Como negócios artesanais podem crescer
Cresça negócios artesanais com estratégia. Potencialize seu sucesso!
Por mais que negócios artesanais tenham sua essência no trabalho manual, isso não significa que não podem inovar e participar da indústria 4.0. A revolução tecnológica nos trouxe transformações em muitas frentes, como logística, gerenciamento de estoques, softwares e outras áreas que têm ligação com o negócio artesanal.Ainda assim, inovar no segmento é desafiador. Por mais que a área cresça cada vez mais no Brasil e movimente 50 bilhões de reais todos os anos, ainda são poucos os artesãos que se tornam empreendedores. Existem vários motivos para isso, um deles, a carga de trabalho, que pode aumentar com funções como precificação, divulgação, gerenciamento de estoque, etc.Então como é possível capacitar artesãos para o empreendedorismo e inovar em negócios artesanais? Neste artigo, exploramos essa questão, os principais desafios para a transformação do setor e o exemplo da Rede Asta, negócio social que conecta artesãos e empresas e coloca os artistas no circuito comercial.
Desafios e oportunidades para negócios artesanais
Segundo um relatório da McKinsey, entre as atividades mais difíceis de automatizar estão aquelas que envolvem o desenvolvimento pessoal e as que incluem tomada de decisões, planejamento e pensamento criativo.Pode existir inovação no artesanato de diversas formas: evolução da técnica, descoberta de novos materiais, aplicação de novas ferramentas, utilização de um novo modelo de negócio. Para compreender essas possibilidades, no Reino Unido, o Crafts Council (Conselho de Artesanato) compilou em um relatório os principais desafios dos negócios artesanais e mostrou como é possível vencê-los.Algumas conclusões do material:
- Colaboração: o caminho de uma ideia até seu desenvolvimento pode ser difícil de percorrer. O relatório apontou que a colaboração entre setores da empresa ou entre agentes, no caso de artesãos autônomos, é uma oportunidade de inovação com potencial de alto impacto. Podemos citar aqui designers que colaboram com grupos de artistas, empresas que investem em comunidades, etc.
- Capacitação: o investimento em educação para negócios artesanais é essencial. Artistas capacitados têm mais potencial para crescer e se desenvolver tanto em sua própria arte quanto como empreendedores. Por isso, governos, instituições e empresas devem investir na capacitação dessas pessoas a fim de fomentar o crescimento do setor.
- Investimento: além do investimento em educação, há o fomento dos próprios negócios. Empresas podem criar parcerias com artesãos, por exemplo, a fim de criar novos produtos e aumentar o faturamento. No entanto podem acontecer falhas, como em qualquer outro empreendimento. Essa incerteza pode reduzir a quantidade de investimentos, porém é preciso perceber o valor dos negócios artesanais para além do lucro: há benefícios ambientais e sociais.
Utilizando essas oportunidades, a Rede Asta trabalha com milhares de artistas para transformá-los em empreendedores, além de realizar parcerias com empresas para expandir e comercializar produtos em todo o Brasil.Conheça um pouco mais sobre o trabalho a seguir.
Rede Asta
Criada em 2005 pela empreendedora Alice Freitas, a Rede Asta é um negócio social (saiba o que isso significa) que conecta e favorece empresas e artesãos. A plataforma facilita o acesso dos consumidores aos produtos e faturou R$ 2,2 milhões em 2015, segundo o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.O trabalho começa no recolhimento de resíduos que serão transformados em brindes, acessórios, roupas, dentre outros produtos. Dos últimos anos, surgiu uma parceria com o e-commerce BemGlô, que permitiu a venda dos produtos para pessoas físicas em todo o Brasil.Neste vídeo, você entende mais sobre o trabalho da Rede Asta:[embed]https://www.youtube.com/watch?v=3VbZu2rXF-8[/embed]
Empreendedorismo e inovação no artesanato
Como você viu, o setor de artesanato no país tende a crescer cada vez mais. No entanto é preciso contar com a iniciativa de empresas, instituições e governos para capacitar e incentivar o investimento e a colaboração. Negócios sociais como a Rede Asta cumprem um papel importante nesse ciclo, mas ainda existe espaço para crescimento.Se você é artista ou artesão e pretende adquirir características empreendedoras, sugerimos alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
- O QUE É BUSINESS MODEL CANVAS E COMO APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO?
- FEITO NO BRASIL: COMO APROVEITAR A TENDÊNCIA DE CONSUMO CONSCIENTE
- O QUE É GESTÃO DE PRODUTOS E COMO IMPLEMENTAR
- O QUE É CROWDFUNDING E QUANDO USAR
Agora, se você é empreendedor com uma empresa já estruturada, que tal entrar em parceria com negócios artesanais? Confira conteúdos que podem ajudá-lo nisso: