Manual de marca: o que é e como criar um para o seu negócio

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No mundo de hoje, apresentar uma marca visual bem definida chama a atenção. Estamos rodeados de estímulos imagéticos por todos os lados e possuir um Manual de Marca é um passo muito importante para a imagem que uma empresa deseja transmitir ao mercado.

 

Investir na construção de um material profissional e com consistência de conteúdo vai fazer a diferença em meio à concorrência.

 

Pensando nesse aspecto, enumeramos os principais motivos que vão convencer você da importância de elaborar um Manual de Marca para o seu negócio. Anote aí pra não perder nenhuma dica.

 

Uma nova forma de se comunicar

Ao iniciar no caminho do empreendedorismo, existem alguns passos fundamentais que todo empresário deve dar. Dentre eles, o registro da marca e a formalização mediante a obtenção de um CNPJ. Essa é a documentação oficial da empresa e como ela vai ser referenciada no mundo corporativo.

 

Contudo, além dessas obrigatoriedades, há uma ação tão importante quanto: a criação de um Manual de Marca. Não somente do ponto de vista da comunicação visual, a organização e a padronização das diretrizes de marca da empresa também são muito valorizadas para fins de reputação no mercado.

 

Selo de profissionalismo e bom relacionamento

Ao elaborar e utilizar um Manual de Marca, a organização se posiciona de maneira coerente com o que se exige hoje em dia. Além disso, ela se mostra aberta a um bom relacionamento com outras que também adotam a mesma postura.

 

Em outras palavras, a empresa consegue se comunicar diretamente com parceiros que falam a mesma língua, imprimindo um conceito de profissionalismo bastante acentuado. Outro ponto importante é demonstrar sua imagem contemporânea e atualizada.

 

O que não pode faltar em um Manual de Marca

A primeira coisa a ter em mente antes de elaborar um Manual de Marca é sua característica inegociável: não dá pra fugir das regras estabelecidas nesse documento. Uma vez criado, o Manual precisa ser seguido com rigor. Dito isso, vamos aos elementos indispensáveis na sua criação.

 

Identidade de marca

A individualidade da marca começa a ganhar corpo quando a identidade visual é definida. Esse trabalho envolve muita pesquisa, já que a essência da empresa precisa ser comunicada por meio do Design em formas, fontes e cores.

 

Elementos visuais

Seguir um padrão estabelecido pelo Manual da Marca significa respeitar a paleta de cores, o logotipo e, por fim, outros elementos visuais presentes na identidade. Isso facilita muito a identificação do público exposto ao material de comunicação da empresa.

 

Voz da marca

Descobrir como se dirigir ao público é parte importante do Manual de Marca e, além disso, abrange os valores que sustentam os pilares da empresa. Com base nessa definição interna, é possível a criação de uma voz que comunique o que a marca realmente precisa passar.

 

Consistência da marca

O conteúdo do Manual de Marca deve traduzir os valores da empresa de maneira bastante confiável. Uma percepção de imagem consistente é essencial a fim de definir a credibilidade da marca no mercado.

 

A relevância de um Manual de Marca

Além de carregar o DNA da empresa, o Manual é fundamental para orientar a atividade de divulgação da empresa por meio da publicidade. Na hora de criar uma campanha, os profissionais vão se basear nos direcionamentos indicados nele. Preparamos um breve checklist de qualidades do Manual de Marca para que fique evidente sua importância.

 

Diminui eventuais erros

Seguir as orientações presentes nesse guia evita a elaboração de material que esteja fora dos padrões da empresa. Por isso, não consultar essas diretrizes pode resultar em trabalho extra e maior gasto de tempo e recursos.

 

Prioriza a mensagem real da empresa

Um Manual de Marca bem elaborado pressupõe que a voz da empresa está sendo bem colocada, ou seja, a mensagem que se deseja transmitir está chegando ao público diretamente por meio dos elementos corretos.

 

Padroniza a comunicação ainda que seja feita por terceiros

Quando peças de comunicação precisam ser feitas por terceiros, o que garante a fidelidade aos elementos visuais é a obediência ao que o Manual de Marca propõe.

 

Uniformiza variações da marca

Dependendo da ocasião ou da época do ano, pode ser que a temática das peças de comunicação mude. Mesmo assim, não é permitido uma mudança no padrão de elementos visuais da marca, e o que o Manual estabelece deve ser respeitado.

 

Criando um Manual de Marca

Agora que você conhece a importância do Manual de Marca, chegou o momento de aprender como criar um para a sua empresa. Existem componentes indispensáveis; por isso, vamos tratar de cada um deles abaixo.

 

Fontes da marca

A marca precisa ter um padrão de fontes estabelecido. Nesse padrão devem estar discriminados todos os estilos de letras permitidos, de acordo com a tipografia matriz. No momento de reproduzir a marca em materiais de comunicação, o padrão é o que vai garantir a integridade da marca.

 

Uso de fotografias

Até a disposição de fotografias nos layouts deve obedecer a uma ordem preestabelecida. O Manual de Marca deve abordar o posicionamento, mas também o estilo adequado das imagens.

 

História e valores

É necessário abordar na abertura do Manual um histórico da empresa, como também a contextualização de seus valores. Essa porção institucional do material vai ser fundamental na criação das campanhas, visando orientar a mensagem certa a ser transmitida.

 

Inserção de grafismos

Algumas marcas têm componentes gráficos em sua representação, e isso obriga o Manual a orientar o seu uso, bem como aplicações.

 

Especificações do logotipo

Essa é provavelmente a parte mais delicada do Manual de Marca, pois exige um detalhamento mais aprofundado de indicações. Dentre as orientações necessárias, estão a aplicação em negativo, a variação de cores, bem como as possíveis mudanças de tamanho da marca.

 

Paleta de cores

As cores principais da marca estão presentes nos Manuais; além disso, as especificações de uso de tons vão manter o material criado dentro dos padrões esperados.

 

Apenas o início do trabalho

Criar um Manual de Marca é apenas o começo de um trabalho fundamental em qualquer empresa. O grande desafio é popularizar esse documento e, assim, garantir que todos sempre utilizem suas regras como base de criação.

 

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