Guia no Instagram: como usar

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Não é novidade que a gigante das redes sociais está sempre inovando a fim de entregar valor aos seus usuários. Recentemente, tivemos o Reels e o IGTV. Agora, um dos últimos recursos lançados pelo Facebook, que vem atraindo a atenção das marcas, é o Guia no Instagram. A ferramenta apresenta um novo formato de organização de conteúdo e chega com o intuito de organizar e facilitar o compartilhamento e o acesso às informações dispostas na rede social.

 

Acompanhar as novidades surgidas na quinta maior rede social do mundo é indispensável para quem tem um negócio. Boa parte da presença digital das marcas se dá por meio desse canal, que atrai milhões de usuários no mundo. Por isso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber do Guia no Instagram: o que é, para que serve, como usar e cases de inspiração. Vamos conhecer?

O que é e para que serve o Guia no Instagram

 

É uma seção destinada à Curadoria pública de conteúdo da rede social. O Guia no Instagram remete às funcionalidades de um blog, com o objetivo de organizar e facilitar o compartilhamento dos conteúdos, entre posts, IGTV e Reels, bem como os perfis e as contas comerciais que desejam mostrar em suas páginas. São três possibilidades de uso. Conheça os tipos de Guia no Instagram:
  • Curadoria de Produtos: reúne as publicações de produtos favoritos, como bolsas, sapatos, roupas, acessórios. Tais itens podem ser de lojas integradas ao Instagram Shopping.
  • Curadoria de Locais: criada para recomendar lugares, pontos turísticos, bares, restaurantes etc., em qualquer lugar do mundo.
  • Curadoria de Publicação: uma seleção de publicações, autorais ou salvas, organizadas de acordo com um tema indicado pelo dono do perfil.
O Guia no Instagram só fica visível a partir do momento em que a conta realiza a primeira Curadoria por meio da ferramenta. Depois de criado, é possível ainda compartilhar o conteúdo nos Stories e no Direct — promovendo, assim, maior alcance da publicação devidamente organizada.

Quando foi lançado

 

Inicialmente, em abril de 2020, o Guia no Instagram foi disponibilizado somente para contas de oitos países, incluindo o Brasil, com o foco em disseminar informações sobre bem-estar e saúde ao longo do período de isolamento social.
O Instituto Vita Alere, que atua na prevenção do suicídio, foi o primeiro perfil no país a lançar mão do recurso. Por meio de guias educativos, coube à organização instruir as pessoas sobre como manter a saúde mental e física durante a quarentena — práticas que dialogam com o propósito da marca.
Veja como o instituto brasileiro organizou o Guia no Instagram: eles criaram uma seção de publicações autoriais para cada um dos temas abordados.

Como usar o Guia no Instagram

 

Há duas formas de encontrar o Guia no Instagram. A primeira é via perfil; a segunda, por meio da aba “Explorar Lojas”. Confira o passo a passo de cada uma:

No perfil

 

1º passo: acesse um perfil na rede social e busque pelo ícone de um “jornal aberto”, conforme indicado na imagem abaixo:

2º passo: clique em cima do ícone e abra a seção “Guias”

 

3º passo: Clique em cima da Curadoria que deseja visualizar

4º passo: Role a tela para visualizar todo o conteúdo disponível na seção

 

No Instagram Shopping

1º passo: na parte inferior da tela no aplicativo, clique no ícone da “sacola” e acesse a Loja do Instagram.

2º passo: role as opções da barra superior até encontrar a seção “Explorar guias”.

3º passo: navegue pelos guias de produto. Para abrir uma seção, clique em cima deles.

4º passo: caso exista algum produto à venda, aparecerá a opção de “compra” na parte inferior da tela.

Como criar um Guia no Instagram

 

Agora que você já sabe o que é e como encontrar o recurso no seu aplicativo, mostraremos o tutorial de como criar um Guia no Instagram.
1º passo: abra o seu perfil e clique no símbolo “+”, na parte superior do app, para adicionar uma nova publicação.
2º passo: selecione a opção “Guia”.
3º passo: escolha o tipo de guia — Locais, Produtos ou Publicações.
4º passo: neste passo a passo, apresentamos um Guia de Publicações. Escolha os posts que deseja reunir.
5º passo: escolha um título, uma capa e escreva sobre o que é o Guia recém-criado.
6º passo: adicione um título para cada publicação selecionada.
7º passo: compartilhe o Guia no seu perfil.

Funcionalidades do Guia no Instagram

 

Além de publicar na seção Guias no perfil, é possível compartilhar o conteúdo nos Stories ou enviar aos amigos através das mensagens diretas.

Como usar o Guia no Instagram para o seu negócio

 

O novo recurso da quinta maior rede social do mundo é um forte aliado na atração da atenção da audiência para um conteúdo organizado. Ao oferecer um espaço de criação de conteúdos mais extensos, as marcas ganham uma espécie de blog dentro do próprio Instagram. Por lá, é viável reunir os posts com as últimas notícias de um assunto ou, até mesmo, para quem usa o Instagram Shopping, relacionar os produtos da empresa por categoria.
A empresa de moda Greenco utiliza o Guia no Instagram para agrupar informações de suas peças.
Já o perfil da multinacional norte-americana Refinery29, com foco no público feminino, apresenta uma seleção das 5 melhores máscaras para treinar.
O influencer Ridrey Max, por sua vez, usou a ferramenta ao reunir os produtos que utiliza com a intenção de manter a saúde dos cachos.
A escritora Tayná Saez escolheu organizar as publicações autorais em Editorias, a fim de facilitar o acesso às informações no próprio perfil.
A empresa de notícias Uol usou o Guia no Instagram para prestar serviço de utilidade pública nas redes sociais: agrupou as principais notícias sobre a vacina contra o novo coronavírus.
O Guia no Instagram chega com enorme potencial para ser explorado pelos negócios. A novidade, lançada em novembro de 2020, deve movimentar a criação de conteúdo nos próximos meses, por agregar mais uma funcionalidade necessária na rede social: a organização do conteúdo.
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