O que é Instagram Analytics e como analisar?

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Toda estratégia de marketing precisa ser mensurada para que, no fim das contas, as empresas entendam seus resultados. Essa é uma verdade universal, mas que nem sempre é lembrada quando falamos de marketing nas mídias sociais.
Quem tem uma estratégia específica para as redes sociais precisa estar atento. Afinal, será que o esforço está valendo a pena?
Felizmente, cada rede social oferece a própria maneira de analisar os dados das suas publicações, do seu público e da interação entre empresa e clientes.
No mundo do marketing para Instagram, a ferramenta indicada é o Instagram Analytics. Caso você não conheça ou ainda não domine a funcionalidade de análise da rede, não se preocupe: vamos ensinar você a analisar seus dados neste artigo. É só continuar lendo!

O que é Instagram Analytics

O Instagram Analytics é a melhor maneira de entender quem é seu público, quando ele está mais ativo e com qual tipo de conteúdo ele se envolve mais.
Esse nível de percepção é extremamente importante para a criação de uma estratégia de conteúdo que gere resultados para sua marca ou negócio – sem ele, você está essencialmente trabalhando no escuro.
No entanto, encontrar as métricas corretas para rastrear, bem como saber como interpretá-las, pode ser mais fácil de falar do que fazer.
Cada marca ou empresa tem os próprios objetivos exclusivos (desde o aumento da contagem de seguidores até o aumento de cliques e conversões), o que significa que as métricas mais importantes diferem caso a caso.
Depois de esclarecer suas metas, você poderá obter muito mais do seu Instagram Analytics – já que terá objetivos claros para monitorar em seus relatórios de mídia social.

Como acessar o Instagram Analytics

Antes de começar, vamos falar sobre como chegar até os dados.
Primeiro, você precisa ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo no Instagram a fim de visualizar os insights.
Para ver os insights da conta, o caminho é:
  • Acesse o seu perfil.
  • Toque no botão de ação “insights”.
  • Outra opção é tocar em “Menu”, no canto superior direito, e, depois, em “insights”.
Toque nas métricas sob a seção “Visão geral” ou em um conteúdo específico que você compartilhou para ver um detalhamento maior.
Importante: você só verá os insights do conteúdo publicado desde que a conta foi convertida para o formato empresarial ou de criador de conteúdo. Também é possível tocar no menu suspenso na parte superior da tela para visualizar os insights por período predefinido ou personalizado nos últimos 90 dias.

Como analisar os dados do Instagram

Você pode até ter olhado os insights de seu perfil antes, mas talvez não se tenha aprofundado nas métricas. Vamos revisar o que você pode acessar aqui:
  • Impressões: o número de vezes que suas postagens foram vistas durante o período.
  • Interações: o número de ações realizadas em sua conta.
  • Alcance: o número de contas exclusivas que visualizaram qualquer uma de suas postagens.
  • Visitas ao perfil: o número total de visualizações do perfil durante a semana.
  • Cliques no site: o número de vezes que os visitantes clicaram no link para o seu site na página de seu perfil.
  • Cliques de chamada / e-mail: o número de vezes que os visitantes clicaram no botão de chamada / e-mail na página de seu perfil.
  • Menções: o número de vezes que o identificador de sua conta foi mencionado por outros usuários.
Além dessas métricas básicas, o Instagram Analytics traz insights sobre seu público e a interação dele com cada um de seus conteúdos.
Sobre seu público, é possível identificar, por exemplo:
  • Principais locais: essas informações permitem que você veja as cinco principais cidades e os países onde seus seguidores estão localizados.
  • Faixa etária: quantos anos têm seus seguidores? Essa é uma maneira fácil de descobrir. O Instagram divide com os seguintes intervalos: 13-17, 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 55-64, 65+.
  • Gênero: a distribuição de seus seguidores separados por homens e mulheres.
Já em relação ao conteúdo, você pode acessar, via Insights do Instagram, uma série de dados que varia de acordo com o formato. Os dados sobre stories, por exemplo, mostram quantas pessoas clicaram para “avançar” e não ver o seu conteúdo completo. Já os posts do feed trazem a informação de quantas pessoas comentaram, compartilharam ou salvaram o conteúdo para ler depois.

Quais dados analisar no Instagram?

Antes de começar a analisar os dados, é fundamental estar ciente de seu objetivo geral para a plataforma.
A sua estratégia é atrair mais visitantes para seu site? Talvez o seu Instagram tenha sido criado como uma comunidade para que os clientes compartilhassem ideias. Ou talvez você tenha criado uma presença no Instagram visando aumentar o conhecimento da marca entre seu público-alvo.
Pode ser até mesmo que o seu Instagram funcione como uma loja, no modelo de social commerce.
É possível que você tenha objetivos variados para sua conta. Algumas postagens podem ser configuradas para impulsionar a conscientização, enquanto outras podem estar tentando impulsionar as vendas. Você precisa saber o que está procurando com o intuito de usar a análise do Instagram a seu favor.
Cada objetivo pede uma ação diferente e abre um mundo de possibilidades.
Ao avaliar as interações nos seus posts, você pode obter conhecimento sobre como usar hashtags certas que interessem ao seu público, ou pode até entender que os vídeos nos stories não estão sendo assistidos até o final.
Tudo isso oferece insights para que você crie ações melhores e use o Instagram como uma ferramenta de marketing mais poderosa.
A fim de te ajudar a bombar de verdade no Instagram, nós também podemos te ajudar a criar o melhor conteúdo para a rede. Aproveite então e leia também as nossas 10 dicas para bombar seu perfil no Instagram. Depois de colocá-las em prática, use o Instagram Analytics para avaliar os resultados, ok?