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Segurança digital para o seu negócio

Cadeado representando a Segurança digital de uma empresa

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A segurança digital tornou-se uma prioridade incontestável para empresas de todos os portes. Dados reveladores do relatório anual da IBM mostram que, em 2023, o custo médio da violação de dados no mundo foi de 4,4 milhões de dólares. 

Por conta disso, ainda segundo o relatório, mais da metade (51%) das empresas planejam aumentar o investimento em segurança de dados nos próximos anos. Não participar desse movimento pode trazer problemas sérios para as empresas. Mas não para por aí: ao não investir em segurança digital, você corre o risco de perder clientes.

Afinal, muitos de nós já escutamos histórias sobre roubo de dados, contas em redes sociais clonadas, dinheiro transferido diretamente do banco, etc. Com tantos relatos comuns, fica claro que a ameaça da falta de segurança cibernética está mais em alta do que nunca. Por isso, você deve garantir aos seus clientes que os seus dados estão seguros com você.

Este artigo explora a essência da segurança digital para pequenos e médios negócios, destacando conceitos fundamentais, exemplos práticos, a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e dicas para reforçar a defesa digital.

O que é segurança digital

A segurança digital abrange um conjunto de ações voltadas à proteção de dados em ambientes digitais dentro das empresas. Esse conceito visa salvaguardar tanto a empresa quanto seus clientes, tornando-se uma tarefa desafiadora em meio a dispositivos conectados e usuários simultâneos. A integração eficaz de pessoas, processos e tecnologias é crucial para deter possíveis ataques virtuais.

Veja alguns dos riscos que empresas e pessoas correm ao deixar a segurança digital de lado.

  • Phishing: prática de e-mails fraudulentos que busca enganar usuários e é muito usada para roubar dados e até mesmo dinheiro.
  • Malware: softwares projetados para obter acesso não autorizado ou causar danos.
  • Engenharia social: manipulação para obter informações confidenciais.
  • Vazamento de dados: acessos indevidos a informações sensíveis.
  • Ataque de DDoS: sobrecarga proposital de servidores, tornando redes indisponíveis.
  • Ransomware:  situação em que um hacker exige pagamento de resgate para desbloquear informações criptografadas.
  • Malwares e vírus: infecção de dispositivos para execução de funções não solicitadas.

Leia também: Segurança Cibernética: o que é e por que você deve ficar de olho

Recentemente, um caso de vazamento de dados da plataforma Deezer foi evidenciado na imprensa. Mais de 220 milhões de usuários do streaming de música foram afetados. Como a Deezer é um produto digital, esse acontecimento traz problemas para a credibilidade da marca. 

É por isso que governos da Europa e da América do Norte começaram a investir na regulamentação do espaço virtual, colocando a proteção de dados no centro da conversa. No Brasil, não foi diferente. 

Nos últimos anos, vimos a LGDP, ou Lei Geral de Proteção de Dados, começar a ser aplicada. Para os cidadãos, a ideia é tornar o relacionamento com empresas mais seguro. Para as empresas, a intenção é obrigá-las a manter processos seguros de gestão de dados.

No entanto, como essa lei funciona?

A importância da LGPD

No contexto brasileiro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece diretrizes para o tratamento de dados, garantindo o respeito à privacidade e aos direitos fundamentais. Um estudo feito em 2019 revelou que 60% dos brasileiros já enfrentaram problemas com vazamento de dados. 

A LGPD, assim, torna-se um pilar crucial para proteger a empresa internamente e construir confiança com os clientes. Já falamos por aqui sobre como implementar a lei no seu negócio – vale a pena ler aqui.

Também convidamos um advogado especialista no assunto para comentar os principais pontos da lei e dar dicas de como você pode se proteger e evitar problemas com a justiça. Confira a entrevista na íntegra aqui.

Dicas para aumentar a segurança digital do seu negócio

Agora que você entendeu a importância de investir em segurança digital, saiba por onde começar com estas dicas.

Sistemas antifraude

Implemente ferramentas para identificar e prevenir fraudes, especialmente em e-commerces. São ferramentas especializadas que você integra ao seu sistema digital. Elas, então, vão realizar a identificação de padrões suspeitos, analisar o comportamento do usuário e verificar documentos e dados.

Tudo isso protege o e-commerce e outros sites de receber compras fraudulentas, por exemplo. 

Certificação digital 

A utilização de certificação digital é uma prática essencial para fortalecer a autenticação em ambientes digitais. Ela oferece uma camada adicional de segurança, garantindo a integridade, a autenticidade e a confidencialidade das informações.

O ideal é utilizar certificados SSL/TLS, carimbos de tempo e code signing para autenticação em ambientes digitais, seja um site, seja uma loja virtual, etc.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem tornou-se peça central nas estratégias de gerenciamento de dados e informações para empresas de todos os portes. A adoção de soluções de armazenamento em nuvem oferece uma série de benefícios, e é crucial considerar tecnologias robustas para garantir resistência e confiabilidade.

Explicamos aqui o que são os serviços em nuvem e como adotá-los na sua empresa.

Senhas fortes e autenticação de dois fatores

A segurança de senhas e a autenticação de dois fatores (2FA) desempenham um papel fundamental na proteção dos dados sensíveis de uma empresa. Implementar práticas robustas nesses aspectos é crucial para mitigar riscos associados a acessos não autorizados.

Para manter todas as senhas controladas na sua empresa, você pode contratar serviços de gerenciamento de senhas, nos quais as senhas fortes são geradas e podem ser compartilhadas para todos sem problemas de segurança. 

Treinamento da equipe

A implementação de uma política de uso consciente é essencial para fortalecer a cibersegurança de uma organização. Desenvolva treinamentos personalizados que abordem os riscos específicos que os funcionários podem enfrentar em suas funções. 

Isso pode incluir exemplos práticos de ataques de phishing, engenharia social e outras táticas comuns usadas por cibercriminosos.

Invista em segurança digital

Em um ambiente digital cada vez mais propenso a ataques, investir em segurança é vital. A segurança digital não apenas protege os dados, mas também se torna um diferencial estratégico, resultando em credibilidade junto aos clientes e confiança. 

Ao adotarem medidas proativas e seguirem boas práticas, os pequenos negócios podem garantir a continuidade operacional e evitar prejuízos associados a ameaças cibernéticas. A segurança digital não é somente uma necessidade; é uma responsabilidade e uma oportunidade para fortalecer a posição competitiva no mercado.

Que tal navegar um pouco mais aqui pelo Portal de Inovação do Sebrae Minas e descobrir outros jeitos de manter os dados da empresa e dos clientes seguros? Confira este artigo sobre Armazenamento de Dados e atualize-se.