Quais são e como escolher um agregador de podcast
Agregadores de podcast: o que são e 6 opções de agregadores de podcast que você precisa conhecer para enriquecer ainda mais seu conhecimento.
Ouvir podcasts faz parte, cada vez mais, da vida dos brasileiros. Segundo dados divulgados, em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 40% dos brasileiros já escutaram podcast, ou seja, 4 em cada 10 pessoas do país já ouviram algum programa de áudio disponível na internet. E a tendência é seguir expandindo. De acordo com pesquisa feita pela Deezer – streaming de música e agregador de podcast – e divulgada pelo UOL, o consumo desse formato de conteúdo no país aumentou 67% em 2019.
[sc name="cta" Nome="Como fazer um podcast: estratégia, passo a passo e divulgação" link="http://sebraemg.rds.land/ebook-podcast" ]Tal formato já é aliado de várias marcas, empreendedores e influenciadores digitais para repassar conhecimento e interagir com o público, utilizando estrategicamente assuntos específicos. A Natura, quarta maior empresa de produtos de beleza do mundo, por exemplo, lançou, no fim de 2018, a minissérie “Viva Seu Corpo”, com o intuito de discutir os caminhos de uma relação mais saudável e positiva com o próprio corpo, em parceria com o Mamilos, canal de podcast brasileiro.Por sua vez, o Bradesco, um dos maiores bancos privados do Brasil, tem a série “Histórias para Ninar de Garotas Rebeldes”. Lançados também em 2018, os podcasts trazem o perfil de mulheres notáveis que revolucionaram suas áreas de atuação, como a jogadora brasileira Marta, a escritora britânica J. K. Rowling e a cantora norte-americana Beyoncé. Já o Ted Talks, organização sem fins lucrativos, famosa por disseminar ideias por meio de palestras e conferências, também utiliza podcasts como forma de estratégia. Os assuntos são, em sua maioria, sobre empreendedorismo.A rede de fast-food Mcdonald's, a rede social Facebook e a empresa de softwares de computador e produtos eletrônicos Microsoft são outros exemplos que lançam mão de podcasts em seus negócios. Além de incluir a produção para podcast no planejamento de marketing e comunicação do seu negócio, um dos passos mais importantes para disponibilizar esse tipo de mídia para o público escolhido é a seleção de um bom agregador de podcast. Neste post, aprenda um pouco mais dos agregadores de podcast e como eles podem ajudá-lo a investir no relacionamento com seus clientes e na percepção da sua marca.
O que é um agregador de podcast?
Os agregadores de podcast são aplicativos e/ou sites que armazenam e transmitem arquivos de áudio. Eles permitem que o usuário consiga acessar, ouvir e baixar o podcast seja no computador, seja no no smartphone.A maioria desses agregadores requer a utilização de outro site ou aplicativo capaz de, primeiramente, hospedar o podcast. Sem hospedar o seu áudio em alguma plataforma própria para isso, não é possível compartilhá-lo no agregador de podcast, tampouco nas redes sociais.Os aplicativos/sites de hospedagem, como, por exemplo, Soundcloud, Spreaker, Libsyn, Buzzsprout, Anchor, dentre outros, hospedam o áudio, e, a partir daí, pode-se ter acesso ao Feed RSS de seu canal para compartilhar no agregador de podcast. A hospedagem do áudio é feita por meio do upload do arquivo, que já deve estar no seu computador ou no smartphone.É o Feed RSS, ferramenta baseada na linguagem de marcação XLL, que propicia a distribuição de áudios. Ele é o responsável por transmitir os áudios do seu canal, arquivado nos aplicativos/sites de hospedagem, para o agregador de podcast. O Feed RSS é disponibilizado via link. Você copia o link e cola no lugar indicado pelo agregador, fazendo com que os podcasts também fiquem disponibilizados na plataforma de forma automática. Ou seja, assim que publicados no aplicativo/site de hospedagem, os podcasts também estarão disponíveis no agregador próprio para tal.E, se você não utilizar nenhuma dessas ferramentas, mas, mesmo assim, quiser postar o podcast no seu site? É possível. É preciso, porém, entender um pouco sobre linguagem HTML. E, dependendo do provedor do site, existem restrições, como tamanho e duração. A melhor saída é hospedar o áudio em sites específicos e divulgá-lo em um agregador de podcast. Em alguns casos, o próprio agregador já serve como hospedagem. Em outros, não. É o que vamos descobrir a seguir.
6 opções de agregadores de podcast que você precisa conhecer
Soundcloud
O Soundcloud é uma importante ferramenta para a propagação de áudios, uma vez que disponibiliza o Feed RSS e também é um agregador de podcast. Ele pode ser acessado tanto no smartphone – fazendo o download na Play Store para Android ou na Apple Store para iOS – quanto no computador, acessando o site.É possível utilizar o Soundcloud como player de música e podcasts, ter uma biblioteca personalizada e também seguir os amigos. No entanto, com a expansão recente de aplicativos/sites como Spotify e Deezer, o Soundcloud não tem sido muito consumido como agregador de podcast, mas, sim, para hospedagem e repasse dos áudios via Feed RSS exatamente para essas plataformas, com exceção do Spotify, que não tem o Soundcloud como aplicativo/site de hospedagem parceiro.Na versão gratuita do Soundcloud, é possível enviar para a plataforma até 3 horas de áudio e ter controles e estatísticas básicas sobre o desempenho do podcast. O Soundcloud também disponibiliza a assinatura paga “Soundcloud Pro Unlimited”, por US$12,00/mês, assinando o plano anual (US$ 144,00 no total), ou US$ 16,00/mês no plano mensal. No plano Pro, você pode enviar áudios ilimitados, ter lançamentos agendados, controles e estatísticas completas, dentre outras funcionalidades.
Spotify
O Spotify, já conhecido como streaming de música, tem se dedicado a agregar podcasts. Só em 2019, a empresa comprou a Gimlet, produtora de podcasts, e a Anchor, aplicativo/site especializado em hospedar áudio e gerar Feed RSS para os agregadores de Podcast, como o Spotify.Com a aquisição da Anchor, por exemplo, o processo de upload do áudio nessa plataforma e o repasse ao Spotify ficaram ainda mais práticos, já que ambas pertencem, agora, à mesma empresa. Inclusive, o design das duas plataformas é o mesmo, com o passo a passo bem descrito e intuitivo.Atualmente, o Spotify dedica uma aba exclusiva aos podcasts e tem incluído na plataforma algumas funcionalidades, como playlists e descobertas específicas para o tipo de conteúdo que você costuma ouvir. Ele pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo disponível para download na Play Store ou na Apple Store.A plataforma tem duas versões: uma gratuita, que permite ouvir músicas e podcasts apenas em ordem aleatória e com anúncios, e a outra – versão Premium –, que disponibiliza vários tipos de planos e com valores distintos: individual (R$ 16,90/mês), universitário (R$ 8,45/mês), duo (R$ 21,90/mês) e familiar (R$ 26,90/mês), que têm acesso livre a todas as ferramentas e não possui anúncios. Todas as versões permitem o upload de podcast.
Deezer
O Deezer também é um famoso streaming de músicas que se tem dedicado aos podcasts. Parecido com o Spotify em termos de funcionalidade, como a utilização do Feed RSS para disponibilizar os podcasts e preço, ele conta com uma grande rede de assinantes no Brasil. O país é o segundo maior mercado global da empresa.A plataforma conta com o plano gratuito, que não possibilita pular as músicas e tem anúncios, e a versão premium individual (16,90/mês) e familiar (R$ 26,90/mês), que dão o acesso a todas as ferramentas e também não têm anúncios. O Deezer pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo, encontrado na Play Store e na Apple Store.
Google Podcast
A Google também tem o próprio agregador de podcast: o Google Podcast. Disponível para usuários Android, o aplicativo é gratuito e permite pesquisar, ouvir e baixar os áudios, assim como os já conhecidos streamings. O Feed RSS também é necessário para publicar os áudios.Para acessá-lo, é necessário baixar o aplicativo na Play Store.
Apple Podcast
Com exatamente a mesma funcionalidade do Google Podcast, temos o Apple Podcast, agregador de Podcast da Apple, para os usuário iOS. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado na Apple Store.
Castbox
Alternativa às gigantes do streaming está o Castbox, empresa chinesa exclusiva para agregar podcasts. O diferencial desta plataforma em relação às demais é a utilização de um sistema de inteligência artificial. Com ele, é possível procurar palavras-chaves dentro do podcast. Os áudios são transcritos automaticamente, o que ajuda consideravelmente durante as pesquisas dos usuários na plataforma. Também é necessário o Feed RSS para postar podcast no Castbox.O Castbox pode ser acessado pelo site ou baixado na Play Store e na Apple Store. A versão gratuita atende a todas as necessidades do usuário. Contudo, a plataforma tem uma versão premium (US$ 0,99/mês), que permite algumas comodidades, como nenhum anúncio visual ao abrir o aplicativo, assinatura de canais ilimitadas (na versão gratuita, o máximo são 100), e exclusividade ao receber novidades da plataforma.Agora que já sabemos mais sobre agregador de podcast, que tal partir para a produção e a divulgação do seu conteúdo? Para inspirar-se, confira o post 11 melhores podcasts de empreendedorismo e aproveite!