Como fazer uma Promoção de Vendas para melhorar o desempenho comercial

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Quer atrair novos clientes, aumentar as vendas de um produto ou serviço, fidelizar consumidores ou aumentar a visibilidade do negócio? Existe um recurso de Marketing muito eficaz para tudo isso: a Promoção de Vendas.

 

Não é à toa. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, mais de 70% das pessoas aguardam a oportunidade das promoções para adquirir aqueles produtos os quais estão almejando, mas que, pelo fato de terem um valor mais elevado, esse é o momento mais adequado para tal. Celulares, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos entram nessa tabela.

 

Um período que também confirma como as promoções impulsionam as vendas é a Black Friday, quando o volume de compras bate recordes.

 

Sabe por que isso se dá? Porque as marcas apostam em Promoção de Vendas, oferecendo vantagens por tempo limitado visando estimular a compra.

 

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a Promoção de Vendas e como planejar uma boa estratégia para o seu negócio.

 

O que é uma Promoção de Vendas?

“Promoção de Vendas” é um conjunto de recursos e técnicas usadas a fim de aumentar o volume de transações ao longo de um período predeterminado. Trata-se de uma das ferramentas de Marketing focada em melhorar o desempenho comercial de um negócio, que também pode ser utilizada para estreitar o relacionamento com os clientes. Tudo dependerá do objetivo da marca.

 

Características de uma boa Promoção de Vendas

  • Qualquer empreendedor pode aplicar, desde os entrantes aos mais experientes no mercado.
  • Todos os negócios podem lançar mão dessa técnica: não importando segmento, tamanho ou localização onde esteja.
  • Requer investimentos baixos: o que é importante é o valor gerado ao público-alvo.
  • Ação ativa por tempo limitado e predeterminado: dessa forma despertam o senso de urgência e atraem os clientes com grande potencial de compra.

Para que usar

Uma Promoção de Vendas pode ser funcional para diversos objetivos, entre os principais estão: 

  • Lançamento de um serviço ou produto
  • Fidelização de clientes antigos
  • Liberação de espaço no estoque
  • Movimentação do fluxo de caixa
  • Aumento do número de vendas
  • Atração de novos consumidores
  • Melhoria no relacionamento com os clientes

Para cada um desses objetivos, há uma técnica de Promoção de Vendas diferenciada. Falaremos disso adiante, porque agora você precisa saber o passo a passo para não errar na sua estratégia.

 

3 passos para fazer uma Promoção de Vendas

O aumento do faturamento do negócio está sempre por trás de qualquer objetivo da Promoção de Vendas, seja ele qual for. Mesmo que o foco seja atrair novos clientes, melhorar o relacionamento ou oferecer um novo serviço, a empresa deseja sempre incrementar o desempenho comercial a fim de trazer mais receita à operação.

 

Para isso acontecer com êxito, é necessário planejamento: compreender onde o negócio está e aonde deseja ir. Resumimos aqui os três passos estratégicos para fazer uma Promoção de Venda eficaz.

 

1. Defina o público, o produto e a região

Quais clientes você deseja atingir? Que produto será promocionado? Quais bairros ou cidades serão incluídas na campanha? Saber o público, o produto e a região que serão alvo da promoção de vendas é fundamental para o sucesso da estratégia.

 

2. Escolha a técnica de promoção

O segundo passo condiz em alinhar as necessidades e os objetivos do negócio às técnicas de Promoção de Vendas. Veja para que é indicada cada uma delas: 

  • Prazos especiais: focada no aumento das vendas, ela estimula a sensação de vantagem e desperta o senso de urgência nos clientes.
  • Programas de indicação: utilizada quando a marca quer atrair novos ou fidelizar antigos clientes. É o famoso “boca a boca” em troca de vantagens para quem indica.
  • “Compre um, leve outro” ou descontos progressivos: indicada para esvaziar o estoque, já que é uma maneira de estimular o consumidor a levar mais itens para casa.
  • Cupons: funcionam como método para estreitar o relacionamento e estimular a compra, ou seja, diretamente relacionado ao aumento nas vendas.
  • Bônus para a próxima compra: para quem precisa investir na retenção de clientes, essa é a técnica de Promoção de Vendas ideal.
  • Sorteios e concursos: serve para dar mais visibilidade aos negócios e também estimula a sensação de vantagem no consumidor.
  • Brindes e amostras grátis: uma técnica de Promoção de Vendas indicada para o lançamento de produtos, já que incentiva o consumidor a experimentar novidades.

3. Divulgue sua promoção

O terceiro passo é uma das etapas mais importantes do processo. Agora que você já definiu o objetivo e o método é hora de garantir que a mensagem chegue a seus clientes.

 

Para tanto, escolha os canais que atingem o público-alvo da campanha e utilize a linguagem e o tom de voz adequados com a intenção de falar com essas pessoas. Ter uma persona do negócio ajuda a criar conteúdos alinhados às expectativas do cliente.

 

Dicas para fazer uma Promoção de Vendas matadora

Além dos três passos estratégicos, algumas dicas podem aumentar as chances de sucesso da sua Promoção de Vendas. Veja quais são elas:

 

Aproveitar a sazonalidade

Valorizar datas comemorativas para lançar Promoção de Vendas é uma boa estratégia visando alavancar as vendas. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal e Black Friday são efemérides com bastante força comercial. Ao associar sua campanha a esses momentos de mercado, seu negócio ganha força na atração de clientes. Portanto, não deixe de aproveitar a sazonalidade e surfar com o movimento de mercado.

 

Manter o cadastro atualizado de clientes

Obter e manter atualizadas as informações dos seus clientes é tarefa essencial para quem deseja aumentar o faturamento do negócio. Mediante esses contatos, será possível enviar as ofertas e personalizar mensagens de acordo com o objetivo da Promoção de Vendas.

 

Consulte a viabilidade jurídica

Ao lançar promoções, muitas empresas se esquecem de consultar se as condições infringem alguma lei. Por isso, antes de investir na campanha, confira sempre o Código de Defesa do Consumidor ou consulte uma equipe jurídica com o propósito de garantir a legalidade da ação. Caso contrário, o negócio pode estar sujeito a multas e proibições.

 

A Promoção de Vendas é uma das ferramentas de Marketing mais utilizadas nos pequenos, médios e grandes negócios. O recurso facilita o lançamento de produtos, a movimentação do fluxo de caixa e do estoque e ainda traz benefícios para o consumidor: a oportunidade de pagar preços mais baixos ou obter descontos em novas compras. Tudo depende do objetivo da marca.

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