Planejamento de Marketing Digital: Passos para construir o seu

Se você chegou a este conteúdo, parabéns. Você deu um grande passo, rumo a resultados expressivos na sua atuação de Marketing Digital.

Aqui, você vai entender mais da importância de ter um planejamento eficiente, que trace os objetivos e as ações para chegar até eles. Vamos passar por pontos fundamentais, como a criação de personas, segmentação da audiência, como avaliar o que você tem feito até aqui, e muito mais.Tudo pronto? Vamos lá.

A importância do Marketing Digital

Imaginamos que boa parte da sua Estratégia de Marketing seja digital. Acertamos?

Clientes e, claro, empresas, estão na internet. Se você quer atingir uma audiência cada vez maior, proporcionando crescimento à sua empresa, precisa estar on-line.

O meio digital, porém, tem outro potencial o qual nem todo mundo aproveita. É possível adquirir mais informações sobre o comportamento do consumidor, seus hábitos, gostos e necessidades.

No entanto, estar online significa competir com quem também quer seu espaço. Existem dezenas de redes sociais diferentes e muitas formas de anunciar. Por isso, não devemos esquecer: a luta pela primeira página do Google não pode ser ganha para todos.

Veja alguns dados que comprovam o papel fundamental da estratégia digital em uma empresa.

44% dos consumidores brasileiros pretendem comprar unicamente pela internet.

72% das pessoasestão dispostas a compartilhar seus dados, desde que seja para receber notificações de produtos mais baratos ou promoções.

90% das empresas líderes de mercado executam a estratégia digital com papéis e responsabilidades claros, contra 10% das demais.

42% dos brasileiros escolhem o que comprar com base em pesquisas feitas na internet.

Fontes:

Agora, para ter uma estratégia digital de sucesso, não basta criar vários perfis em redes sociais. É preciso ter um Planejamento de Marketing Digital.

Por meio de objetivos e ações bem documentados e traçados, você pode aumentar seu reconhecimento de marca, tornar-se mais conhecido e vender mais sem se perder no meio do caminho. As estratégias ajudam a manter o foco e a não se distrair com o que não vai ajudar o negócio a chegar mais perto de suas metas.

Assim, preparamos este Guia de Planejamento de Marketing Digital. Nossa intenção é ajudar você e sua empresa a crescerem com eficiência.

O que é Marketing Digital

O significado de "Marketing Digital" é: atingir objetivos de Marketing por meio de tecnologias e mídias digitais. Isso inclui:

SITES

Pode parecer muito, todavia você não precisa se preocupar com todas as frentes. Tudo vai depender do seu objetivo, inclusive se você também trabalhar com meios off-line, como TV, impressos e outros.

Para organizar seu trabalho, existe uma série de táticas que podem ser aplicadas e que são definidas de acordo com o que você quer alcançar.

Por exemplo:

Se a sua empresa trabalha com encanamento, seu cliente vai aparecer em momentos de urgência, como um cano "estourado". Seu objetivo é, então:

Ser o primeiro a estar na mente do cliente quando alguma urgência ocorrer.
Ser encontrado facilmente, de preferência por meio de dispositivos mobile, que estão "sempre à mão".
Definir uma significativa parcela do orçamento, visando aparecer nos anúncios de pesquisa do Google, pode ser uma boa tática.

Outra dica: estar nas redes sociais, fortalecendo a marca, certamente é efetivo. Criar e-mails marketing, no entanto, pode não ser positivo, uma vez que, nessa situação, o cliente tende a vir até você, e não o contrário.

Dessa forma, por mais que o conceito de Marketing Digital seja abrangente, você não precisa abraçar cada uma das frentes a fim de ter sucesso. O sucesso, na verdade, vem da priorização inteligente. E, por falar nisso, vamos ao passo a passo.

Passo a passo do Planejamento de Marketing Digital

É comum que você trave quando decide fazer seu primeiro Planejamento de Marketing Digital. Mesmo sabendo da importância, tomar essa decisão pode ser desafiadora , já que pode parecer muito "definitivo".

Saiba, desde já, que não é necessário fixar o Planejamento de Marketing Digital e ser obrigado a segui-lo até o final. O Marketing não é uma Ciência Exata e tende a evoluir e a mudar com o tempo. É até importante que você reveja várias vezes o que definiu. Evite, no entanto, sair muito do cerne do planejamento e perder o foco de vista.

Se algo está dando errado ou surgiu uma nova rede social, ajuste seu plano, já que não há nenhum mal nisso. Você tem muito a ganhar com esse tipo de iniciativa.Com esse ponto esclarecido, vamos ao passo a passo.

Trace o cenário e analise os resultados atuais

A primeira atitude que você tem que tomar é uma análise de cenário. Observe tudo o que você fez até agora no campo do digital e procure registrar os resultados que puder.

Liste as redes sociais em que está presente.

Analise os dashboards de cada rede e qual foi o crescimento ou o declínio de engajamento, público, etc.

Analise o Google Analytics do site, se já houver um. Se não souber como usar, é possível acessar um guia do próprio google

Avalie como os seus concorrentes se comportam on-line, em quais redes estão, quais métricas se destacam etc.

Defina sua persona

O próximo passo é desenhar sua persona. É nele que você estará pensandoquando se dedicar a criar estratégias de marketing digital. Algumas táticas podem ser acessadas aqui:

Pesquisa com clientes atuais e antigos, seja conversando, seja aplicando questionários. Veja aqui alguns apps de pesquisa de satisfação.

Conversas com quem tem contato com o cliente, como o time de vendas.

Análise do recorte demográfico presente no seu site e/ou nas suas redes sociais. Veja como utilizar a pesquisa de mercado para entender esse público.

No geral procure basear a sua persona em informações concretas, enão em suposições e impressões pessoais

Identifique seus objetivos e as ferramentas que você precisa

O segundo passo é o que vai guiar todo o Planejamento de Marketing Digital. Quais são seus objetivos? E suas metas? Você deve basear essas definições nos objetivos da própria empresa.

Por exemplo:

Se o objetivo do negócio é aumentar a renda on-line em 20%, o objetivo do time de Marketing pode ser gerar 50% mais Leads do que no ano anterior, baseado na Taxa de Conversão.

Por falar em "conversão", considere incrementar a sua Estratégia de Marketing_digital com o poder da Otimização da Taxa de Conversão, ou CRO, acessando este e-book

Seja qual for o objetivo descrito no seu plano, você vai precisar mensurar o sucesso. Além de definir metas tangíveis e calculáveis, será necessário contar com ferramentas de Marketing Digital responsáveis pela implementação das ações e também pelo acompanhamento dos resultados.

Elas podem ser:

Plataformas de acompanhamento de resultados de redes sociais

Plataformas de mídia paga, como Google Ads, TikTok Ads, mídia programática, etc.

Ferramentas de automação de Marketing e e-mail marketing

Ferramentas de analytics, como o Google Analytics

Ferramentas de design, criação de landing page, etc.

E quais métricas você deve acompanhar?

Não podemos citar todas as métricas possíveis dentro do Marketing Digital. Seguem algumas ideias que podem esclarecer esse ponto; no entanto, não deixe de observar seus objetivos e torná-los compatíveis com as métricas.

Fontes de tráfego
Alcance de marca

Custo por lead

Taxa de conversão

Taxa de clique

Customer lifetime value

Seja qual for o objetivo descrito no seu plano, você vai precisar mensurar o sucesso. Além de definir metas tangíveis e calculáveis, será necessário contar com ferramentas de Marketing Digital responsáveis pela implementação das ações e também pelo acompanhamento dos resultados.

Elas podem ser:

Alcance

O potencial de alcance de cada uma das suas redes.

Engajamento

Qual porcentagem da sua audiência comenta ou curte as suas publicações?

cliques no link

Se seu objetivo é divulgar conteúdos, você precisa observar se as pessoas estão realmente acessando os links.

Tráfego de redes sociais

Perceba, no seu Google Analytics, qual é o volume de tráfego advindo das redes sociais.

A maioria das redes sociais tem dashboards de dados. No entanto, em algumas você pode encontrar dificuldade de acesso, como no lnstagram, que exige a entrada no app para conferir as métricas.

Se você sentir um obstáculo quanto a isso, considere contratar uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que unifique todos os dados. O importante é acompanhar com frequência os dados.

Avalie seus recursos e destine ações para cada um

Agora pare e analise todas as mídias que você tem à disposição. É útil lançar mão do seguinte framework nessa tarefa:

Mídia própria (owned media)

São os recursos que a sua empresa tem: são próprios, como seus perfis nas redes sociais e sites.

Mídia ganha (earned media)

Refere-se à mídia muito conhecida como "boca a boca", ou seja, o que as outras pessoas publicam sobre você. Pode ser guest posts ou matérias em portais informativos, por exemplo.

Mídia paga (paid media)

É o alcance que você pode comprar, como anúncios do Google Ads ou nas redes sociais, por exemplo. Quanto mais investimento, mais alcance.

Coloque em um só lugar tudo o que você tem, seja em um mapa mental, seja em uma planilha de Excel. O importante é visualizar seus recursos a fim de saber o que fazer com eles. Aqui um exemplo de mapa fácil de visualizar:

Depois, comece a avaliar a efetividade de cada recurso ou canal. É nesse diagnóstico que você entende em que ponto tem faltado atenção e em qual tem sobrado. Por exemplo, se suas mídias próprias e ganhas têm muito sucesso, talvez não seja necessário investir recursos demais em mídia paga.Isso varia muito de caso a caso e pode parecer desafiador tomar essas decisões, mas vai facilitar todo o seu trabalho de Marketing Digital.Veja algumas dicas em cada um dos tipos de mídia:

Você também pode utilizar o nosso Checklist de Presença Digital para avaliar as possibilidades de canais e marcar o que já possui.

Mídia própria (Owned Media

Esse é o coração da sua Estratégia de Marketing e merece bastante cuidado. Esse cuidado é o conteúdo: sua mídia própria é alimentada por aquilo que você cria, por exemplo, textos, imagens, vídeos, podcasts até o "quem somos" do site.

Esse conteúdo ajuda a converter visitantes em clientes e é impulsionado pela mídia paga e ganha, além de estratégias de atração, como SEO (Search Engine Optimization).

Para ter sucesso na sua mídia própria, crie um Plano de Conteúdo (e o inclua no seu Planejamento de Marketing Digital). Nele deve constar:

Títulos
Formatos
Canais de promoçao
Motivos para criar o conteúdo
Priorizacão de cada conteúdo
Orçamento
Tom de voz da marca
Público ou Segmentação

Mídia ganha (Earned Media)

Depois de avaliar a mídia que você ganha, vale observar o que pode ser feito para incrementá-la. Será que enviar mais releases para a imprensa é uma boa ideia? Se guest posts têm trazido um bom tráfego, que tal intensificar a produção?Observando a efetividade do que já existe, você consegue ter uma visão clara do que precisa ser feito.

Mídia paga (Paid Media)

Depois de analisar seus canais atuais de mídia paga, você também terá uma visão clara sobre em qual item o orçamento deve ser alocado. Se a sua empresa é B2B, por exemplo, e você ainda não investe em Linkedln Ads, possivelmente é hora de começar a fazer tal investimento.

Alguns recursos para ajudar nesse planejamento:

Junte tudo em um só lugar

Muito bem, até aqui você já analisou, criou personas, identificou objetivos e gaps no estado atual do seu Marketing Digital. Agora, junte todo esse conhecimento e coloque em um só lugar.

Esse lugar vai depender de: ele deve ser fácil de entender e de consultar quando precisar. Seja em uma planilha do Excel, seja na apresentação do Powerpoint, etc. Esse será o seu Planejamento de Marketing Digital, com todas as informações que precisa para colocar as coisas em movimento. Lembre-se de incluir prazos também, a fim de evitar que as coisas se alonguem demais.

Recapitulando, neste conteúdo, nós aprendemos:
  • O que é Marketing Digital e sua importância
  • Passo a passo do Planejamento de Market
  • Construção de personas
  • Identificação de objetivos
  • Diagnóstico e designação de táticas em cada âmbito da mídia

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