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O que aprendemos com o Franchising no Brasil em 2022

Franchising é um modelo bem interessante porque o investidor consegue aproveitar as vantagens de uma marca já estabelecida.

Franchising é o modelo de negócios de criação de franquias. Isto é, é concedido o direito de uso de uma marca e de um modelo de negócio já estabelecido e consolidado a um investidor, para que ele gerencie uma unidade de negócio.É um modelo bem interessante porque o investidor consegue aproveitar as vantagens de uma marca já estabelecida e utilizar manuais de procedimentos padrão que facilitam a operação, e obter margens de lucros interessantes. O McDonald's é uma das franquias mais conhecidas internacionalmente e uma das marcas pioneiras nesse modelo de negócio.Para saber como o mercado de Franchising se comportou no Brasil, em 2022, e entender como aproveitar essa oportunidade de investimento, leia até o final.

Desempenho do modelo de franquias em 2022

O relatório Desempenho do Franchising Brasileiro – 2º Trimestre 2022 – da Associação Brasileira de Franchising trouxe importantes indicadores.Do ponto de vista econômico, pode-se observar um crescimento de 16,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Notou-se maior fluxo em lojas físicas e retomada de alguns setores, como consequência da melhora do quadro de pandemia.Dentre os setores que mais se destacaram em crescimento, foram:

  • Alimentação/Food Service
  • Hotelaria e Turismo
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar

Em relação a faturamento, tem-se um aumento de 9,2% em comparação com o mesmo período em 2021, com destaque para:

  • Alimentação/Food Service
  • Casa e Construção
  • Hotelaria e Turismo
  • Moda
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar

O ranking entre cidades traz insights importantes sobre um crescimento do Franchising fora do eixo Rio-São Paulo: Manaus, por exemplo, lidera o ranking com uma variação de 35,1%, e houve um crescimento significativo em cidades do interior, ou que não são capitais.Portanto, o ano de 2022 mostrou que franquia é sim um modelo interessante para cidades do interior e até mesmo para as cidades de médio e pequeno portes. A ABF divulgou também uma lista com as 50 maiores franquias no Brasil, dentre elas, estão: O Boticário, Cacau Show, McDonald’s, Gazin Semi Joias, Ortobom, Pit Stop Skol, Subway, AM/PM, Seguralta Bolsas de Estudo e Lubrax+. Vale a pena conferir a lista; afinal, pode ser um bom norte para a escolha e para entender como o mercado vem se comportando ao longo dos últimos anos.Talvez você esteja se perguntando se esse modelo de franquias vale a pena.

Por que investir em franquias?

O primeiro ponto, e talvez um dos mais vantajosos, é ter a oportunidade de empreender com uma marca que já é conhecida pelo público. São marcas que já têm conquistado confiança e são desejadas. Construir uma marca e conquistar reputação pode ser bastante trabalhoso e levar muito tempo. O segundo é ter a sua disposição planos de negócios, mapas de processos, guias de marketing e outros materiais de gestão que facilitarão o seu dia a dia. É como se você já começasse um negócio absorvendo ganhos de experiências prévias. Por fim, os modelos já foram testados e otimizados ao longo do tempo para terem mais eficiência. Muitas das franqueadas também disponibilizam treinamentos e acompanhamentos, contribuindo para o seu entendimento do negócio e para o seu crescimento. Lembre-se: para o franqueador ter rentabilidade, ele dependerá do seu desempenho.Existe a possibilidade de participar de eventos com outros franqueadores para trocas de experiência - como reuniões periódicas, grupos de WhatsApp e eventos onlines. Você não estará sozinho no barco!Melhores opções de negociação com os fornecedores pode também ser uma vantagem, em relação a empreendedor do zero. A franqueadora pode ter uma lista de indicação de fornecedores, ou mesmo conseguir melhores indicações.Finalmente, é possível ter um pouco mais de previsibilidade sobre o seu retorno financeiro. Além dos documentos financeiros e das informações fornecidas pela marca, você pode fazer estudos de mercado e conversar com outros franqueados para fazer a sua estimativa.

Como escolher uma franquia?

A escolha de uma franquia deve considerar vários aspectos. O primeiro deles é a aptidão e as áreas de conhecimento do investidor.Faça uma reflexão e liste seus pontos fortes, fracos, áreas de conhecimento e de interesse. Considere também os seus valores e os sonhos. Por exemplo, se você não tem nenhuma aptidão com animais domésticos, pode não fazer muito sentido trabalhar no setor de pet shop. Faça uma lista bem extensa!Em segundo lugar, atente-se à forma como o mercado tem se comportado. O Guia de Tendências pode te ajudar.José Schwartz, sócio-diretor da Schwartz Consultoria, em uma entrevista concedida para a ABF, destaca os setores de moda, construção, alimentação ou food service como uma tendência para franquias em 2022. Ele fala também sobre negócios fidigitais, isto é, em que a barreira entre o físico e o digital estão cada vez mais fluídas.Analise a sua capacidade de investimento – existem opções com investimentos menores, como é o caso das microfranquias, até as opções que exigem investimentos mais robustos.Faça uma avaliação das opções disponíveis na sua região e do potencial da marca – se a marca é conhecida ou não no local. Leia os comentários de consumidores e usuários nas redes sociais e em sites de reclamação e reflita sobre a sua afinidade com a marca. Não deixe de consultar os aspectos legais também, aqui fizemos um texto sobre mudanças de legislação.Em seguida, quando tiver algumas poucas opções em consideração, faça contato com as empresas e confira a documentação – os processos, o tempo médio de retorno do investimento, os direitos e obrigações do franqueado e os valores.Concluindo, se possível, converse com outros franqueados sobre suas experiências com a marca. E, se ainda está na dúvida se o modelo de franquias é pra você, saiba que, apesar das regras de uso de marca e de gestão das franqueadas, é possível sim inovar para impulsionar as vendas. Aqui você pode acessar o Guia de Gestão Franquias: como inovar e vender mais.E se você tem um negócio e acredita que ele pode ser transformado em franquia, o Sebrae Minas conta com o Programa Minas Franquia para te ajudar.

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