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O que o empreendedor deve saber sobre o Analytics 4.0(GA4)

Google Analytics 4, ou GA4.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

O Google Analytics (GA) é uma das ferramentas mais usadas para entendermos o comportamento do usuário no site. Com ele é possível identificar quantos e quais foram os acessos, as páginas mais revelantes e ter informações diversas sobre tempo de acesso e até mesmo de público.Há mais de dois anos o Google anunciou uma mudança, que entrará em vigor em julho de 2023: a migração para o Google Analytics 4, ou GA4.GA4 que já estava disponível há um tempo, porém em breve se tornará obrigatória a migração entre o G4 e o GA4. Muitas pessoas, no entanto, ainda não fizeram a migração entre o GA e G44. E talvez você esteja se perguntando quais serão as mudanças, é sobre isso que iremos falar!

O que tem de novo?

De forma bastante sucinta, podemos dizer que as alterações foram:

  • Na forma de captação dos dados
  • Na plataforma ou interface
  • E na disponibilização de novas funções.

Sobre a captação de dados, um dos fatores que pode ter motivado a mudança são as restrições nas políticas de privacidade. O GA utiliza-se de cookies, dados dos usuários e sessões ativas para coletar os dados. Já o GA4 será baseado em eventos, isto é, nas ações dos usuários dentro das páginas e aplicativos (como rolar, clicar, fazer um download ou abandonar a página).Isso muda o fluxo dos dados e agora permite entender melhor a jornada do consumidor até uma conversão. Pois, será possível entender a sequência de eventos até uma conversão.Além disso, o GA4 traz uma união entre a coleta de dados em sites com os de aplicativos. O GA faz somente a coleta de dados do site. Com o GA4, temos uma nova estrutura, que substitui a combinação entre Google Analytics e Firebase.Inclusive, se você estiver criando uma conta, é possível importar os dados da sua conta já existente do GA e do Firebase.Sobre a interface - serão várias as alterações:

Relatórios com mais dados e em tempo real

Os relatórios do GA4 trazem mais dados que o Google Analytics.

É possível personalizar a barra lateral de visualização

Se no Google Analytics a visualização da barra lateral era fixa, no GA4 é possível personalizá-la.

Os dados de relatórios são mais flexíveis

Você conseguirá acessar os dados do passado, com mais flexibilidade. Se no GA, alguma configuração fosse alterada, os dados do passado eram perdidos, alterando todo o relatório, com o GA4 será possível ter mais maleabilidade na visualização.

Sobre as funções:

Um dos primeiros pontos, é que haverá uma perda da quantidade de dados - não será mais possível ter uma visão geral de todos os leads. O GA4 será limitado a 500 eventos, o que é bastante coisa, mas em contas grandes, essa limitação trará diferenças. Este é, inclusive, um dos fatores que motivou que muitas pessoas esperassem até a data limite para fazer a migração.

Enhanced measurement (ou medidas de eventos)

Ele consegue rastrear e identificar alguns eventos de forma automática, ou melhor, os comportamentos dos usuários no site ou aplicativo, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração (ou set-up) inicial, como ocorria no GA.São exemplos de eventos: quando o usuário rola na página, clica, sai, faz alguma busca, aperta o play e realiza downloads. Isso não significa que você não precisa criar alguns mecanismos de identificação de comportamento do usuário (ou trackings) ao realizar as configurações do GA4, ainda é recomendável que você o faça, mas, caso você seja iniciante, as medidas automáticas dos eventos podem ser bastante úteis.Aliás, a recomendação é que você faça o máximo de personalização.

  • Identifica usuários de forma diferente

Antes, o Google fazia a identificação por meio do “User Id” - ou identificação de usuário. Agora ele passa a identificar o Google Signals, ou sinais do usuário, quando a pessoa usuária do site ou aplicativo estiver logado no Google. Isso vai trazer mais dados, especialmente, da jornada de compra.

  • DebugView

É possível testar se as tags do Google foram instaladas corretamente.

  • Públicos

Será possível criar públicos com quem já comprou nos últimos 5 minutos, por exemplo. E a parte de exclusão de públicos também será robustecida.

  • Trackeamento de conversões

Será mais fácil de trackear as conversões, através de um evento. Isto é, será mais fácil rastrear quais foram as ações (cliques, rolagens na página, ações de entrada e saída e na página) feitas pelo usuário até se ter uma conversão, seja para baixar um documento ou realizar um compra.

  • Criar eventos combinados

Será possível combinar vários eventos para medir uma conversão, rastreando o caminho do lead. Por exemplo, rolou a página, saiu da página, voltou, clicou no play e depois converteu.Essas são algumas das alterações que virão com a migração entre GA e GA4. Vale a pena entender qual será o momento mais assertivo para fazer essa substituição e como serão os novos parâmetros de acompanhamento. Com as mudanças estruturais entre o GA e o GA4 algumas comparações não farão mais sentido e será necessário estruturar os relatórios a partir dos novos cenários.

Por que é importante usar o GA4?

Entender o comportamento de um usuário em seu site, blog, página de vendas é importante para identificar as oportunidades de melhorias que podem ser implementadas para impulsionar os resultados.Você poderá descobrir:

  • Quais os dias e horários você recebe mais visitas (e a partir daí pode até mesmo tentar impulsionar essas visitas e gerar promoções)
  • Quais as partes do seu site as pessoas gastam mais tempo ou acessam mais (isso pode te ajudar a criar mais conteúdos similares ou mesmo a direcionar seus esforços de vendas para um produto)
  • Compreender se as pessoas que chegam até o seu site são qualificadas e encontram ou que querem ou se existe uma taxa de rejeição (usuários que saem rapidamente do site, sem fazer nenhuma ação significativa ou sem mesmo navegarem, e isso pode acontecer porque eles não encontraram rapidamente o que queriam ou até mesmo porque o seu site está muito lento para carregar)
  • Quais os links de saída mais clicados (links de saída são links que levam o usuário para outras páginas, talvez, você consiga entender se existe uma rede social que tem chamado mais atenção ou algum outro link relevante)
  • Com o GA4 você terá informações sobre sazonalidade e isso poderá te ajudar a planejar uma calendário de estratégias
  • Além disso, existem alguns dados de segmentação - como locais, idade, dispositivos utilizados que podem ser relevantes para te ajudar a complementar uma pesquisa de persona.

Como vimos, o GA4 traz mudanças na estrutura de captação e apresentação dos dados. É uma nova ferramenta e não apenas um GA aperfeiçoado.Portanto, agora é hora de planejar essa virada de chave para o GA4, entendendo quais os indicadores você tem acompanhado e como será daqui em diante. E, se for o caso, é o momento de começar a pensar em como os dados anteriores serão preservados e salvos.E se você quer se aprofundar na análise de dados e métricas relevantes para o seu negócio, aqui nós falamos sobre KPI ou Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho) e como usá-los. Pode ser uma boa oportunidade para você começar a pensar em como alavancar seus resultados pelo acompanhamento de dados.