Como fazer um Planejamento de Estratégias de Marketing Digital

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Para agir com segurança e conseguir bons resultados, é exigido de todas as áreas de um negócio que tenham um guia. Por isso, o ponto de partida de qualquer estratégia bem-sucedida é sempre o Planejamento. Com o propósito de executar ações e divulgação e promoção que tragam resultados reais e mensuráveis, o Planejamento de Marketing Digital é um aliado importante das empresas.

Um Plano de Marketing Digital é um documento interno que inclui principalmente os detalhes de suas campanhas de Marketing e os objetivos de negócios de curto e longo prazo. É por isso que vamos falar dele agora. Leia a seguir para se informar e descobrir o que é e como fazer Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na prática.

Por que fazer um Planejamento de Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias essenciais que visam conectar uma marca aos seus clientes. Considerando que o consumidor está ficando cada vez mais on-line, com a intenção de fazer sua Estratégia de Marketing funcionar, você deve ter certa clareza dos seus próximos passos. Isso pode ser obtido por meio de um Planejamento adequado.

Para ficar mais claro, alguns dos principais motivos que você deve considerar em um Planejamento das Estratégias de Marketing Digital são:

  • Ter a chance de aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado, seus concorrentes e seu público-alvo.
  • Contar com maior organização e facilidade para priorizar ações que realmente importem dentre suas Estratégias de Marketing Digital.
  • Possuir maior clareza na distribuição dos recursos e esforços de Marketing da empresa, facilitando também a mensuração dos resultados após as ações.
  • Melhorar a comunicação interna, já que todos os membros da equipe podem usar o Plano de Marketing como um guia que coordene as ações entre eles.

Todas essas vantagens caminham juntas, é claro, com a possibilidade de oferecer melhores conteúdos e ações ao consumidor – o que deve ser o centro da sua Estratégia.

Como planejar as Estratégias de Marketing Digital

Primeiro passo: análise!

A primeira etapa para criar seu Plano é analisar a situação atual em que sua empresa se encontra. Um Plano de Marketing eficaz sempre começa com uma fase de Pesquisa. Durante esta fase, você deve tentar responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os produtos e serviços que oferecemos? Qual é a proposta de venda única da empresa?
  • O que fizemos até agora em nosso Marketing Digital e que resultados obtivemos? O que as pessoas estão dizendo on-line sobre nós e qual é a nossa presença digital?
  • Como estão o nosso site, o blog e as páginas on-line? Existem aspectos que precisamos melhorar?
  • O que a concorrência está fazendo? Como nossa marca se compara a ela e o que podemos aprender com a concorrência?
  • O que fizemos no último ano (ou qualquer outro período) e não deu certo? Podemos reverter essa situação ou devemos descartar essas estratégias?

Objetivos do Planejamento

Os objetivos do Planejamento nos permitem medir o sucesso ou o fracasso das Estratégias de Marketing Digital. Tal propósito precisa ser detalhado, concreto, realista e mensurável.

Inclua quantos objetivos em seu Plano forem necessários, mas sempre garanta que eles se complementem e estejam de acordo com o momento da empresa. Aqui estão alguns exemplos de objetivos comuns de um Planejamento de Marketing Digital:

  • Aumentar o conhecimento da marca entre o público-alvo.
  • Lançar um produto ou serviço inovador.
  • Melhorar o retorno do investimento (ROI).
  • Aumentar os lucros da empresa.
  • Atrair novos clientes.
  • Fidelizar clientes existentes.
  • Aumentar o número de vendas.

Perfil do seu público

A próxima etapa é decidir quem são as pessoas específicas que você está tentando alcançar com suas Estratégias de Marketing Digital.

A representação do seu cliente é conhecida como buyer persona, ou seja, um personagem criado para simbolizar o tipo de consumidor que você deve atingir. A persona deve responder a estas questões: quem é o cliente ideal a quem você deseja vender? Qual é sua idade, localização, ocupação? Em que eles estão interessados? Onde eles fazem compras, obtêm informações e se comunicam on-line? Quais são as necessidades, os desejos, a ambição e a motivação deles, e com o que estão lutando?

Conhecer bem o seu público faz com que suas Estratégias de Marketing Digital funcionem ou sejam um fracasso total. Em um exemplo simples, uma loja de roupas que tem um apelo maior para millennials deve saber se comunicar corretamente com essa geração. Nesse exemplo, uma mensagem formal demais pode não agradar e até comprometer os resultados.

Plano de Conteúdo e Mídia

Um bom Planejamento Digital deve registrar que tipo de conteúdo você criará e como ele será distribuído a seu público-alvo. Você pode definir formatos diferentes e criar um Calendário de Conteúdo que ajude no Planejamento.

Quando se trata de criar o conteúdo, a recomendação é que você o alinhe com a buyer persona que acabou de definir e com as diferentes fases da jornada do cliente. Isso significa oferecer o conteúdo certo, na hora certa, para pessoas que acabaram de conhecer seu produto, que estejam pesquisando pelas melhores soluções ou que já se encontrem mais próximas de comprar. Quanto mais o usuário avançar no Funil de Conversão, mais específico e focado o conteúdo deve ser.

O conteúdo e as mídias escolhidas para distribuí-los representam as ações do Planejamento. Por isso, nessa etapa, já elabore um Calendário e distribua essas ações ao longo do tempo para compor o seu Plano.

Indicadores, KPIs e Estratégia de Mensuração de Resultados

Por fim, agora que você tem definidos seus objetivos e o conteúdo que vai distribuir junto com  as Estratégias de Marketing Digital, é necessário transformá-los em indicadores ou KPIs.

KPI é um indicador que revela o desempenho de algum aspecto da empresa. Visando medir a performance do negócio, é imprescindível adotar um conjunto de indicadores e aferi-los de maneira sistemática. Existem indicadores que podem ser usados em relação à maioria dos empreendimentos e outros mais específicos para cada tipo de empresa.

A fim de definir os seus, basta verificar quais fatores são mais relevantes para o seu negócio e escolher indicadores possíveis de ser averiguados periodicamente.

Para cada métrica principal das Estratégias de Marketing Digital, defina uma meta mensal (ou com a periodicidade que faz mais sentido ao seu Planejamento) e estabeleça como você pode acompanhar os resultados e agir sobre eles, se necessário.

Leia nosso artigo completo sobre KPIs e veja como escolher corretamente os principais para o seu negócio.

Erros do Planejamento Digital que você deve evitar

Agora que você tem uma visão geral de como construir um Planejamento das Estratégias de Marketing Digital, vamos encerrar este conteúdo listando alguns erros que você não pode definitivamente cometer.

Na hora de elaborar o Planejamento Digital, algumas situações consideradas comuns também podem comprometer a execução e os resultados do seu Plano:

– Falta de foco e priorização

Seu Planejamento Digital deve seguir os objetivos traçados, como você leu acima. Isso quer dizer que foco é essencial para garantir que tudo sairá conforme o planejado.

Além disso, é essencial priorizar as ações de acordo com sua importância na hora de elaborar o Planejamento. Pense com cuidado qual ação deva ocorrer em cada momento e faça o possível para cumprir o cronograma.

– Plano rígido demais

Seguir o Plano é essencial, mas se esse progresso não estiver indo bem? E se um concorrente lançar uma campanha mais eficaz, e sua estratégia falhar?

Se seguir cegamente o Plano só porque o escreveu dessa forma, você não conseguirá atingir todo o seu potencial. Por isso, de vez em quando, analise o Plano e revise-o se for necessário. Você vai verificar as coisas que funcionam, portanto, poderá alterar esses aspectos da campanha. Você também, ao descobrir o que não está dando resultado, deverá corrigir os problemas. O Plano deverá estar ajustado às novas tendências de mercado, abordando novos canais importantes, conforme eles apareçam.

– Falta de conhecimento sobre o cliente

Ter em mãos uma pesquisa completa do cliente é obrigatório se você deseja criar Estratégias de Marketing Digital que funcionem. Relembrando o que explicamos no item sobre seu público-alvo, é importante que você descubra exatamente quem você deseja como cliente, quais são seus problemas e como você pode resolvê-los, onde esses consomem conteúdo e que tipo de conteúdo os agrada. Certamente, direcionar o Planejamento Digital às pessoas erradas pode ser fatal para suas Estratégias de Marketing – afinal, elas não vão atingir ninguém de fato.

Quer continuar aprendendo as melhores práticas e Estratégias de Marketing Digital? Leia os outros artigos da nossa seção sobre Marketing Digital aqui no blog.