Vale a pena trabalhar com audio marketing? Com Mateus Chiavassa - VOOOZER
Na correria do dia a dia, muitas pessoas têm sede por novidades mas não conseguem separar tempo para ler blogs, revistas ou jornais. É aí que a possibilidade de ouvir conteúdos formativos se destaca como uma tendência que veio para ficar — o Audio Marketing.
Você já conhece a nova tendência de marketing que tem aproveitado os áudios para chamar atenção da audiência? Na correria do dia a dia, muitas pessoas têm sede por novidades mas não conseguem separar tempo para ler blogs, revistas ou jornais. É aí que a possibilidade de ouvir conteúdos formativos se destaca como uma tendência que veio para ficar — o Audio Marketing.Quem nunca aproveitou o tempo no trânsito, realizando tarefas manuais ou mesmo enquanto trabalha para ouvir conteúdos ou músicas? Agora é hora de aprender a usar essa oportunidade para alavancar os seus negócios.Hoje, vamos conhecer o Mateus Chiavassa. Ele é completamente apaixonado pelo caos do dia a dia, um dos fundadores e COO do VOOOZER e há mais de 7 anos vem trazendo o Audio Marketing para a rotina das empresas e dos visitantes. Além da área Operacional, também é responsável pelo setor de Customer Success e pelo planejamento da empresa junto ao seu sócio.
1 - Antes de mais nada, o que é Audio Marketing e por que ele se tornou uma estratégia relevante para marcas e criadores de conteúdo?
Audio Marketing é um termo que foi criado aqui no Brasil para definir o uso de áudio nas estratégias de marketing e marketing de conteúdo, nos mais diferentes formatos. Começamos principalmente com blogs e notícias e, hoje em dia, é também utilizado no Spotify e em outras plataformas de áudio.Ele se tornou relevante para marcas e criadores de conteúdo porque estes perceberam que não se pode deixar de apostar nesse formato — as pessoas não têm o tempo de leitura que elas gostariam hoje em dia. Então, como você possibilita que as pessoas consumam esses conteúdos que são tão importantes para a marca? Possibilitando uma nova forma de consumo. A ideia, portanto, não é retirar os textos, mas trabalhar de forma aliada.
2 - Como nasceu o VOOOZER e como ele funciona?
O VOOOZER nasceu em meados de 2016. Meu sócio e eu trabalhávamos em outra empresa e foi surgindo um incômodo, principalmente dele, porque precisava parar de ler algo para dirigir. Por conta disso, começamos a pensar a respeito e chegamos à conclusão de que não tínhamos tempo para ler — Buscando solução para esse problema, identificamos uma oportunidade de negócio.E como o VOOOZER funciona hoje? Nosso principal objetivo é melhorar o SEO dos nossos clientes. Por meio do Audio Marketing, eles conseguem melhorar o rankeamento de suas páginas e aumentar a captura de leads. Nossos clientes já possuem um blog com artigos publicados e o desafio é fazer com que os textos alcancem mais pessoas e com que elas fiquem por mais tempo nas páginas. Uma das maneiras de fazer isso é com o VOOOZER. Nós narramos tudo o que está escrito, com narrações profissionais, e o visitante tem a oportunidade de consumir aquele conteúdo ouvindo — é mais uma dimensão ou forma de acessar o conteúdo.Já é uma estratégia bastante consolidada e, para quem já tem um blog, por exemplo, é possível conversar com a nossa equipe para entendermos juntos se este é o melhor momento para lançar mão dessa estratégia
3 - Quais conselhos você forneceria para o empreendedor e criador de conteúdo, para que ele também se beneficie dessa tendência?
Acredito que é sempre importante olhar para o mercado e ver que alternativas novas existem para alcançar os nossos objetivos.Pensando em quem produz o conteúdo, existem diversas maneiras de otimizá-lo — isto é, de fazer com que esse conteúdo se destaque do ponto de vista de rankeamento — uma dessas formas é o Audio Marketing.É uma estratégia que pode ser feita “dentro de casa” — mas isso é mais trabalhoso — ou é possível contar com apoio de empresas, como é o caso do VOOOZER.
5 - Quais são as principais vantagens de se utilizar Audio Marketing nos blogs?
São duas: melhora em SEO e aumento na quantidade de leads capturados. Quer saber mais sobre SEO? Acesse aqui nosso e-book e aprenda os principais pontos para aumentar a sua chance de aparecer na primeira página do Google.
6 - E quais são os principais desafios de quem está pensando em investir nessa estratégia?
Para quem está pensando em fazer isso dentro de casa, é preciso preparar a equipe, material e até mesmo o estúdio.Para quem opta em contratar uma empresa especialista, como a nossa, é entender o que cabe no orçamento e começar a trabalhar — e, uma vez contratado, é tudo muito simples, não exige muito tempo, nem muitas tarefas, pois sabemos que a rotina do empreendedor é sempre corrida.
7 - Quais são as métricas para avaliar sucesso de uma estratégia de Audio Marketing?
Para a estratégia, a quantidade de leads capturada (ou aumento disso) e as métricas de SEO.Dentro do Audio Marketing em si, podemos medir:
- Quantas pessoas estão ouvindo;
- O quanto elas estão ouvindo, se estão indo até o final;
- Quantas horas ouvidas no total.
8 - Existem boas práticas na criação de conteúdo que podem facilitar a aplicação do audio marketing?
A gente não pensa tanto em boas práticas — afinal, normalmente, elas já são aplicadas no momento de escrita, como coesão e coerência. Não é necessário fazer uma superadaptação ou escrever de maneira diferente o texto porque ele irá se tornar um áudio.
9 - Quais os cuidados para quem gostaria de testar esse formato de conteúdo, sem fazer investimentos robustos?
Uma possibilidade seria montar um set-up dentro da empresa ou mesmo em casa, isto é, com um microfone de qualidade boa ou razoável e um lugar silencioso (sem barulho de fundo), e selecionar alguns dos melhores conteúdos do blog e fazer a narração. Feita a narração, é possível inseri-la em algum player nativo. Contratar uma empresa é mais profissional e permite mais resultados. Porém, essa é uma possibilidade de teste sem grandes investimentos — só é importante tomar vários cuidados para se produzir os áudios da melhor maneira possível e lembrar que isso pode não traduzir os resultados de quando é feito de forma mais profissional e com uma estratégia mais fundamentada.É importante entender a maturidade do inbound e do marketing de conteúdo antes de contratar qualquer ferramenta. Por isso, sempre fazemos um diagnóstico da situação, antes de começar.
10 - Compartilha com a gente alguns casos de sucesso, que possam inspirar nossos leitores?
Fizemos um estudo de mercado e tivemos os seguintes resultados: um aumento de 15% no tráfego orgânico e de 45% na geração de leads. Aqui temos alguns resultados de nossos clientes.O Portal de Inovação Sebrae Minas é um exemplo de sucesso! Já são 577 áudios disponíveis, com mais de 45 horas escutadas por mês e quase 50% de reproduções foram ouvidas até o final.Espero que tenha gostado da entrevista! Confira aqui outra tendência — o marketing de influência.