O que é Mobile Marketing e como criar sua estratégia
Entenda o que é Mobile Marketing, como fazer uma estratégia que funcione de verdade e quais são os rumos desse mercado no Brasil.
Não há como negar que estamos passando cada vez mais tempo diante das telas dos smartphones. Com um aparelho tão importante quanto presente no nosso dia a dia, o Mobile Marketing é a estratégia que tem despertado o interesse de quem quer conquistar o consumidor por meio dos seus dispositivos móveis.
Por causa disso, os profissionais de Marketing estão fazendo o mesmo para criar um verdadeiro engajamento omnichanel. À medida que a tecnologia se torna mais fragmentada, o mesmo ocorre com o Marketing. E, para ganhar e manter a atenção de consumidores em potencial, o conteúdo do Marketing deve ser estratégico e altamente personalizado.
Caso você não conheça a fundo a estratégia de Mobile Marketing, não se preocupe. Entenda o que é Mobile Marketing, como fazer uma estratégia que funcione de verdade e quais são os rumos desse mercado no Brasil.
O que é Mobile Marketing
Mobile Marketing é uma Estratégia de Marketing Digital multicanal que visa atingir um público-alvo em seus smartphones, tablets e/ou outros dispositivos móveis.
Os pontos de contato do consumidor com as ações de Marketing, nessa modalidade móvel, acontecem por meio de campanhas e conteúdo em sites, blogs, e-mail, SMS, mídias sociais e aplicativos. Assim, o seu público-alvo é atingido pelo seu conteúdo diretamente no dispositivo móvel, em uma série de formatos e canais diferentes que podem ser utilizados pelas empresas.
Mercado Mobile no Brasil: vale a pena investir nisso?
A pesquisa TIC Domicílios 2020 apontou que 58% dos brasileiros acessaram a internet em 2019 exclusivamente pelo telefone celular. Além disso, o estudo mostra que a conexão estava disponível para 74% da população, o que correspondia a 134 milhões de brasileiros, e presente em 71% dos lares no país.
O que os dados mostram é não apenas o crescimento do alcance da internet no Brasil, mas que ele tem ocorrido principalmente pelos dispositivos móveis.
Nesse cenário, o Mobile Marketing surge como uma grande oportunidade para quem quer atingir o crescente número de consumidores que passam horas diante da tela do smartphone. Se cada vez mais o brasileiro tem esse comportamento, é nesse meio que as marcas vão querer atuar e chamar a sua atenção.
Também podemos associar o crescimento do E-commerce no Brasil como um aliado das estratégias de Mobile Marketing. De acordo com a 42ª edição do Webshoppers, o E-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, isto é, a maior alta em 20 anos. Concluindo, se cada vez mais o acesso à internet é realizado pelos smartphones e o consumidor segue comprando mais pelo celular, cabe às empresas alinharem sua estratégia de Marketing a essa tendência.
Vantagens do Mobile Marketing para empresas
A primeira das vantagens do Mobile Marketing você acabou de ler. Trata-se do crescimento exponencial dos usuários de smartphones no Brasil, o que faz com que a estratégia permita atingir um grande número de consumidores. Além disso, outros benefícios do Mobile Marketing para as empresas incluem:
Localização, tempo real e personalização do Marketing
Com o Mobile Marketing, você pode alcançar as pessoas em qualquer lugar, a qualquer hora – no trabalho, em casa, na rua. Ainda nessa modalidade de Marketing, muitas informações podem ser coletadas sobre as preferências do usuário, tudo por causa de um aparelho de telefone. Isso ajuda na personalização de anúncios – publicidade direcionada que pode ser ajustada para falar diretamente com uma pessoa, com base em itens como histórico de compras e localização.
Marketing direto ao ponto
O Mobile Marketing é especialmente direto, uma vez que o telefone geralmente está sempre perto de alguém. Assim, as mensagens são recebidas e percebidas rapidamente. Além disso, com as redes sociais, em especial, os profissionais de Marketing podem ter conversas diretas com os clientes para obter feedback imediato sobre suas ações, seus produtos, atendimento e qualquer outro contato entre marca e cliente.
Rastreando a resposta do usuário
O Marketing Móvel também pode rastrear facilmente as respostas do usuário. É possível você consultar instantaneamente avaliações de produtos ou ver quantas pessoas viram seu novo anúncio a fim de avaliar se ele foi eficaz ou não. É viável até mesmo rastrear o número de pessoas que acessaram a página de um determinado site e por quanto tempo permaneceram nessa página, para medir o sucesso de cada conteúdo e ação.
À frente da concorrência
Mesmo que muitas empresas estejam on-line, inúmeras outras ainda não se adaptaram ao Marketing Móvel. Portanto, se sua empresa for a que sair à frente e chegar primeiro dentro do seu mercado, ela é que vai se tornar a referência dos consumidores mobile que compram no seu segmento.
Como criar uma Estratégia de Marketing Mobile – dicas práticas
Conheça o seu público mobile
Entender seu público é o primeiro passo para qualquer Estratégia de Marketing, e as buyer personas são uma ferramenta valiosa que busca ajudar nesse entendimento. As personas são representações fictícias de seus vários tipos de cliente. Crie um perfil que descreva a experiência de cada um. As principais fontes de informação, os objetivos, os desafios, o tipo de conteúdo preferido, como pesquisam por produtos, como fazem compras e preferem pagar pelo que adquirem.
É mais fácil criar o melhor conteúdo e a voz certa para suas mensagens de Marketing quando você tem uma visão clara de seu público-alvo. Tente descobrir também os hábitos desse consumidor mobile – por meio de pesquisas de mercado e análises de dados que você encontra na própria internet. Conheça!
Traçar objetivos
Antes de lançar uma Estratégia de Marketing Mobile, você precisará determinar seus objetivos e criar um plano. Determine os objetivos principais, os públicos mais importantes e como você está desenvolvendo o engajamento entre os canais mobile e o restante dos que você já utiliza.
Estabelecer métricas e KPIs
Assim como seus outros esforços de Marketing, o Marketing Móvel deve ser testado e otimizado. Determine quais KPIs realistas e mensuráveis definem o sucesso de sua Estratégia de Marketing Mobile. Toda ação, para ser considerada bem-sucedida de verdade, exige o estabelecimento de métricas que podem ser acompanhadas, analisadas e gerar conclusões facilmente.
Foco em conteúdos responsivos e amigáveis
Levar o seu Marketing para o meio mobile requer adaptação. A tela menor dos smartphones, que ainda se apresentam em diferentes tamanhos, requer que todo conteúdo seja devidamente adaptado a ela.
Por essa razão, o conteúdo das suas ações de Marketing deve ser amigável, ou mobile-friendly, antes de mais nada. Uma sugestão é que as imagens e os textos sejam criados de forma que haja a possibilidade de entender e ler qualquer conteúdo em telas menores. Além disso, e mais importante ainda, o design do seu site e de qualquer página que vai chegar até o consumidor pelo smartphone deve ser responsivo. Isso significa desenvolver suas páginas digitais de forma que funcionem igualmente bem tanto nos computadores quanto nos celulares.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
A internet também permite que seus clientes entrem em contato com você facilmente por meio de qualquer plataforma que desejarem. Chat on-line, redes sociais, WhatsApp, são vários os canais pelos quais o consumidor pode entrar em contato direto do seu smartphone. Por isso, é importante que o profissional de Marketing esteja pronto para responder, com agilidade e garantindo uma experiência positiva, a quem entra em contato com sua empresa.
Integre estratégias
O Mobile Marketing, como você viu até aqui, é uma modalidade que busca atingir o consumidor com ações de promoção pelos dispositivos móveis. O Marketing Móvel está em um ótimo momento com o crescimento dos usuários de smartphones no Brasil. Então, aproveite para se informar também sobre o conceito de Omnichannel.
Uma estratégia Omnichannel é aquela que conecta todos os pontos de contato do cliente com a marca, incluindo lojas físicas, e-commerce, redes sociais e todos os outros canais on-line e off-line. Leia mais sobre Omnichannel aqui e veja como o Marketing se favorece dessa ideia!