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Conheça os principais Modelos de Negócio da atualidade

Para além do B2C, B2B, também nos deparamos com as siglas B2E, B2G, B2B2C e C2C e D2C.Você já ouviu falar em alguma delas?

Nos Modelos de Negócio da atualidade, o que não faltam são siglas e terminologias para segmentar a diversidade do Empreendedorismo. As siglas B2B e B2C, por exemplo, são bastante difundidas. Afinal, esses são os dois principais modelos vigentes na economia. Mas engana-se quem pensa que eles são os únicos.Na verdade, com o passar dos anos e com o surgimento de outros tipos de transação comercial, os Modelos de Negócio da atualidade se excedem para muito além desses dois.Isso porque a especialização das vendas pede empresas com estratégias específicas.Nesse sentido, é inevitável o uso de termos técnicos para descrever suas especificidades e o tipo de relacionamento entre a empresa e o consumidor. Portanto, para além do B2C, B2B, também nos deparamos com as siglas B2E, B2G, B2B2C e C2C e D2C.Você já ouviu falar em alguma delas? Continue a leitura do artigo e saiba exatamente o que cada sigla significa e como esses Modelos de Negócio funcionam na atualidade!

Modelos de Negócio da atualidade: o que é o stakeholder

Antes de iniciar as explicações sobre cada Modelo de Negócio, é preciso entender um dos principais pontos de diferenciação entre eles: o público-alvo e as partes envolvidas. No ramo de negócios, um stakeholder é a parte de interesse em uma empresa.Então, por exemplo, os stakeholders de uma empresa podem ser os seus fornecedores, os clientes, os funcionários e os investidores. Ou seja, os stakeholders são a parte envolvida diretamente pela empresa, e é esse tipo de relação que definirá o Modelo de Negócio.Agora que você entendeu o que é um stakeholder, vamos às famosas siglas:

B2B (Business to Business)

Uma empresa B2B é aquela que tem como público-alvo outra empresa. Esses negócios têm como objetivo vender produtos e serviços para outros negócios, sem foco em um consumidor final. Nesse cenário, um B2B funciona como um apoio para que outra empresa tenha sucesso e aumente as suas vendas.Então, por exemplo, uma empresa que presta serviços de infraestrutura de TI está auxiliando outra empresa a otimizar os processos e, consequentemente, a gerar resultados mais positivos. Outra transação comum é a venda de matéria-prima e peças a outras empresas. Nesse fluxo, a empresa compradora poderá processar esse item, para assim entregar um produto ou um serviço final ao consumidor da ponta da cadeia. Logo, podemos concluir que um B2B é uma transação entre pessoas jurídicas.O modelo B2B geralmente se envolve por uma relação de alta complexidade de vendas. Isso porque geralmente envolve produtos mais caros ou de manuseio que demandam maior cuidado. Outro ponto que torna a relação mais complexa e delicada é que os processos de vendas “business to business” tendem a ser longos.Nesse sentido, para tomar a decisão de contratar uma determinada empresa com o intuito de fornecer produtos/serviços, é necessário muita pesquisa, tempo e planejamento. Dessa forma, é possível ter maior assertividade ao fechar o negócio.

B2C (Business to Consumer)

O modelo B2C tem o consumidor final como o seu público-alvo, e é para eles que os produtos e serviços são feitos. O consumidor final é uma pessoa física que tem acesso a esses itens. Nesse cenário, as vendas costumam ser mais simples, com menos complexidade e burocracia.Você faz parte do modelo B2C a todo tempo, por exemplo. Roupas, alimentos, calçados, cosméticos e um tanto de outras coisas que você consome provêm do modelo B2C.Uma única pessoa faz parte de inúmeras experiências no B2C, tendo em vista que os itens consumidos são dos mais diversos fornecedores.Mesmo sendo menos burocrático, o B2C tem a sua adversidade, e assim a empresa precisa se adequar ao perfil do consumidor. Nos últimos anos, muito se tem falado sobre a experiência do cliente, e essa é uma forma de conquistar tais pessoas.Ter um atendimento diferenciado e personalizado com custo-benefício viável é a chave de sucesso para o B2C. Essas práticas têm como objetivo satisfazer aquele consumidor e, além disso, transformá-lo em um cliente.

B2E (Business to Employee)

Partindo para os termos menos populares, o primeiro da lista é o B2E. Essa sigla se direciona para a relação comercial entre a empresa e os próprios funcionários.Nesse modelo, os colaboradores se tornam consumidores dos serviços/produtos oferecidos pela própria empresa na qual eles trabalham.O interessante nesse modelo é que as condições de compra são mais atraentes para os empregados. Na verdade, os descontos são muito melhores do que para os outros consumidores. Por exemplo, uma loja de perfumes pode oferecer aos seus vendedores condições especiais de pagamento e descontos não oferecidos aos outros clientes.

B2G (Business to Government)

No B2G uma empresa tem como foco oferecer serviços ou matérias a esses órgãos do governo, seja ele municipal, seja estadual, seja federal. Por contar com dinheiro público, o processo de venda pode ser um pouco mais burocrático, isto é, em razão das leis que regulam todo o processo de compra e venda. Um exemplo de relação B2G é o fornecimento de material didático por uma editora a uma prefeitura municipal a fim de que essa possa distribuir às escolas.

B2B2C (Business to Business to Consumer)

A sigla é um pouco mais complexa, mas o modelo nem tanto. O B2B2C é um modelo super em alta no comércio on-line e considerado tendência para os próximos anos. Os famosos Marketplaces como Americanas, Magazine Luiza e Submarino são exemplo de sucesso desse tipo de empreendimento.Nesse Modelo de Negócio da atualidade, as empresas oferecem o espaço on-line para que outras empresas disponibilizem os produtos aos clientes.

Modelos de Negócio da atualidade: C2C (Consumer to Consumer)

O modelo C2C se popularizou nos últimos anos com a ascensão da OLX e do Mercado Livre, duas grandes plataformas que permitem que pessoas físicas vendam produtos a outras pessoas físicas.Nesse modelo, é comum a transação de produtos novos, bem como usados, além da prestação de serviços, vendas de imóveis e automóveis. Todo o processo ocorre por meio de um site intermediário que coloca as duas partes em comunicação.D2C (Direct to Consumer)A venda direta ao consumidor, ou D2C, é uma forma de relação entre o fabricante e o cliente final, sem a interferência de intermediários. Entre os Modelos de Negócio da atualidade, esse é um dos menos famosos, mas grandes nomes do mercado lançam mão dessa estratégia.Fábricas de carro, por exemplo, são grandes pioneiras no D2C. Por meio das próprias concessionárias, os automóveis se direcionam ao consumidor, com personalização a depender da necessidade desse cliente.E, então, deu para identificar em qual Modelo de Negócio da atualidade sua empresa se encaixa? Se você quer seguir por dentro de temas ligados ao Empreendedorismo e à Inovação para o dia a dia da sua marca, confira agora mesmo, no nosso blog, mais posts como este.

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