferentes Planos de Contratação da ferramenta de marketing, conforme a funcionalidade e o número de leads contratados.Vale a pena ficar de olho nos cursos gratuitos oferecidos pela universidade corporativa do RD.
15 - Hootsuite
Com o Hootsuite, você pode agendar as publicações em redes sociais – essa funcionalidade é bastante útil para economizar tempo, principalmente se você já tem um calendário para as redes sociais.A ferramenta auxilia também na gestão das publicações orgânicas e pagas, no gerenciamento de mensagens, métricas de resultados e informações sobre mercado. Há a viabilidade de fazer um teste grátis de 30 dias.
16 - MLabs
É uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais em um único lugar – Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest, Twitter, LinkedIn, dentre outras. É indicada para personalizar calendários, agendar e visualizar os posts, inserir lembretes, fazer diversas programações com facilidade e descobrir os melhores dias e horários para realizar as postagens.
17 - Take Blip
Um software com possibilidades de automação de comunicação com diversas integrações com sites e ferramentas de marketing e CRM. São soluções de WhatsApp e Chatbot. Ela permite usar conversas automatizadas ou atendimento humanizado.
18 - Zapon
É um agendador automático de mensagens de WhatsApp. O Zapon é acionado via mensagem do cliente e faz um agendamento; o profissional, por sua vez, é avisado sobre o agendamento realizado; e, posteriormente, o cliente é informado via lembretes. De uma lado, o cliente recebe uma resposta prontamente; de outro, o profissional liberal consegue consultar sua agenda pelo WhatsApp e pode monitorar os relatórios.
19 - Leadster
A Leadster apresenta diversas ferramentas que podem ajudar você a qualificar melhor os seus leads, como botão de WhatsApp, no Chat Online, formulários dinâmicos e chatbots. Quando uma operação começa a crescer, faz-se necessário não apenas atrair muitos leads, mas ser capaz de priorizar aqueles mais alinhados com a proposta de valor da sua empresa. Por isso, essas ferramentas de qualificação podem ser bastante úteis objetivando aumentar a eficiência do seu atendimento de vendas e a taxa de conversão.
20 - Kognita
A empresa tem amplo leque de ferramentas de marketing digital que utilizam inteligência artificial para apoiar as marcas na implementação de estratégias digitais.Falamos de ferramentas de marketing digital para as mais diversas funcionalidades – criação de site, otimização do seu posicionamento em buscas orgânicas e pagas, melhoria na experiência do cliente, automação para redes sociais e marketing, CRM e atendimentos. Esperamos que tenha gostado das dicas.Agora que você tem informações sobre algumas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, conheça o Sebrae Connect e escolha os parceiros adequados para o seu negócio.