O que é gift card e por que usar no seu e-commerce

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Você sabe o que é gift card? No primeiro semestre de 2020, observamos o setor de e-commerce apresentar um crescimento significativo em razão da pandemia da Covid-19. Por causa do isolamento social, mais pessoas estão optando por fazer as compras pela internet, o que resultou em um aumento de 126% no faturamento das vendas do segmento. Além disso, o consumidor tem mudado não só os hábitos de consumo, mas também a forma como se relaciona com outras pessoas. Isso porque, nesse mesmo período, os gift cards vendidos no varejo também  apresentaram aumento, contabilizando cerca de 1.041% de crescimento nas vendas de maio. Um número impressionante.

Neste artigo, vamos entender o que é gift card, quais as vantagens que essa estratégia pode apresentar para o seu negócio e como é possível aumentar as vendas por meio dele.

O que é gift card

Mas, afinal, o que é gift card? Também chamado de “cartão-presente”, o gift card nada mais é do que um crédito financeiro que o cliente pode utilizar como método de pagamento em suas compras futuras na loja, seja de forma on-line, seja na loja física.

Para muito consumidores, ele se torna uma opção interessante na hora de presentear amigos e familiares em datas especiais. O motivo é que ele elimina a necessidade de comprar um presente específico e dá flexibilidade para que o presenteado escolha o que gostaria de receber.

Como funciona o gift card

Além de entendermos o que é gift card, é preciso ter em mente também como a estratégia funciona. Na maioria dos casos, o cartão-presente opera como um cupom de desconto. Ao finalizar a compra, o consumidor apresenta o código que vem junto com o gift card e abate do valor total o crédito previsto no cartão-presente. Isso evita que o consumidor precise escolher produtos em uma faixa de preço específica, podendo até ampliar o valor gasto na loja. Outra vantagem é que o gift card é bastante comum em lojas de e-commerce e também muito utilizado em outros modelos de negócio, como em serviços de streaming, como o Spotify, ou em aplicativos de corrida, como o Uber.

Como utilizar o gift card em seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é gift card e como ele funciona, deve estar se perguntando como adaptar essa estratégia ao seu negócio. Bom, embora o cartão-presente seja uma estratégia excelente para aumentar as vendas e otimizar o engajamento do consumidor com a sua empresa, vale tomar alguns cuidados antes de aderir a ela.

Valores e faixa de preço

Em primeiro lugar, é necessário definir qual a faixa de preço dos gifts cards que estarão à venda. Lembre-se de que há a necessidade de que eles sejam compatíveis com o ticket médio de compra do seu negócio. Se você estipular valores muito altos, o cartão-presente não se torna muito atrativo para o cliente. O mesmo ocorre com valores muito baixos. Por isso, se o seu consumidor tende a gastar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 em média no seu site, esse deve ser o seu parâmetro na hora de criar os gift cards.

Forma de uso

Outro ponto importante que deve ficar claro é a quantidade de vezes que o consumidor pode utilizar o código no cartão-presente. Vamos supor que um cliente tenha ganho um gift card de aniversário, e o preço do produto pelo qual ele se interessou corresponde à metade do valor do cartão. Aí surgem as dúvidas: ele poderá usar o restante em uma compra futura? Quantas vezes o código no gift card poderá ser usado? Algumas empresas optam por disponibilizar o uso do código no cartão-presente apenas uma vez. Outras são mais flexíveis e não impõem limites ao número de compras.

Fluxo de caixa e validade

Na prática, o gift card funciona como uma compra adiantada de um produto indefinido. Isso precisa estar preestabelecido em sua organização financeira, a fim de que não haja problemas ou imprevistos em seu fluxo de caixa. Uma forma que pode facilitar esse processo é definir um prazo de validade para a utilização do cartão-presente. Isso facilita a gestão da sua empresa, além de criar um senso de urgência no consumidor.

Transparência

Outro ponto fundamental para que a estratégia funcione diz respeito à transparência. Deixe claro para todos os consumidores o que é o gift card, como ele funciona e quais são as regras de uso antes que o cliente o compre. Essa atitude evita usuários insatisfeitos, o que pode impactar negativamente sua marca.

Por que o gift card é uma estratégia importante

Além de aumentar as suas vendas e oferecer uma opção de compra flexível a seus consumidores, o gift card é excelente para fortalecer a sua marca e trazer visibilidade para o seu negócio. O motivo é que ele capta novos clientes para a sua loja, uma vez que seus consumidores fiéis acabam divulgando-a ao presentear seus entes queridos com o gift card da sua empresa, sendo uma estratégia bastante importante para qualquer um que queira estabelecer uma presença digital relevante.

Neste artigo, contamos em detalhes o que é gift card e por que razão ele pode ser um diferencial para a sua loja virtual. Conheça 7 dicas para aumentar as vendas do seu ecommerce e continue estudando táticas que visam otimizar sua receita.