Seu negócio está preparado para 2021?

Compartilhe este conteúdo:
A pouco mais de um mês do final do ano (e que ano!), é hora de realizar o Balanço dos Resultados da sua empresa e planejar os próximos passos. Ajustar o norte referenciador da bússola em direção ao objetivo que você almeja em curto, médio e longo prazo.
Bom, se em 2020, a crise convidou milhares de negócios a descobrir oportunidades em meio a dor, a ideia é antever o cenário do próximo ano e poder se planejar com certa antecedência com o intuito de enfrentar os desafios que vêm por aí. Saiba: onde há ameaças, existem também chances de evolução, desde que haja disposição para trabalhar os pontos fortes e fracos da empresa.
E como isso é feito? A resposta está no Planejamento Estratégico. A cada ano, é preciso fazer uma Análise do Ambiente: mapear os fatores externos que devam influenciar a dinâmica da empresa — mudanças no comportamento do consumidor, no mercado; inflação; alta do dólar; concorrência, etc — e também os aspectos internos que ampliem ou limitem o escopo de atuação do seu negócio — número de funcionários, atendimento ao cliente, gestão, financeiro, etc.
Outro fator importante é definir as metas e os indicadores de resultados, a fim de avaliar a permanência da empresa no curso previsto. Lembre-se de que, mesmo o pequeno negócio, deve ter mecanismos palpáveis, tangíveis e bem-definidos de avaliação. O objetivo é sempre acompanhar e avaliar se os resultados vão garantir o deslocamento de onde o negócio está a onde ele quer chegar. Será que sua empresa está percorrendo pouco a pouco os caminhos que levarão aonde você deseja ir, em direção à sua visão de negócio?

Seguir o Planejamento é a chave!

Uma solução bem prática que pode ajudar a visualizar as dinâmicas de mudança é a metodologia OKR. O processo deu suporte à escalada de crescimento do Google e, no dia a dia, possibilita conectar as metas da empresa a todos os funcionários. Permite também um acompanhamento de cada etapa em curto prazo, fazendo ficar evidente o que funcionou e aquilo que precisa melhorar.
Encontrar ferramentas e soluções inovadoras para tocar seus projetos ao longo do tempo é essencial visando manter o curso do Planejamento. Você já ouviu falar, por exemplo, de metodologia ágil e de scrum? Eles são basicamente dois métodos de trabalho que auxiliam no acompanhamento dos processos, na visualização de resultados mais palpáveis, permitindo possíveis ajustes de rota mesmo durante o processo de execução. Vale a pena ler o post completo no blog do Sebrae e ver como a tendência pode ser interessante em relação ao seu negócio.

Mas adaptar a rota também é fundamental!

 

A verdade é que nem sempre a vida se dá de acordo com o planejado, não é mesmo? Nos negócios também. E é essencial manter a flexibilidade de modo a lidar com a dinâmica do mercado. Mesmo com o Planejamento Estratégico para 2021 em dia, saiba que, muitas vezes, a rota precisará ser ajustada.
Seja por conta de um fator externo, seja por conta de uma mudança nos processos internos da empresa, prepare-se também para transformações inesperadas. A diferença é: quando conhece minimamente o cenário onde atua, você saberá com antecedência os problemas que o aguardam, bem como as atitudes a ser tomadas que têm grande potencial de resolver desafios.

Veja outros conteúdos que ajudarão você a fazer o Planejamento do seu Negócio em 2021!

 

É preciso estar sempre atento e mudar constantemente os rumos do negócio, buscando se destacar em meio a tantos outros concorrentes. E uma das estratégias mais assertivas em favor disso é o amplo conhecimento dos resultados da sua empresa.
Também conhecidos como “Lean Manufacturing”, os processos Lean foram realizados pela primeira vez pela Toyota, que os transformou em uma filosofia de práticas e resultados, valendo-se de processos mais ágeis e enxutos. Saiba como a prática pode ser aplicada na sua empresa.
O Plano de Sustentabilidade é um conjunto de diretrizes e ações de uma organização para tornar seu negócio mais sustentável social e ambientalmente. Veja neste post por que e como criar o Plano da sua empresa.