Inteligência Artificial

O que é ChatGPT e como sua empresa pode se beneficiar dessa tendência

O que é ChatGPT e como sua empresa pode se beneficiar dessa tendência

As empresas brasileiras investiram mais de 500 milhões de dólares em tecnologias de inteligência artificial em 2022, o que representou aumento de 28% em relação ao ano anterior. Os empreendedores já entenderam o potencial dessa tecnologia, que se torna cada vez mais acessível e popular. A mais recente adição a essa onda é o ChatGPT, um chatbot capaz de gerar textos muito próximos da linguagem humana.

Leia também: Como se preparar para a economia da inteligência artificial

Desenvolvido pela empresa OpenAI, o ChatGPT utiliza funções de NLP, ou Natural Language Processing (Processamento Natural da Linguagem), em que você pode “conversar” e fazer solicitações, gerando tipos infinitos de texto.

Esse potencial único trouxe a Inteligência Artificial para o fácil acesso das pessoas, e isso pode transformar tanto a maneira como conduzimos negócios quanto o modo pelo qual clientes interagem com as marcas. Veja, a seguir, o que é ChatGPT e como ele pode ser usado na sua empresa.

O que é ChatGPT?

Como já falamos, o ChatGPT foi criado pela OpenAI. Tal modelo é treinado para entender a interação do usuário como se fosse uma conversa real e responder a essa.Para funcionar, o ChatGPT emprega uma quantidade massiva de dados e por meio dela procura captar a estrutura e o padrão da linguagem natural. Como resultado, temos respostas que poderiam ser escritas por um ser humano, além da geração de vários tipos de texto, como artigos, peças de teatro, histórias e muito mais.Nas empresas, ele pode ser utilizado para gerar conteúdo e interação com os clientes e os usuários.

Veja, a seguir, alguns jeitos de usar o ChatGPT na sua empresa a partir de hoje mesmo.

ChatGPT no marketing digital

Alguns dos principais desafios que profissionais de marketing enfrentam está na geração de novas ideias para conteúdos. É preciso criar de uma forma que alcance a audiência e enxergue seus problemas com seus olhos.O ChatGPT pode ajudar esses profissionais a trabalhar com conteúdos mais engajadores, que realmente levem em conta a visão das pessoas sobre a marca. Claro, não é boa ideia empregá-lo para gerar conteúdos inteiros, mas contar com ele como um novo tipo de ferramenta de busca mais evoluída.Ele pode ajudar você a criar conteúdo que tenha a ver com a sua marca e seja personalizado para o seu cliente. Afinal, os modelos de linguagem que ele aplica levam em conta o comportamento de vários tipos de público. Sendo assim, você pode acessar todo esse potencial.

Confira dicas incríveis de marketing digital neste Guia completo.

ChatGPT para impulsionar o atendimento ao consumidor

Você sabia que também pode integrar o ChatGPT ao seu site e personalizá-lo para ele responder às perguntas mais frequentes dos seus usuários? Ele pode funcionar como uma evolução do chatbot que já conhecemos e utilizamos e integrar a sua estratégia de atendimento ao cliente.

Leia também: Como utilizar chatbots no seu negócio

Para isso, é preciso escolher uma ferramenta de chatbot e integrar com o ChatGPT. Deixamos que ele mesmo explique o passo a passo:

Como a ferramenta gera conversas com tom natural, seu atendimento ao cliente será certamente mais sofisticado. Além disso, é viável coletar feedback de clientes, programando uma pesquisa de satisfação em diversos pontos da jornada de compra. Assim, será possível melhorar produtos e serviços de acordo com as necessidades do seu usuário, além de entender como a experiência de compra tem gerado satisfação.

Leia também: Entenda o que é jornada do cliente e crie serviços de alto valor

Para começar a usar o ChatGPT, acesse o site da aplicação. Por estarem em construção contínua, pode ser que a ferramenta esteja “fora do ar”. Basta esperar que o espaço seja liberado para testar.Como a própria OpenAI adverte, por ser alimentado com bases de dados muito grandes e impossíveis de serem verificadas, o ChatGPT pode gerar respostas erradas ou mesmo ofensivas. Em razão disso, é importante manter a regulagem constante do serviço, alimentando-o você mesmo com as informações que os clientes mais solicitam. Assim, enquanto a plataforma evolui, você utiliza seus benefícios se protegendo de qualquer risco.

O ChatGPT e as empresas

Essa ferramenta tão acessível certamente será revolucionária, especialmente para pequenos negócios. Se for usada da forma correta e mais eficiente, vai facilitar muito o dia a dia da sua empresa. Com a Inteligência Artificial alcançando esse novo patamar, ficar de fora pode ser desvantajoso.No entanto, assim como o Facebook não era uma solução única para impulsionar seu marketing, o ChatGPT precisa estar integrado com uma estratégia sofisticada, que tenha realmente a ver com os objetivos da sua empresa e resolva o problema do seu cliente.Além disso, assim como outras ferramentas, o ChatGPT precisa de seres humanos que vão gerenciá-lo e programá-lo para oferecer respostas que fazem sentido. Sem esse trabalho na retaguarda, o atendimento ao cliente pode na verdade sofrer com erros.

O futuro do profissional de marketing e empreendedores que buscam estar atualizados e a frente do mercado será este: saber empregar as novas ferramentas que surgem e aplicá-las da melhor forma nas empresas, além de gerenciar esse trabalho para que ele se direcione no caminho certo.

Se gostou deste conteúdo, confira também Como fazer um Planejamento de Estratégias de Marketing.