Áudio Marketing: mais uma tendência do marketing digital

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Já imaginou ter o seu negócio presente no dia a dia das pessoas enquanto elas dirigem, trabalham ou fazem atividades domésticas? O Áudio Marketing é uma das Estratégias do Marketing que dão às marcas o poder de fazer parte do cotidiano e de se conectar com o público de um jeito simples.

 

A transformação digital também vem impulsionando o uso da voz como uma estratégia para fortalecer a presença digital. Gigantes do mercado, como Google, Amazon e Apple, disputam o Market Share com seus alto-falantes inteligentes baseados em Inteligência Artificial. Elas já reconhecem a importância de estreitar laços com as pessoas por meio do som.

 

Quer descobrir como o Áudio Marketing pode ajudar na sua Estratégia de Marketing Digital? Então siga a leitura!

 

O que é Áudio Marketing

A produção de conteúdo por áudio focado em atrair, converter ou fidelizar clientes é conhecida como Áudio Marketing. São podcasts, programas de rádio, narração de posts, playlists segmentadas, dentre outros produtos que podem surgir com base nessa estratégia de aproximação com o cliente por meio do som.

 

 

Importância do Áudio Marketing

Mudanças de comportamento do consumidor em relação ao consumo de conteúdo em áudio já podem ser vistas no mercado. Até 2022, a previsão é que mais de 50% das famílias tenham uma assistente digital como a Siri, da Apple, e a Google Assistance, da Google.

Entenda por que é importante investir em Estratégias de Áudio Marketing.

 

 

Conveniência

Veja: a voz é o instrumento mais simples para  que possamos nos comunicar com as pessoas, resolver problemas e encontrar soluções do dia a dia. Ainda mais em uma época em que a população está cada vez mais sem tempo e atarefada.

 

 

Busca de conteúdo em áudio

O volume de pesquisa por voz vem crescendo. Durante a primeira onda da pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o uso de assistentes digitais cresceu 47% no Brasil, segundo estudos da Ilumeo.

 

Além de facilitar a interação, o Áudio Marketing é mais conveniente para quem está do outro lado do dispositivo. As pessoas podem ouvir a mensagem ao mesmo tempo em que realizam tarefas. Afinal, o método não requer o uso de outros sentidos, como o tato ou a visão. Basta acessar o conteúdo e escutá-lo.

 

Acessibilidade digital

Por não ser necessário digitar para encontrá-lo, o Áudio Marketing possibilita ainda a inclusão de pessoas com baixo índice de escolaridade ou com algum tipo de deficiência, como deficiência visual e dislexia, facilitando também o acesso das crianças ao conteúdo.

 

Conexão com o consumidor

Sabia que o Áudio Marketing permite a construção de uma experiência com mais profundidade? Através da voz, é possível identificar emoções e ampliar a possibilidade de compreensão da mensagem por parte do consumidor.

 

Outro fator que traduz a importância do recurso é a possibilidade de criar um elo entre marca e cliente via identificação sonora. Com áudios, a marca pode escolher, por exemplo, o tom do sotaque ou o modo de falar característico de um grupo de pessoas.

 

 

4 formas de usar o Áudio Marketing no seu negócio

1. Grave seus blog posts em áudio

Os consumidores como centro do negócio são vistos como uma das posturas comuns adotadas por empresas de sucesso. Ao disponibilizar o conteúdo do seu blog também em áudio, você está indo ao encontro de uma tendência de mercado: colocar a satisfação do consumidor como prioridade.

 

Isso porque o visitante vai poder escolher a forma mais conveniente e cômoda para consumir as informações que a empresa disponibiliza — e nem sempre isso se dá por meio das palavras.

 

2. Torne seu site acessível por meio do áudio

Quase 46 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência, dentre elas as deficiências visual e mental, de acordo com dados do IBGE. Dislexia, ou melhor, dificuldade de ler e escrever, também acomete cerca de 15 milhões de cidadãos.

 

Com esses dados, é possível notar: há grandes chances de o seu cliente estar em algum desses grupos. Por isso, uma boa maneira de usar o Áudio Marketing no seu negócio é para tornar sua presença digital acessível.

 

E isso é feito por meio de softwares e ferramentas que fazem a leitura dos textos de todas as páginas da sua marca na internet. Tal prática permite que pessoas com algum tipo de deficiência também possam acessar os conteúdos.

 

3. Crie playlists para se conectar com seu público

Plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer, são boas aliadas em Estratégias de Áudio Marketing. Você pode criar playlists especiais, de acordo com a personalidade da sua marca e as personas do negócio. Essa é uma das formas de se aproximar do seu público e de se conectar com ele.

 

4. Invista na criação de podcasts

Um podcast é um formato que não exige pausas, que prende a atenção do público e o deixa livre para continuar a execução de suas tarefas. Segundo dados da Deezer, o consumo de programas de áudio sob demanda aumentou 177% em 2019. O recurso ‘já caiu’ no gosto popular.

 

A boa notícia é que você pode criar um podcast para a sua empresa como parte da sua Estratégia de Áudio Marketing. Para começar, escolha um tema pertinente a tratar, convide autoridades no assunto ou produza um roteiro interessante. A partir disso, mãos à obra.

Seu objetivo deve ser gerar valor em torno de um assunto interessante aos ouvintes e ao negócio.

 

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