O que é ChatGPT e como sua empresa pode se beneficiar dessa tendência
Desenvolvido pela empresa OpenAI, o ChatGPT utiliza funções de NLP em que você pode “conversar” e fazer solicitações, gerando tipos infinitos de texto.
As empresas brasileiras investiram mais de 500 milhões de dólares em tecnologias de inteligência artificial em 2022, o que representou aumento de 28% em relação ao ano anterior. Os empreendedores já entenderam o potencial dessa tecnologia, que se torna cada vez mais acessível e popular. A mais recente adição a essa onda é o ChatGPT, um chatbot capaz de gerar textos muito próximos da linguagem humana.
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Desenvolvido pela empresa OpenAI, o ChatGPT utiliza funções de NLP, ou Natural Language Processing (Processamento Natural da Linguagem), em que você pode “conversar” e fazer solicitações, gerando tipos infinitos de texto.
Esse potencial único trouxe a Inteligência Artificial para o fácil acesso das pessoas, e isso pode transformar tanto a maneira como conduzimos negócios quanto o modo pelo qual clientes interagem com as marcas. Veja, a seguir, o que é ChatGPT e como ele pode ser usado na sua empresa.
O que é ChatGPT?
Como já falamos, o ChatGPT foi criado pela OpenAI. Tal modelo é treinado para entender a interação do usuário como se fosse uma conversa real e responder a essa.Para funcionar, o ChatGPT emprega uma quantidade massiva de dados e por meio dela procura captar a estrutura e o padrão da linguagem natural. Como resultado, temos respostas que poderiam ser escritas por um ser humano, além da geração de vários tipos de texto, como artigos, peças de teatro, histórias e muito mais.Nas empresas, ele pode ser utilizado para gerar conteúdo e interação com os clientes e os usuários.
Veja, a seguir, alguns jeitos de usar o ChatGPT na sua empresa a partir de hoje mesmo.
ChatGPT no marketing digital
Alguns dos principais desafios que profissionais de marketing enfrentam está na geração de novas ideias para conteúdos. É preciso criar de uma forma que alcance a audiência e enxergue seus problemas com seus olhos.O ChatGPT pode ajudar esses profissionais a trabalhar com conteúdos mais engajadores, que realmente levem em conta a visão das pessoas sobre a marca. Claro, não é boa ideia empregá-lo para gerar conteúdos inteiros, mas contar com ele como um novo tipo de ferramenta de busca mais evoluída.Ele pode ajudar você a criar conteúdo que tenha a ver com a sua marca e seja personalizado para o seu cliente. Afinal, os modelos de linguagem que ele aplica levam em conta o comportamento de vários tipos de público. Sendo assim, você pode acessar todo esse potencial.
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ChatGPT para impulsionar o atendimento ao consumidor
Você sabia que também pode integrar o ChatGPT ao seu site e personalizá-lo para ele responder às perguntas mais frequentes dos seus usuários? Ele pode funcionar como uma evolução do chatbot que já conhecemos e utilizamos e integrar a sua estratégia de atendimento ao cliente.
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Para isso, é preciso escolher uma ferramenta de chatbot e integrar com o ChatGPT. Deixamos que ele mesmo explique o passo a passo:
Como a ferramenta gera conversas com tom natural, seu atendimento ao cliente será certamente mais sofisticado. Além disso, é viável coletar feedback de clientes, programando uma pesquisa de satisfação em diversos pontos da jornada de compra. Assim, será possível melhorar produtos e serviços de acordo com as necessidades do seu usuário, além de entender como a experiência de compra tem gerado satisfação.
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Para começar a usar o ChatGPT, acesse o site da aplicação. Por estarem em construção contínua, pode ser que a ferramenta esteja “fora do ar”. Basta esperar que o espaço seja liberado para testar.Como a própria OpenAI adverte, por ser alimentado com bases de dados muito grandes e impossíveis de serem verificadas, o ChatGPT pode gerar respostas erradas ou mesmo ofensivas. Em razão disso, é importante manter a regulagem constante do serviço, alimentando-o você mesmo com as informações que os clientes mais solicitam. Assim, enquanto a plataforma evolui, você utiliza seus benefícios se protegendo de qualquer risco.
O ChatGPT e as empresas
Essa ferramenta tão acessível certamente será revolucionária, especialmente para pequenos negócios. Se for usada da forma correta e mais eficiente, vai facilitar muito o dia a dia da sua empresa. Com a Inteligência Artificial alcançando esse novo patamar, ficar de fora pode ser desvantajoso.No entanto, assim como o Facebook não era uma solução única para impulsionar seu marketing, o ChatGPT precisa estar integrado com uma estratégia sofisticada, que tenha realmente a ver com os objetivos da sua empresa e resolva o problema do seu cliente.Além disso, assim como outras ferramentas, o ChatGPT precisa de seres humanos que vão gerenciá-lo e programá-lo para oferecer respostas que fazem sentido. Sem esse trabalho na retaguarda, o atendimento ao cliente pode na verdade sofrer com erros.
O futuro do profissional de marketing e empreendedores que buscam estar atualizados e a frente do mercado será este: saber empregar as novas ferramentas que surgem e aplicá-las da melhor forma nas empresas, além de gerenciar esse trabalho para que ele se direcione no caminho certo.
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