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Acessibilidade Digital: seu site/negócio está preparado?

Acessibilidade Digital: seu site/negócio está preparado?

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A internet se popularizou como uma tecnologia democrática e acessível. No entanto, uma pesquisa realizada, em 2022, pelo Big Data Corp mostrou que apenas 1% dos sites brasileiros é acessível a pessoas com deficiência.A acessibilidade digital, no entanto, não beneficia somente os 17 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência. Ter um site acessível significa ter páginas fáceis de ler, leves e responsivas. Ignorar a acessibilidade digital se torna, portanto, um risco para a sua taxa de conversão.A seguir, vamos entender o que é acessibilidade digital, por que ela é fundamental para o seu negócio e como é possível tornar o seu site mais acessível.

O que é acessibilidade digital

A acessibilidade digital engloba uma série de mecanismos e ferramentas que buscam otimizar um site ou uma plataforma, a fim de que ela se torne acessível a pessoas com deficiência. Isso porque, da mesma forma que um cadeirante tem problemas em acessar edifícios que têm escadas em vez de rampas, pessoas com deficiência visual precisam que os textos sejam legíveis em aplicativos e outras telas.A acessibilidade digital se torna, então, fundamental para promover a inclusão e garantir que todas as pessoas tenham igualdade de acesso à informação, à comunicação e a serviços online. Veja outros aspectos desse conceito:Acessibilidade para pessoas com deficiência: inclui tornar os sites, os aplicativos e os conteúdos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva. Por exemplo, inserir o uso de legendas em vídeos para pessoas surdas, teclados virtuais para pessoas com mobilidade reduzida e designs de site que funcionem bem com leitores de tela para pessoas cegas.Dica: nós oferecemos recursos de escuta nos posts aqui do Inovação, você pode conferi-los no início de cada conteúdo.Design inclusivo: o design inclusivo envolve criar interfaces e produtos que sejam intuitivos e fáceis de usar para um público diversificado. Isso pode incluir escolher cor de texto e fundo que tenha bom contraste, criar menus de navegação simples e usar linguagem clara e simples. Entenda mais o papel do design nos negócios.Compatibilidade com diferentes dispositivos: garantir que sites e aplicativos funcionem bem em uma variedade de dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, é fundamental. Isso é conhecido como design responsivo. Falamos um pouco disso neste post sobre mobile marketing.Testes e avaliação: realizar testes de acessibilidade em produtos digitais é crucial. Isso pode envolver a realização de auditorias de acessibilidade, testes com usuários reais com deficiência e a conformidade com padrões de acessibilidade estabelecidos, como as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG), que você pode conferir aqui.Vale ressaltar que a acessibilidade digital é importante para empresas que existem online, mas também passa por uma necessidade exigida por lei.

Regulamentação da Acessibilidade Digital

Tornar seu site acessível é lei. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.Promulgada em 2016, a LBI, também conhecida como “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, busca incentivar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e ampliar a penalização para a discriminação e o desrespeito aos direitos dessas.Agora que você entendeu a importância da acessibilidade digital, vamos explicar como tornar o seu site mais acessível.

Como enquadrar seu site na acessibilidade digital

De modo geral, pessoas com deficiência utilizam ferramentas que possibilitam a acessibilidade digital. Entretanto, isso não elimina a necessidade de deixar o seu site inclusivo. Afinal, certas práticas podem impedir a funcionalidade dessas ferramentas e interferir no processo de comunicação. Para que isso não aconteça, separamos algumas dicas que podem auxiliar na transformação do seu negócio, tornando-o cada vez mais inclusivo digitalmente.

Siga as diretrizes de acessibilidade

Familiarize-se com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG). Trata-se de um conjunto de padrões internacionais amplamente reconhecidos voltados a tornar os sites acessíveis. As WCAG têm níveis de conformidade (A, AA e AAA), com o nível AA sendo um objetivo razoável para a maioria dos sites. Você pode acessar as diretrizes na íntegra aqui.

Atenção ao código

A melhor saída para um site acessível é a utilização do código semântico. Certifique-se de que o seu site utiliza código HTML semântico e estruturado. Isso ajuda as tecnologias de assistência a interpretar corretamente o conteúdo do seu site. Use cabeçalhos (h1, h2, h3, etc.) para estruturar o conteúdo e atributos “alt” em imagens para descrevê-las. Para vídeos, adicione legendas ou transcrições.

Escolha bem as cores

Escolha cores com contraste adequado. Evite cor de texto e fundo que tenha baixo contraste, pois isso dificulta a leitura para pessoas com deficiência visual ou problemas de visão. Texto preto em um fundo branco é a escolha mais segura, e o layout do site pode acompanhar essa diretriz sem prejudicar o aspecto visual.

Otimize seu texto para todos

Ao produzir qualquer conteúdo em seu site, o redator utiliza uma ferramenta importantíssima nesse processo: a língua portuguesa. O principal problema por trás disso é que grande parte das pessoas com deficiência auditiva tem dificuldade de falar português. E esse não é só um problema nacional. Cerca de 80% das pessoas com essa deficiência são analfabetas. Dessa forma, grande parte desse público utiliza avatares de Libras – Língua Brasileira de Sinais –, como o Hand Talk, que traduzem os conteúdos para a Língua de Sinais através da inteligência artificial.Buscando facilitar a interpretação desses softwares, é importante estruturar as frases na forma direta. Evitar figuras de linguagem também é boa prática, que não só contribui para a melhor tradução dos avatares, como evita que autistas fiquem confusos, uma vez que pessoas no espectro possuem dificuldade em compreender esse aspecto da linguagem.Outro grupo que também enfrenta problemas ao se deparar com artigos textuais são pessoas com dislexia. Formatar os posts do seu site no estilo justificado, por exemplo, cria espaçamentos desnecessários, dificultando a leitura.

Torne seus conteúdos audiovisuais acessíveis

A produção de conteúdos em vídeo também precisa ser elaborada com bastante cuidado. Ao redigir o roteiro, certifique-se de que é possível compreender a mensagem apenas através do áudio. Isso porque existe grande quantidade de vídeos que usam o aporte visual como elemento essencial para a compreensão da mensagem, interferindo na inclusão de pessoas com deficiência visual.Legendas e transcrições de áudio funcionam para incluir deficientes auditivos, sendo até uma ferramenta essencial para ampliar a Acessibilidade Digital dos seus podcasts. Entretanto, opte por um tradutor de Libras, no caso de vídeos, se for possível. Outro cuidado seria com vinhetas estridentes ou com sons muito altos, o que pode assustar pessoas autistas.A descrição de imagens, gifs, tabelas e infográficos também é essencial em relação à inclusão digital de deficientes visuais. Nas redes sociais, procure elaborar uma legenda que torne clara a informação apresentada e adicione a tag #ParaCegoVer. Essa atitude reforça a importância do movimento e o posicionamento da sua empresa como marca inclusiva.

Planeje a navegação

Crie uma navegação simples e consistente. Use menus de fácil acesso e identificação e evite menus com muitos itens. Considere adicionar um mapa do site para facilitar a localização de conteúdo e procure traçar a jornada do cliente buscando entender aonde ele precisa ir para conseguir o que deseja. Assim, você pode criar maneiras de encurtar o caminho. Saiba aqui mais sobre jornada do cliente.

Confie na personalização

Ofereça opções de personalização, dando aos usuários a escolha sobre o tamanho da fonte, o espaçamento, as cores e outras configurações.Lembre-se de que a acessibilidade é um processo contínuo. À medida que você cria e atualiza o seu site, é recomendável manter um foco constante na acessibilidade e estar disposto a fazer melhorias conforme necessário. Além disso, estar ciente da regulamentação local e nacional relacionada à acessibilidade é importante para garantir a conformidade legal.

Contrate uma consultoria

Para ter certeza de que o seu site realmente é inclusivo, uma dica é contratar uma consultoria especializada no assunto para auxiliar nesse desafio. Existem diversas empresas cujo modelo de negócio é otimizar plataformas digitais, a fim de que elas estejam aptas a se comunicarem com todas as pessoas, independentemente de suas limitações.E lembre-se: acessibilidade digital, acima de tudo, é um gesto de empatia. É se colocar no lugar do outro e buscar identificar quais são os obstáculos que existem atualmente em seu site que impedem a compreensão de pessoas com deficiência. Ao fazer isso, você dá o primeiro passo com o objetivo de tornar o seu negócio inclusivo e preparado para o futuro digital.E, então, está pronto para aplicar a acessibilidade digital ao seu negócio? Conte sempre com o Sebrae quando precisar de consultorias especializadas.