O que é Golden Circle e como aplicar no seu negócio

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Como é possível que, tendo acesso aos mesmos talentos, às mesmas agências, aos mesmos consultores e à mesma mídia, a Apple possa ser tão mais inovadora do que as demais do mesmo segmento? Por que parece que eles têm algo diferente? Esse é o questionamento que abre a palestra de Simon Sinek, autor do livro Start With Why (Comece pelo Porquê) no TED Talks. Sinek conta que fez uma descoberta que mudou profundamente sua visão de como o mundo funciona e que isso também influiu na forma como ele atua no mundo. Essa descoberta deu origem a um diagrama conhecido como Golden Circle (Círculo Dourado, na tradução para o português).

A descoberta é a de que existe um padrão seguido por todos os grandes e inspiradores líderes e organizações do mundo: eles pensam, agem e se comunicam exatamente da mesma forma. E essa forma ainda é completamente oposta à de todos os outros.

O Golden Circle, que sintetiza esse padrão descoberto por Sinek, tem sido empregado por empresas em todo o mundo para criar visão de longo prazo, redescobrir (ou descobrir) o propósito do negócio, abrir espaço para ações inovadoras e engajar consumidores com as marcas.

Neste post, descubra o que é o Golden Circle, sua importância e como aplicá-lo na sua empresa.

O que é Golden Circle

Para Sinek, sua descoberta é, provavelmente, a ideia mais simples do mundo. O autor comenta que todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem explicar como fazem, mas muito poucas sabem o porquê, ou seja, o propósito daquilo que elas fazem. Já as empresas que lideram seus mercados começam pelo ‘porque’ para então passarem pelo ‘como’ e daí chegaram ao ‘o que’. Empresas, bem como líderes grandes e inspiradores, começam a existir por causa de um propósito. E é isso que dará origem à tomada de ações e à criação de produtos ou serviços.

O Golden Circle é representado por três círculos, um dentro do outro, em que o mais externo corresponde a “what” (o que), o do meio corresponde a “how” (como) e o mais interno corresponde a “why” (por que). As melhores empresas começam do círculo mais interno para, então, partirem para as camadas mais externas, fazendo o movimento de dentro para fora.

Imagem: três círculos, um dentro do outro. No mais externo está escrito “o que”, no do meio está “como”  e no mais interno está porquê”.

A importância do Golden Circle

O Golden Circle faz com que as empresas encontrem seus propósitos e passem a agir em função deles. E sabe quem mais é movido por propósitos? Os clientes. Um propósito inspirador faz com que os consumidores criem uma conexão direta com a empresa, um vínculo emocional com ela. Dessa forma, passam a consumir os produtos não apenas por causa deles mesmos, mas por comprarem a ideia da empresa, serem a favor de como ela atua no mundo e terem desejo de contribuir com isso.

Tal forma de pensar cria uma visão de longo prazo para a empresa, orientando tomadas de decisão. Ela também favorece a inovação, já que a empresa não fica presa a determinados produtos, serviços ou formas de fazer, mas pode ter liberdade para encontrar outro jeito de alcançar determinado propósito.

Como aplicar o Golden Circle na sua empresa

O Golden Circle é um diagrama simples, porém de grande potencial transformador para as empresas. Veja como elaborar o Golden Circle:

  1. Porque

Deve-se começar pensando “por que a minha empresa deveria existir?”, pergunta cuja resposta deve ser um propósito inspirador. O propósito tem mais a ver com o que o mundo ganha com a existência da empresa do que com o benefício que a empresa tem por meio de suas atividades (dinheiro e realização pessoal de fundadores do negócio, por exemplo, não são bons propósitos).

O Golden Circle é mais fácil de ser aplicado na fase de criação da empresa. Para as que já existem, o processo é um pouco mais trabalhoso, mas muito recompensador. É fundamental parar e refletir sobre qual é o propósito de existência daquela organização. Talvez seja necessário operar mudanças e reinventar estruturas e práticas a partir da descoberta de um propósito, eliminando tudo o que coopera contra o seu alcance.

Em relação à Apple,  exemplo dado por Sinek,  o propósito é “questionar o status quo e pensar de forma diferente”.

Imagem: diagrama do golden circle com apenas o centro preenchido com a frase “questionar o status quo e pensar de forma diferente.

  1. Como

Depois que o propósito estiver definido, é necessário orientar as ações e as estratégias com base nele. Além disso, é crucial comunicá-lo muito bem aos consumidores e aos próprios funcionários por meio de ações de marketing e endomarketing que sejam estruturadas em torno desse propósito.

Então, chegamos ao segundo nível do Golden Circle, que é o ‘como’. Aqui, urge pensar em quais ações, processos e métodos deve ser adotado o Golden Circle a fim de que a empresa atinja seu propósito. O ‘como’ está relacionado à proposta de valor da empresa e de que forma é possível oferecê-la aos clientes de modo efetivo.

No caso da Apple, para questionar o status quo e pensar de maneira diferente dos demais, eles “criam produtos com um belo design e de uso simples”. Esse é o ‘como’.

Imagem: diagrama do golden circle com o centro preenchido conforme a imagem anterior e também o círculo intermediário preenchido com a frase “criar produtos com um belo design e de uso simples”.

  1. O que

O terceiro e último nível do Golden Circle é o ‘que’. Nesta fase, a empresa define o que entregará aos clientes com base nas duas etapas anteriores. Um processo simples de definição de produtos e/ou serviços.

No que diz respeito à Apple, os produtos são computadores e outros itens de informática. Agora, nosso Golden Circle está completo.

Imagem: diagrama do golden circle todo preenchido, com as frases anteriores e a frase “computadores e outros itens de informática” no círculo externo.

Exemplos de Golden Circle de outros segmentos

Indústria de alimentos

Imagem – golden circle preenchido desta forma: círculo interno: queremos levar alegria à mesa das famílias brasileiras. Círculo intermediário: criando alimentos gostosos e nutritivos em torno dos quais as pessoas vão se reunir e estreitar laços. Círculo externo: pães e bolos.

Setor de beleza

Imagem – golden circle preenchido desta forma: círculo interno: acreditamos no poder da beleza para aumentar a autoestima e a autoconfiança das mulheres. Círculo intermediário: criando produtos de beleza inovadores… Círculo externo: maquiagem e outros cosméticos.

Setor de turismo

Imagem – golden circle preenchido desta forma: círculo interno: queremos que as pessoas tenham acesso a vivências enriquecedoras. Círculo intermediário: organização de roteiros de viagem agradáveis e cheios de experiências significativas. Círculo externo: venda de pacotes de turismo.

O Golden Circle é uma solução simples que traz muitos impactos positivos às empresas, gerando engajamento de funcionários e clientes e posicionando a marca como uma liderança inspiradora no mercado.

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