Finanças

Gestão financeira de MPEs: como otimizar e controlar corretamente o seu dinheiro com o Sebrae Connect

Gestão financeira

Administrar um pequeno negócio implica diversos desafios. Mesmo que você tenha uma ótima ideia e muitos clientes comprando seu produto ou serviço, os desafios financeiros de administrar uma pequena empresa podem ser muitos.No caso das micro e pequenas empresas, em especial, fazer uma boa gestão financeira é um ponto essencial. Afinal, empreendedores de negócios menores muitas vezes precisam lidar com tudo sozinhos. Nesse cenário, alguns pontos da gestão podem não receber o devido cuidado.Embora seja útil para os empreendedores estarem preparados para esses desafios, ter em mãos as soluções para enfrentar cada problema é ainda mais importante.Neste artigo, vamos passar por alguns dos principais fatores de sucesso das finanças de pequenos negócios e, claro, compartilhar com você algumas soluções práticas para que você vença os desafios relativos à gestão financeira.

Por que a gestão financeira é tão importante

A gestão financeira é fundamental para garantir a eficiência operacional e o gerenciamento de recursos de uma empresa. Isso ocorre porque os mecanismos financeiros levam as empresas a reduzir o desperdício por meio do acompanhamento e da avaliação constante dos recursos, diminuindo as taxas operacionais e de transação, sempre que possível.A gestão financeira também contribui para a manutenção do fluxo de caixa, uma vez que garante o planejamento, o acompanhamento e o cálculo de todas as entradas e saídas. Além disso, os controles financeiros aumentam a lucratividade ou os ganhos financeiros de uma empresa. A razão é que, com a eficiência operacional, é possível maior produtividade.A produtividade, por sua vez, afeta a lucratividade, visto que ela depende de processos de fluxo de trabalho simplificados que reduzem o desperdício de recursos e aumentam a produção. A gestão financeira, afora tudo isso, pode ajudar a garantir a saúde de qualquer negócio, já que permite visualizar de perto os números, encontrar problemas mais rapidamente e, a partir daí, identificar também a solução para eles.

Gestão financeira nas micro e pequenas empresas: dicas e boas práticas

Abra uma conta-corrente empresarial separada

Todas as empresas, de qualquer porte, devem ter uma conta bancária comercial separada. Embora não sejam legalmente obrigados a abrir uma conta comercial separada, os empreendedores individuais e de empresas de pequeno porte evitarão dor de cabeça ao longo do caminho e poderão manter suas finanças em ordem. Considere fatores como taxas de transferência, taxas de retirada, custos administrativos e o nível de suporte ao cliente disponível ao escolher sua conta comercial.

Fique atento aos seus extratos bancários

Um dos jeitos mais fáceis, e talvez mais óbvios, para começar a fazer uma boa gestão financeira é prestar muita atenção aos seus extratos bancários. Certifique-se de que cada transação pode ser contabilizada e verificada. Assim, é possível manter o controle dos gastos e conseguir analisar, entender e distribuir da melhor formas os recursos.

Conte com a ajuda da tecnologia e das ferramentas digitais

Quase todas as empresas, exceto normalmente as menores, investem em algum tipo de software de finanças em nuvem. O software de gestão financeira pode ser uma solução perfeita para empresários que preferem não contratar um profissional em razão dos custos envolvidos. Para quem precisa fazer tudo por conta própria, em especial, vale ainda mais apostar em uma ferramenta que agilize o trabalho.Em relação a empresas limitadas em crescimento, uma ferramenta de gestão financeira é frequentemente usada em conjunto com um contador profissional de pequenas empresas para garantir que todas as suas obrigações contábeis e fiscais sejam cumpridas.

Considere contratar um contador

Manter o controle de suas obrigações contábeis é um trabalho contínuo. Nos primeiros dias, você pode enviar suas declarações de impostos a tempo e arquivar as contas da empresa com a ajuda de seu software de controle financeiro. No entanto, à medida que sua empresa cresce e caso veja necessidade, você descobrirá que tem menos tempo, e as contas da sua empresa se tornam cada vez mais difíceis e demoradas de produzir.Nesse cenário, se possível, opte por recorrer a um profissional de contabilidade. Um contador pode fazer a diferença para tirar suas dúvidas e assumir parte do trabalho, caso seu negócio esteja maduro o bastante para que você não tenha de controlar tudo sozinho.

Otimizando a gestão financeira de MPEs: conheça o Sebrae Connect

Para os desafios financeiros e de pagamentos das micro e pequenas empresas, o Sebrae Connect pode ser exatamente o que você precisa.O Sebrae Connect é um programa do Sebrae-MG que coloca micro e pequenas empresas em contato com as melhores soluções do mercado para ajudar a resolver os grandes desafios do seu dia a dia de forma fácil, rápida e segura. Assim, o Sebrae Connect nada mais é do que uma plataforma projetada para ligar pequenos negócios à soluções tecnológicas e digitais por intermédio da inovação aberta.No programa, você encontrará soluções de gestão financeira, fluxo de caixa, pagamento eletrônico e programas de fidelização, além de soluções contábeis que facilitam o acesso ao crédito e que controlam o pagamento de boletos, tributações e folha de pagamento, sem complicações.Por meio do Sebrae Connect, você e sua empresa podem chegar até startups, ferramentas e soluções inovadoras para a gestão financeira do seu negócio. Um bom exemplo disso é contar com a ajuda da H4Money.A H4Money é uma empresa que facilita a gestão financeira oferecendo uma solução 100% online, com um preço acessível e voltado a pequenos e médios empreendedores que precisam controlar o dinheiro do seu negócio e ter em mãos informações financeiras confiáveis.Ao contratá-la, a H4Money pode resolver grandes desafios da gestão como: fluxo de caixa e demonstrativo, trazendo assim maior clareza da real situação financeira do negócio e servindo de base para as tomadas de decisão.O que diferencia a solução da H4Money é que a startup entende muito bem que a maioria dos empreendedores não têm muito tempo, conhecimento e pessoas disponíveis para fazer a gestão financeira de forma automática. Por isso, a H4Money desenvolveu um sistema de controle financeiro para ajudar nessas situações. Com poucos cliques e de forma rápida, segura e objetiva, é possível controlar entradas e saídas de dinheiro, presentes e futuras, possibilitando assim mais clareza da real situação financeira do negócio. E o melhor de tudo: você pode testar grátis a ferramenta por 60 dias e contratá-la por um preço muito especial, a partir de R$ 15,00 mensais. Clique para saber mais sobre as vantagens e como funciona a H4Mone.