O que é arquétipo de marca
Neste artigo, aprenda o que é arquétipo de marca, quais são eles e como usá-los no seu marketing.
Empresas que investem em branding saem à frente. Uma pesquisa mostrou que quem passa uma imagem consistente a seus consumidores pode gerar 33% a mais de lucro. É por isso que este artigo vai falar sobre os arquétipos de marca.Eles nada mais são do que “conjuntos de características que sua marca pode ter”. Ao defini-los, fica mais fácil criar uma comunicação que faça sentido e se conecte com os valores dos seus consumidores.Neste artigo, aprenda o que é arquétipo de marca, quais são eles e como usá-los no seu marketing.
O que é arquétipo de marca
O conceito de arquétipo já existe, há muitas décadas, e foi criado pelo psicólogo Carl Jung. Ele definiu 12 tipos de personalidades diferentes, que são hereditárias. Para Jung, cada pessoa segue um desses tipos, e isso transcende a linguagem, a cultura e o tempo, influenciando o nosso comportamento.Arquétipos são diferentes de persona, que se trata de um perfil que instituímos para representar nosso consumidor. Aqui, vamos empregar o conceito criado por Jung para definir a nossa marca, e esse arquétipo deve estar conectado aos valores e ao propósito da empresa.
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Agora que você tem uma noção geral sobre o que é arquétipo de marca, veja quais são eles.
O Criador
O Criador está conectado à criatividade. São marcas inovadoras, que não se conformam com padrões preestabelecidos. Estão constantemente criando produtos e serviços que expressam uma visão criativa, de novos conceitos e novas formas de fazer as coisas.Para os consumidores, marcas que se encaixam nesse arquétipo inspiram criatividade, têm uma história autêntica e utilizam arte e tecnologia para inovar. Apple e Adobe são alguns exemplos.
O Sábio
Marcas nesse arquétipo estão ligadas à sabedoria e acreditam que conhecimento é a chave para o mundo. Em vez de criar outras coisas, o Sábio inspira outras pessoas a buscar conhecimento para inovar. Esse arquétipo é das marcas que estão continuamente atentas em sempre ensinar e são mentoras da sua audiência.Para os consumidores, o principal retorno ao se conectar com esse tipo de marca é ganhar conhecimento e compartilhar sabedoria. O TED é um exemplo clássico.
O Cuidador
Os Cuidadores se guiam pela compaixão e pelo cuidado com o outro. Dentre seus valores, está a vontade de oferecer segurança aos outros e defender quem está mais vulnerável. Marcas que se inserem nesse arquétipo também se encaixam em uma figura materna, de amor e cuidado.Quem se conecta com essa marca tem a necessidade de se sentir seguro e depositar confiança naquela empresa. Negócios do setor da saúde devem sempre seguir esse modelo.
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O Inocente
Marcas nesse arquétipo são positivas em seu cerne. Querem sempre passar uma imagem otimista, e seu valor maior é levar felicidade a seus consumidores. A ideia é espalhar a alegria por onde passam e transmitir ideais como honestidade e simplicidade.Consumidores veem essas empresas como responsáveis por trazer pureza a um mundo um tanto cínico. A Coca-Cola seria um exemplo perfeito.
O Bobo
Marcas que transmitem bom humor se encaixam nesse arquétipo. A ideia é fazer as pessoas rirem e deixar o ambiente mais leve. A brincadeira é seu propósito principal.Consumidores que se conectam com essas marcas querem ver o lado mais leve da vida e estão interessados em sua criatividade para espalhar o riso.O tom de voz da Netflix Brasil no Twitter transmite bastante o arquétipo do Bobo, criando chances para rir com a audiência sobre seus programas.
O Mágico
O Mágico utiliza seus poderes para fazer com que os sonhos se tornem realidade. Marcas nesse arquétipo são visionárias e querem encantar a audiência com novas experiências. Assim como o Sábio, o Mágico também é apaixonado por conhecimento, mas o aplica para compartilhar sua visão de futuro com as pessoas. É como se essas marcas fossem capazes de transformar a visão que temos do mundo.Clientes dessas marcas procuram soluções inovadoras e querem que seus sonhos se realizem. A Disney é um exemplo de marca no arquétipo do Mágico.
Tradução: Era a véspera de Natal por toda a Disneylândia… Deixe uma 🎄 para espalhar um pouco de alegria natalina.
O Governante
As marcas incluídas nesse arquétipo têm uma pegada mais dominante e exercem poder e controle sobre sua audiência. Têm um apego pelas regras, são confiantes e com habilidades de liderança exímias. Elas se veem como sólidas e dignas da confiança das pessoas.Consumidores dessas marcas buscam estabilidade e produtos de alta qualidade. A Mercedes-Benz é um exemplo de marca Governante.
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O Herói
Marcas heróicas são aquelas que procuram fazer a diferença e vencer injustiças e problemas. Sabem bem diferenciar o certo do errado e acreditam que o sucesso vem com esforço e coragem para enfrentar desafios.Clientes dessas marcas estão lá para serem incentivados a ultrapassar limites e romper barreiras. A Nike é um exemplo.
A Pessoa Comum
Pelo nome pode parecer que marcas nesse arquétipo não se destacam, mas muito pelo contrário. A Pessoa Comum é aquela com quem podemos nos conectar, que não age de maneira ofensiva. É “alguém como você”, um membro da sua comunidade, que causa sensação de pertencimento.Essas marcas oferecem segurança aos seus clientes, além de uma conexão sólida. A Ford é um exemplo.
O Rebelde Ou Fora da Lei
Marcas nesse arquétipo querem desafiar o status quo e causar disrupção na indústria a qual pertencem. Regras são desconsideradas, e os paradigmas existentes são transformados por essas marcas. Não inspiram a simpatia de todos, mas quem as segue é definitivamente um defensor.Clientes que se interessam por marcas com esse perfil concordam com sua pegada de “desmantelar sistemas” e são muito leais. A Harley Davidson se insere nesse tipo.
Tradução: Moda de rua japonesa 🤝 Cultura motociclista americana. Confira a coleção NEIGHBORHOOD x Harley Davidson no link da bio.
O Explorador
Marcas nesse arquétipo têm como valor o desejo por liberdade e independência. São parecidas com o Rebelde, mas, em lugar de buscar disrupção, preferem explorar novos horizontes. Também gostam de desafiar limites e procurar novas oportunidades de crescer.Essas marcas atraem clientes que tentam se inspirar por uma visão inovadora e de descoberta. A NASA é um exemplo.
O Amante
Marcas desse arquétipo são movidas pela paixão e pelo desejo. São sensuais e emocionais, geralmente com um apelo físico. Também podem ter uma faceta de espiritualidade e senso de família.Esses tipos de marcas desse arquétipo atraem pessoas que se conectam com a emoção e acreditam que a paixão torna as pessoas mais especiais. Victoria’s Secret é um exemplo.Agora que você sabe o que é arquétipo de marca e quais são os 12 tipos, que tal investir na estruturação do seu branding? Com base nos arquétipos, você pode criar o “tom de voz” da sua marca e direcionar a comunicação para se conectar com clientes que se identificam com o seu propósito.