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Feedback: saiba como executar e colher resultados tangíveis com esta prática

Realizar um bom feedback é importante para o crescimento da sua empresa. Confira algumas dicas sobre como fazer, além de um estudo de caso sobre isso.

Você costuma oferecer feedbacks aos integrantes da sua equipe? Se não, precisa começar logo. Reuniões de retorno sobre a performance são muito importantes e acabam sendo deixadas de lado por causa da correria do dia a dia.Isso é bastante normal, já que líderes têm muitos prazos a cumprir. Entretanto, uma pesquisa mostrou que o que mais motiva colaboradores não é o reconhecimento ou o dinheiro, mas enxergar o próprio progresso.A pesquisa monitorou por anos o cotidiano de centenas de colaboradores, suas atividades, emoções e níveis de motivação. O resultado apontou que as pessoas se sentiam motivadas em dias que viam o progresso ocorrendo ou tinham apoio para superar obstáculos.Entretanto, saber executar o feedback com maestria é essencial. O momento é crítico para os dois lados e pode despertar emoções positivas e negativas intensas.Segundo a psicóloga Tara Brach, autora do livro Radical Acceptance (Aceitação Radical), críticas despertam reação de medo nas pessoas. Primeiro, tendem a paralisar, depois fugir e então lutar. É algo instintivo, quando nos sentimos julgados ou ameaçados.Mas ao executar o feedback, pense em como evitar que outra pessoa tenha medo das críticas. Os colaboradores devem compreender que as críticas são construtivas e devem utilizá-las para melhorar ainda mais o que está sendo feito.Por isso, fizemos este post com algumas dicas para ajudar a transformar esse momento em resultados tangíveis. Vamos lá?

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Dicas para executar um bom feedback

1

Preste atenção. Para que o feedback seja útil, você precisa ser específico e direto. É bem possível que a conversa demande tempo e energia de ambos. Prepare um horário no qual você poderá focar no assunto com tranquilidade.

2

Faça do feedback uma rotina. Quanto mais você oferece, mais eles se tornam parte da cultura organizacional da empresa. Assim, as chances de a equipe encarar com mais positividade são maiores.

3

Escolha um assunto por vez. Não faça uma revisão de toda a performance, em todas as reuniões. Procure se concentrar em uma questão de cada vez, definindo os resultados esperados para o próximo feedback.

4

Preocupe-se com o formato. Cada integrante da equipe tem suas particularidades. O mesmo formato não funciona para todos. Alguns podem enxergar as críticas de forma positiva se você falar sobre elas antes de uma abordagem, por exemplo.

5

Construa relações. Para definir os melhores formatos de feedback, você precisa conhecer bem os membros do seu time. Portanto, trabalhe na construção dessas relações. Quando uma base de confiança é formada, provavelmente os feedbacks serão recebidos com mais aceitação.

6

Pergunte. Feedbacks não precisam ser uma via de mão única. Questione os porquês, peça opiniões e incentive a conversa. Dessa forma, você ajuda a pessoa a pensar sobre seu desempenho, além de abrir um espaço que demonstra confiança.

7

Equilibre o positivo e o negativo em todos os feedbacks. Quando você só oferece retorno em momentos positivos, as pessoas começam a desconfiar dos elogios. Se é apenas em momentos ruins, pode desmotivá-las. Seguir esses passos é uma boa opção:

➔ Ofereça críticas e elogios construtivos.

➔ Identifique áreas nas quais a pessoa possa desenvolver-se.

➔ No final, foque nas tarefas seguintes e pergunte sobre o que motiva o colaborador e o futuro.

8

Faça o dever de casa. Antes de qualquer feedback, recolha dados e detalhes que demonstrem o que você quer falar e quais serão as tarefas que deverão ser feitas.

9

Lembre-se de que todos podem sempre melhorar. Mesmo quem demonstra atuação acima da média pode estar focado somente em resultados. Ofereça feedbacks que orientem a melhoria dos processos.

Estudo de caso Adobe

A Adobe é uma das empresas que mais investiram na cultura de feedbacks. Em 2014 a companhia substituiu as avaliações formais de desempenho por conversas informais e regulares, com um tom mais leve, mas bastante direto.O formato dessas conversas funciona bem quando há necessidade de abordar críticas relevantes. São três elementos levados em conta pela companhia: expectativas, crescimento e desenvolvimento.Quando cada um dos temas é discutido, o feedback é valioso. Confira o detalhamento de cada um, conforme a análise da revista HBR:

Expectativas

No início do ano, membros do time foram convidados a definir objetivos. As conversas eram oportunidades de conferir o progresso dessas metas.Por isso, líderes e colaboradores devem discutir a definição, o monitoramento e a avaliação dos objetivos, concordar com os papéis e as responsabilidades definidos e estar alinhados sobre o significado de sucesso.Dessa forma, os líderes oferecem caminhos para a melhoria do desempenho. A avaliação, entretanto, é recíproca: membros do time também são incentivados a avaliar a performance de seus líderes.

Crescimento e desenvolvimento

O tema se refere ao desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos da equipe. As melhorias acontecem quando todos entendem o que deve ser feito. Além disso, os líderes devem conhecer os desejos e as ambições de carreira de cada colaborador. A conversa é centrada no desenvolvimento futuro do desempenho. Se o feedback acontece regularmente, as chances disso resultar em progresso são muitas.

Realizando um bom feedback

Uma boa conversa de feedback proporciona resultados positivos tanto para o colaborador quanto para o líder e a organização como um todo.

1 - Preste atenção na conversa e lembre-se do que foi falado no próximo feedback.

2 - Faça dele uma rotina e parte da cultura organizacional.

3 - Escolha um foco por vez.

4 - Preocupe-se com o formato do feedback, mudando de acordo com o estilo de cada pessoa.

5 - Construa relações e conheça bem seus colaboradores.

6 - Pergunte e transforme o feedback em uma conversa.

7 - Equilibre o positivo e o negativo em todos os momentos.

8 - Faça o dever de casa e pesquise bem sobre o que vai falar.

9 - Lembre-se de que todos podem sempre melhorar, mesmo os que já são bons.

Além disso, procure estabelecer um estilo de feedback que combine com sua organização. No caso da Adobe, a adoção de conversas mais informais e a abordagem de expectativas, crescimento e desenvolvimento contribuíram para a melhoria das relações e dos resultados.Lembre-se: a maioria das pessoas prefere a zona de conforto, mas não é assim que crescemos. Sua empresa precisa de pessoas de alta performance, por isso procure desenvolvê-las.Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Leia:

COMO MONTAR UM TIME ORIENTADO A RESULTADOS

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