Razões para você criar um Clube de Assinatura

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Embora não seja uma ideia tão nova assim, o formato ganhou popularidade por reunir elementos indispensáveis na relação das marcas com os seus públicos: sensação de pertencimento e exclusividade.
Quer entender o que é um Clube de Assinatura e ter 6 bons motivos para você criar um? Siga a leitura agora mesmo!

O que é um Clube de Assinatura

 

O Clube de Assinatura é um formato de negócio em que os produtos são vendidos periodicamente, por meio de uma contratação mensal ou quinzenal recorrente. É como a assinatura de canais fechados ou de streaming de vídeos, como a Netflix, a Amazon e o Disney+, ou seja, os assinantes pagam mensalmente um valor e têm acesso aos benefícios.
Geralmente, um Clube de Assinatura é marcado por três características:
  • O pagamento é recorrente, isto é, acontece enquanto durar a prestação do serviço.
  • Os produtos são selecionados, com base em uma Curadoria prévia à entrega ao cliente.
  • São exclusivos, ou seja, entregam grande valor ao assinante.

6 razões para você criar um Clube de Assinatura

 

1. Aumentar a lucratividade do seu negócio

 

Um Clube de Assinatura pode ser uma boa alternativa para aumentar o ticket médio do seu negócio. Afinal, ele traz uma nova proposta de comercialização de produtos em um novo formato, com o envio periódico aos assinantes. Além de ampliar as possibilidades de venda, ao implantar o modelo, é possível garantir um volume previsível de receita — que é o próximo motivo sobre o qual falaremos para despertar em você o interesse em criar um Clube de Assinatura.

2. Ter previsibilidade de receita

 

A cobrança recorrente de um Clube de Assinatura permite que os empreendedores tenham uma previsão mais clara da receita ao fim do mês. Então, em vez de vendas avulsas, o negócio é movimentado de acordo com o número de assinantes no período. Tal modelo permite ainda a possibilidade de um provisionamento de investimentos com mais tranquilidade, diminuindo os riscos.

3. Proporcionar comodidade aos compradores

 

Dentre as tendências do comportamento do consumidor está a busca por uma experiência de compra rápida e cômoda. Logo, receber produtos no conforto de casa é uma prática convergente com a dinâmica de mercado e é bem valorizada pelo assinante.
Exatamente por isso o Clube de Assinatura se mostra um modelo de negócio promissor. Basta o usuário efetuar a compra uma vez para ter acesso imediato ao item adquirido, digital ou não. A cada mês, sem a necessidade de ir até a loja ou de inserir os dados de um cartão, por exemplo, receberá a curadoria do item em suas mãos.
Diante disso, pode-se afirmar que a experiência de compra em um Clube de Assinatura significa também a otimização de tempo desse consumidor. Ele já não sai em busca de novos produtos. As soluções que busca chegam mensalmente até sua casa.

4. Aumentar a fidelização de clientes

 

Um bom motivo para você criar um Clube de Assinatura é aumentar as chances de fidelização de clientes. Isso porque, nesse formato de negócio, a probabilidade de o assinante seguir com o serviço é muito mais alta do que em transações avulsas, quando todas as etapas para a concretização da venda precisam ser feitas a cada compra. Com o clube, basta vender uma vez, e o cliente estará lá sempre, desde que você mantenha a entrega do produto excelente, inovadora e competitiva — falaremos desses tópicos mais adiante.

5. Oferecer preços mais competitivos do que o mercado

 

Não só pela comodidade, o consumidor é atraído para um Clube de Assinatura. O modelo de negócio também traz a vantagem de oferecer preços mais competitivos do que o mercado. Isso porque, como o volume de produtos é maior, e a demanda, previsível, é possível negociar com os fornecedores valores mais baratos.
Dessa forma, o assinante tem acesso a itens de qualidade por um preço mais em conta do que ao adquirir o produto individualmente.

6. Facilitar o gerenciamento do estoque

 

A dinâmica recorrente e previsível, característica de um Clube de Assinatura, facilita não só o gerenciamento das finanças, mas também a administração de estoque — quando se trata da entrega de produtos físicos.
Variáveis como o número de clientes, o volume de pedidos e os tipos de itens são extintas já que o modelo de negócio traz apenas um perfil de produto. Como todos os assinantes receberão o mesmo kit, você saberá exatamente quantas unidades precisará enviar para cada endereço. Não há necessidade de estoque sobressalente. Você compra somente o que enviará a cada mês.
Além disso, é possível reduzir custos operacionais ao otimizar a logística de entrega. Afinal, as encomendas sairão todas de uma vez, do Centro de Distribuição, para diferentes locais.

Dicas para criar um Clube de Assinatura

 

Agora que você já sabe as principais vantagens em ter um Clube de Assinatura, é hora de conhecer pontos importantes sobre o modelo de negócio. É fundamental manter a qualidade dos produtos ao dar acesso a benefícios exclusivos — e esse é um dos grandes propósitos de um clube.
O cliente deve encontrar uma experiência de compra diferenciada, para assim, desejar seguir com a assinatura. Veja algumas dicas de como fazer isso.

Ofereça exclusividade

 

A ideia é entregar aos assinantes uma faixa de benefícios exclusiva. Por isso, é importante trazer produtos novos, edições especiais e itens difíceis de encontrar em uma busca aleatória no varejo. O Clube de Assinatura Tag Livros, por exemplo, sempre disponibiliza em seus kits edições de obras esgotadas no mercado ou exclusivas para a base de assinantes. Não à toa está no mercado há sete anos.

Inove na curadoria e na entrega

 

A busca por um Clube de Assinatura também está relacionada à entrega de novas referências e novidades de determinado setor. Geralmente, ao criar um modelo desse negócio, empreendedores entregam uma curadoria de ponta, mesclando tendências e clássicos do mercado.
Outro ponto relevante para a experiência de compra do cliente é o momento da entrega. Mesmo sabendo que ele receberá um kit a cada mês, é essencial surpreender o assinante com embalagens atrativas e bem-feitas. Assim, a sensação que fica para ele é a de receber em casa um presente da sua empresa.
Criar um Clube de Assinatura é como formatar um produto constantemente. É necessário inovar na curadoria e garantir, a cada mês, uma boa experiência do cliente. Em contrapartida, o modelo de negócio entrega uma receita recorrente e previsível, bem como aumenta as chances de a empresa se manter competitiva no mercado.
E, então, o que achou da ideia? Quer conhecer mais possibilidades de Inovação para o seu negócio? Acesse agora mesmo o nosso blog!