Realidade Mista: o futuro da experiência do cliente
A Realidade Mista (RM) é uma tecnologia que combina elementos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) para criar experiências imersivas e interativas.
A Realidade Mista (RM) é uma tecnologia que combina elementos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) para criar experiências imersivas e interativas.
Essas experiências estão modificando a forma como as empresas interagem com seus clientes, proporcionando novas maneiras de engajamento, personalização e satisfação do cliente.
Neste post, você vai entender como a Realidade Mista está sendo utilizada para modificar a experiência do cliente e conhecer as diferenças entre RA, RV e RM.
Como a Realidade Mista está transformando a experiência do cliente
Nas últimas décadas, a tecnologia vem mudando completamente a experiência do cliente, desde o surgimento da internet, trazendo, por exemplo, o e-commerce para o mainstream e a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), que simplificam o processo de compra e impulsionam as vendas.
O mesmo impacto está ocorrendo agora com as tecnologias imersivas, como a Realidade Mista – mistura entre RV e RA –, que cria ambientes em que objetos virtuais interagem com objetos reais, permitindo que os clientes possam ver, experimentar e se familiarizar com os produtos “pessoalmente”, com os próprios olhos.
Usando uma câmera digital e uma tela ou visualizador, ambos montados em um dispositivo portátil ou em óculos VR, o cliente olha e interage com os produtos. Isso também se dá quando você tira uma foto em um smartphone, ou seja, você está olhando pela câmera do dispositivo por meio da tela.
Na prática, o cliente pode também ver um objeto digital de diferentes ângulos, movendo fisicamente sua cabeça. Algumas experiências de RM, inclusive, vão além dos efeitos visuais para incluir experiências auditivas e táteis. Exemplificando, são os aplicativos que usam luvas que respondem a movimentos físicos com mudanças no ambiente virtual do espectador.
Como a RM ajuda a equipe de suporte a se conectar com os clientes
O desenvolvimento de Realidade Virtual e Realidade Aumentada é focado em apresentar a marca e exibir os produtos, sem oferecer suporte a opções de compra. É aqui que entra a RM como uma solução para compras que combina vendas online e offline. Com a Realidade Mista, a equipe de vendas pode interagir em tempo real com os clientes.
Os funcionários são capazes de analisar o que os clientes gostam de comprar com mais frequência, como eles reagem aos produtos em exposição, o que eles analisam antes de fazer uma compra e várias outras informações. As empresas, por sua vez, têm a possibilidade de coletar informações sobre como os produtos são percebidos pelos clientes.
Isso ajuda a equipe e os funcionários a entender como operar de forma mais eficaz, baseando-se na observação e no estudo em tempo real, o que certamente contribui para melhorar as falhas.
Outra razão é que as empresas passam a fornecer aos clientes melhor experiência do produto e do serviço e, consequentemente, geram fidelidade.
Saiba: Como fidelizar clientes em momentos de crise
Desse modo, a inovação do comércio misto está na criação de uma experiência de compra mais personalizada, em que os clientes estão aptos a experimentar e a sentir o produto com facilidade e conveniência.
Diferenças entre RV, RA e RM
A Realidade Virtual é uma representação interativa gerada por computador de um mundo ou atividade real, ou artificial. Já a Realidade Mista é uma representação interativa ou visão de elementos combinados do mundo real e gerados por computador. A Realidade Aumentada, por seu turno, é uma visão do mundo real com aprimoramento adicional gerado por computador.
Realidade Virtual (RV)
A RV dá acesso a um mundo simulado de 360 graus, no qual você entra totalmente, como uma representação 3D de você mesmo: um avatar. Você pode se mover pelo espaço, interagindo com ele, pegando e movimentando objetos e falando com qualquer outra pessoa que encontrar por lá.
Uma sala de reunião virtual é um exemplo de RV. Ela tem condição de espelhar o espaço de trabalho físico para torná-lo familiar e proporcionar aos funcionários a chance de participar de reuniões regulares, remotas ou de eventos especiais.
Leia também: As startups e o metaverso, com Leonardo Carvalho
Realidade Aumentada (RA)
Um cenário de Realidade Aumentada envolve Realidade Mista. Em vez de uma imersão digital completa, você permanece no mundo real. Elementos virtuais, como gráficos, texto, vídeo ou áudio, são sobrepostos ao ambiente físico.
Um exemplo de RA inclui dar aos clientes acesso a informações adicionais sobre determinado produto ou a chance de ver um objeto em sua casa.
Realidade Mista (RM)
Sobreposições de RA não interagem com o mundo real, embora você possa interagir com elas dependendo do software utilizado.
Já a RM sobrepõe o mundo real com elementos digitais, e os objetos físicos e digitais coexistem e reagem uns aos outros em tempo real. Podemos citar como Realidade Mista o treinamento de simulação especializada que ensina um cirurgião a fazer uma incisão para salvar vidas ou um piloto a pousar um avião.
Exemplos da aplicação da RM em diferentes setores
A Realidade Mista pode ser empregada em diferentes setores a fim de enriquecer a experiência dos usuários em várias áreas para criar experiências significativas.
Veja como a aplicação da RM pode modificar a maneira como você estuda, trabalha, pratica esportes, entre outras atividades.
Design e arquitetura
A Realidade Mista auxilia profissionais, como arquitetos e designers, a evitarem erros que teriam um custo alto, pois proporcionam uma maneira de experimentar conceitos sem o tempo e os custos necessários para a realização de uma experimentação física, por exemplo.
Outro diferencial também é que os profissionais e seus clientes têm a oportunidade de ver como um edifício ou um conceito de design de interiores ficaria e funcionaria no mundo real.
Treinamento de funcionários
Quase todos os setores poderiam usar ferramentas de Realidade Mista para ajudar a treinar funcionários ou descobrir melhores maneiras de fazer certas atividades. Graças à experiência muito realista criada pela RM, o treinamento e o aprimoramento das operações realizadas virtualmente chegam a reduzir gastos e a economizar tempo.
Tal como, uma empresa que deseja melhorar seu processo de construção de motores tem a possibilidade de usar a RM com o objetivo de projetar um modelo holográfico que ajuda os trabalhadores da fábrica a visualizar todas as etapas do processo.
Assistência médica
O uso da RM também auxilia no treinamento médico, permitindo que os estudantes de Medicina pratiquem técnicas cirúrgicas em um ambiente realista, mas controlado, além de ajudar na explicação de certos medicamentos para médicos e pacientes.
Esse tipo de realidade é capaz de criar cenários de treinamentos imersivos, por exemplo, o estudo de órgãos humanos de perto, como o cérebro, o coração ou os pulmões, e permitir que os usuários interajam com eles.
Educação
Existem muitas aplicações de Realidade Mista que podem ser projetadas na educação para auxiliar os estudantes a aprender quando eles interagem com objetos virtuais. A RM também possibilita que professores ensinem os alunos remotamente usando projeções e simulações 3D.
Em Ohio, nos Estados Unidos, exemplificando, o Microsoft HoloLens (dispositivo que utiliza Realidade Mista) foi usado pela Case Western Reserve University para o ensino de anatomia a estudantes de medicina.
Esportes e condicionamento físico
Tanto atletas profissionais quanto simples frequentadores de academia podem usar a RM. No caso dos atletas, por meio da RM, há a possibilidade de analisar seu desempenho, visualizar estratégias e receber feedback de treinamento em tempo real. Já aqueles que praticam esporte por lazer podem ter experiências de treinos imersivas, seguindo treinadores virtuais e competindo com outros usuários em ambientes virtuais.
Museus e pontos turísticos
Com a RM, é possível viver a experiência de visitar um museu ou um ponto turístico que você planejou, mas que ainda não foi possível. Nessa circunstância, os visitantes vivenciam o local com passeios imersivos ou até colocam objetos virtuais em exposições do mundo real. Ou seja, conseguem realizar o que muitas vezes é impossível no mundo real.
Conclusão
A Realidade Mista é criada quando o mundo real e o virtual são mesclados para produzir um novo ambiente onde objetos físicos e digitais coexistem, visando permitir que os usuários tenham uma ideia do mundo real.
Para saber mais sobre as tecnologias imersivas, leia o conteúdo Como pequenas empresas podem utilizar a Realidade Aumentada!